TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre O Filme História Das Coisas

Dissertações: Trabalho Sobre O Filme História Das Coisas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  17.447 Visualizações

Página 1 de 2

Arquitetura e Urbanismo – Izabela Hendrix

Estudos da Paisagem III

Anna Carolina Barroso Dias

Com base no livro e no vídeo "A História das Coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos, responda;

1) Quais são as etapas do sistema linear citadas no filme? Explique todas as etapas sucintamente.

EXTRAÇÃO: O vídeo A História das Coisas faz uma forte crítica ao sistema de materiais (CAPITALISMO). Um dos pontos criticados em relação a este sistema é a extração exaurida. Nas últimas três décadas, um terço dos recursos naturais do planeta foi consumido.

PRODUÇÃO: Os meios de produção fazem parte do sistema linear capitalista. E para que tal processo exista, materiais extraídos da natureza são transformados em produtos, que em muitos dos casos são tóxicos.

DISTRIBUIÇÃO: Depois de destruir as florestas e transformar os recursos naturais e o “lixo tóxico” em produtos, o que fazer? Vender! E o mais rápido possível. Existe a necessidade de manter o preço baixo, as compras em alta, o inventário se movendo. Os vendedores não recebem muito e, sempre que conseguem, os empregadores não dão seguros de saúde. A questão da distribuição dá-se em cima da externalização dos custos.

CONSUMO: A etapa do consumo é a força motora do sistema. Se não existisse o consumo, todo o sistema não teria um propósito e é justamente por isso que o governo e as grandes corporações fazem de tudo para mantê-lo num crescimento contínuo.

2) Em Países desenvolvidos como os EUA faltam matéria prima para as indústrias produzirem. Neste caso, qual é a alternativa que as grandes empresas lançam mão para suprir esta carência?

É explorar os recursos naturais de países subdesenvolvidos, ou seja, países de terceiro mundo, causando a destruição do meio ambiente e economia destes países.

3) O que seria "exteriorizar custos"?

Seria evidenciar o verdadeiro valor que pagamos pelo produto, desde a sua exploração, transformação, transporte até a sua distribuição.

4) O que seria "obsolescência planejada"?

É a fabricação de produtos para que tenham uma vida útil pequena, ou seja, criados para ir para o lixo.

5) O que seria "obsolescência perceptiva"?

A obsolescência perceptiva é outro plano dessas pessoas para nós comprarmos cada vez mais, elas simplesmente mudam a aparência das mercadorias para forçar o consumidor a compra-las, pois não estariam “acompanhando a moda”.

6) No final do vídeo fala-se de em políticas para transformar este sistema linear em um sistema que não desperdice recursos ou pessoas, quais atitudes devem ser tomadas para que isto aconteça?

Sustentabilidade, zero resíduos, energia renovável e transformar este sistema linear e um ciclo aonde há uma harmonia entre produção, consumo e reciclagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com