TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eco Design Bambu

Por:   •  3/12/2016  •  Artigo  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

O PROTAGONISMO DO DESIGN DE INTERIOR SUSTENTÁVEL

Num momento em que discutimos formas mais sustentáveis e eficientes de produzir e viver no mundo, qual a contribuição do Design de Interior neste novo cenário? Este texto concentra-se em alertar a sociedade para algumas mudanças de hábito em seus lares, de forma a incluir o uso da sustentabilidade na decoração de interiores, através de artifícios como peças decorativas, mobiliário, acessórios, iluminação, benefício das cores e reutilização de objetos já consumidos para fins decorativos.

Com o constante surgimento de novos desafios na área de criação de produtos, a prática do ecodesign vem se destacando devido a sua busca pelo desenvolvimento de produtos que sejam ecologicamente corretos e que ao mesmo tempo satisfaçam seu consumidor final. O conceito de desenvolvimento sustentável tem como definição conciliar o uso dos recursos naturais para atender as nossas necessidades, sem prejudicar as próximas gerações, visando sempre a preservações da natureza, afinal, é uma discussão mundial quantos anos ainda teremos abundância de recursos no planeta. Os impactos causados em algumas décadas pelo consumo irresponsável e sem conscientização do ser humano para com o seu habitat faz-se necessária uma análise de todos os benefícios dos produtos desenvolvidos nos dias de hoje.

Com a função de planejar ou reorganizar ambientes residencial, comercial e público, através da utilização de mobiliários e objetos, além do uso da iluminação, o Design de Interiores vem para ajudar na funcionalidade e harmonização dos ambientes. Assim podemos considerar que esta técnica pode ter grande contribuição para o desenvolvimento sustentável, a partir do momento que se utiliza de recurso que proporcionem baixo impacto ambiental na decoração de ambientes, podendo agregar valores que estão muito além do simples uso da tecnologia. Quando se pensa em decoração de interiores sustentável, vem em mente uma decoração com custo elevado dos produtos, mas com criatividade e alternativas simples como uso do artesanato local para peças de decoração, reciclagem ou reaproveitamento do objeto que já temos em casa, podemos transformar um ambiente. O reaproveitamento de alguns objetos ou a utilização de itens feitos de materiais reciclados, além de economia é sinônimo de sustentabilidade, pois ao se optar por um projeto de interiores sustentável estaremos não só contribuindo para a redução do impacto ambiental, mas também estaremos melhorando a qualidade de vida do usuário e das gerações futuras. Ao fazer uma análise da aplicação da sustentabilidade, NUNES (2009), ressalta: “Aplicar a sustentabilidade em casa é acessível a qualquer [...] Nem todos podem ter uma casa totalmente sustentável. Mas qualquer que seja a contribuição para dar às residências um perfil mais sustentável já é atitude sustentável.” Verifica-se que algumas alternativas, já estão sendo adotado por profissionais do ramo, para deixar os ambientes mais bonitos, aconchegante e ecológico, como o reaproveitamento das sobras de madeiras da obra, bambu, materiais alternativos como pneus e vidros reciclados, caixotes de madeira, além do uso de peças do artesanato local, sem esquecer, como cita a arquiteta Eloyse Continho (2003, apud GILLINGHAM-RYAN, 2007), “decorar é muito mais do que simplesmente comprar móveis e objetos e distribuí-los pelos ambientes. É preciso fazer isso de uma maneira que torne a vida das pessoas mais gostosa, confortável, aconchegante e feliz”.

Segundo Baxter (1998, p. 51), “o projeto mais excitante e desafiador é aquele que exige inovações, de fato a criação de algo radicalmente novo, não parecido com tudo que se encontra no mercado”. Neste sentido, podemos chamar atenção para a importância da criatividade do designer que tem um papel relevante no desenvolvimento e principalmente nas escolhas dos materiais que serão utilizados, aponta Manzini &Vezzoli (2005). O design de produtos vem para facilitar a vida e contribuir para que a sociedade venha consumir estes produtos de maneira consciente, sendo uma área significativa para o crescimento de qualquer país, e que por intermédio de suas tecnologias inovadoras, podem nos favorecer muito a sociedade como um todo. Assim é possível destacar a importância do designer no desenvolvimento desses produtos com responsabilidade ambiental. “Um designer é um ser humano que tenta atravessar a ponte estreita entre a ordem e o caos, a liberdade e o niilismo, entre realizações passadas e possibilidades futuras”. (PAPANEK, 1995, p. 9-10)

O Ecodesign permite aos Designers de Interiores, trabalhar com uma ampla paleta de cores, que necessitam de estudo e informações para serem gerando resultados positivos nas pessoas. Como observado pelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com