TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determine, na área de trabalho, o "estado das coisas"

Tese: Determine, na área de trabalho, o "estado das coisas". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Tese  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

1) Identifique, na sua área de trabalho, um “estado de coisas”. Justifique por que você o considera um “estado de coisas" e não um “problema político”. Que tipo de evento poderia fazer com que esse “estado de coisas” se tornasse um “problema político” e viesse a ser incluído na agenda governamental?

Acho que a questão da reciclagem do lixo é um estado de coisas não só no meu trabalho, mas na maioria dos setores espalhados no Brasil. A solução para este problema seria um programa de conscientização para as pessoas e a implantação de uma coleta seletiva. Considero como um estado de coisas uma vez que o descarte de qualquer maneira polui o meio ambiente, gera poluição visual entre outros fatores.

Para que esse tema virasse um problema político e entrasse na agenda governamental seria necessária a mobilização politica de atores individuais, estrategicamente situados; Constitua uma situação de crise, catástrofe ou calamidade publica de maneira que o ônus de não resolver o problema seja maior do que resolver o problema; Constituir uma situação de oportunidade na qual algum ator relevante perceba as vantagens a serem obtidas com a solução daquele problema.

2) Usando a internet, faça um estudo da Política de Transferência de Renda com Condicionalidades – Bolsa Família e identifique três issues.

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, é o maior programa já visto nesse país. Tem como objetivo a tirar a população da situação de extrema pobreza e assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo assim segurança alimentar e nutricional e contribuir então para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome. Este programa social voltado para população mais pobre impõe condições as família; Onde as crianças e adolescentes em idade escolar devem frequentar a escola e cumprir os cuidados básicos em saúde, seguindo o calendário de vacinação para as crianças entre 0 e 6 anos, e a agenda pré e pós-natal para as gestantes e mães em amamentação.

Este programa tem como objetivos essenciais à superação da fome e da pobreza e faz isso através: da promoção do alívio imediato da pobreza, por meio da transferência direta de renda à família; do reforço ao exercício de direitos sociais básicos nas áreas de Saúde e Educação, por meio do cumprimento das condicionalidades, o que contribui para que as famílias consigam romper o ciclo da pobreza entre gerações; da coordenação de programas complementares, que têm por objetivo o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários da Bolsa Família consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. São exemplos de programas complementares: programas de geração de trabalho e renda, de alfabetização de adultos, de fornecimento de registro civil e demais documentos.

Issues:

(1) A Bolsa família é um programa que realmente só atendem os mais necessitados ou existem pessoas que não precisam se beneficiando também?

(2) a obrigatoriedade da frequência escolar tem mudado o nível de educação das crianças envolvidas no programa realmente?

(3) O dinheiro do Bolsa Família recebido pelas famílias carentes, realmente tem sido usados para o fins propostos?

(4) Se realmente o nível de desigualdade social vem diminuindo?

(4) Compare os modelos top-down e bottom-up de implementação de políticas e faça uma lista das características de cada um deles.

No modelo top-down, quem executa as decisões e implementa a política são os burocratas. Este modelo estabelece que a formulação e implementação são etapas rigorosamente separadas e diferenciadas e os elos da cadeia devem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com