TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho academico

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 10

Alteração no nome vigilante para Polícia Privada

Surgimento

Hoje a abordagem maior e que esta nos circulando é o grande comentário da proliferação de diversas empresas de segurança particular no Brasil, sendo assim com o índice muito alto de criminalidade que vem crescendo a cada dia mais, dentro deste fato a sociedade necessita de uma certa segurança, mas temos ineficiência da insegurança dentro do poder público tanto para a sociedade como também em diversas outras áreas.

Antigamente antes do homem passar a viver dentro da sociedade e a organizar-se politicamente a segurança privada era feito pelos homens, pelo chefe de família, ou seja, pelo  o pai, com isso deveria ter vários filhos homens para assim construir a sua própria segurança, seu próprio exercito. No entanto nesta época não se tinha respeito pelas coisas alheias, terrenos vazios entre outros, e para isso era necessário o próprio policiamento.

Desde então surgiu a civilização política que criou uma instituição abstrata chamada Estado, que é um conjunto de poderes, órgãos, leis e instituições. Com o surgimento do estado veio para a sociedade as ordens e leis para serem seguidas. Desde então veio surgindo a força policial, militar e tribunal de justiça. Por fim contudo que veio para tornar um meio de segurança para toda sociedade, não foi o suficiente, pois o Estado não dava conta a tanta criminalidade, por este fato as famílias e outro decidiram por si próprios se juntarem e fazer sua vigilância para assim tornar melhor sua segurança.

Para sermos realista a segurança privada veio a se desenvolver por volta da pré-industria, mas não se considera por acaso, porque a primeira empresa de segurança privada foi criada nos Estados Unidos, uma nação predominante capitalista. A primeira foi criada pelos americanos Henry Wells e William Frango, desde então veio sendo conhecida como Well Frango.

A necessidade de uma segurança privada especializada e de qualidade só veio a ser reconhecida na década de 60 e 70, através do Decreto-Lei nº 1.034, de 09 de novembro de 1969 e do Decreto-Lei nº 1.103, de 03 de março de 1970.  Com o grande crescimento e modernização dos serviços da segurança privada no Brasil, os ataques terrorista ja veio crescendo a cada vez mais.

Desde então o exercício da moderna segurança privada veio a ser regulamentada no Brasil no ano de 1983, pela lei 7.102.

" A Segurança Privada, no entanto, só pode ser exercida por pessoas ou instituições idôneas, devidamente autorizadas pelo Estado, após o preenchimento de certos requisitos previstos em lei. Assim a Segurança Privada só pode existir dentro das seguintes condições:  

 1. Autorizada pelo Estado.

 2. Fiscalizada pelo Estado.

3. Complementando as funções do Estado.

 4. Prestando contas de suas atividades ao Estado.

No Brasil, as atribuições de conceder autorizações para o funcionamento de organizações privadas de segurança compete, ao Departamento de Polícia Federal, subordinado ao Ministério da Justiça. Na atualidade, os fundamentos básicos para o exercício da Segurança Privada em nosso país, estão descritos na Portaria 387/DPF/MJ, de 28 de agosto de 2006."  (http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAgOcAI/teorias-normas-seguranca).

A segurança privada é formalizada por pessoas e instituições altamente particular, que deve prover a segurança tanto pessoal como patrimonial. Perante o parágrafo 2º  e 3º do artigo 1º da Portaria 387/2006, a segurança privada envolve a gestão pública e as classes patronal e laboral, obedecendo aos princípios da dignidade da pessoa humana, das relações públicas, da satisfação do usuário final, da prevenção e ostensiva para dar visibilidade ao público em geral, da pro - atividade para evitar ou minimizar os efeitos nefastos dos eventos danosos, do aprimoramento técnico-profissional dos seus quadros, inclusive com a criação de divisões especializadas pelas empresas para permitir um crescimento sustentado em todas as áreas do negócio, da viabilidade econômica dos empreendimentos regulados e da observância das disposições que regulam as relações de trabalho.

§ 3° São consideradas atividades de segurança privada:

I - vigilância patrimonial – exercida dentro dos limites dos estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados, com a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio no local, ou nos eventos sociais; (Texto alterado pela Portaria nº 515/2007-DG/DPF)

II - transporte de valores – consiste no transporte de numerário, bens ou valores, mediante a utilização de veículos, comuns ou especiais;

III - escolta armada – visa a garantir o transporte de qualquer tipo de carga ou de valores;

IV - segurança pessoal – exercida com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas; e

V - curso de formação – tem por finalidade formar, especializar e reciclar os vigilantes.

Troca de vigilante para nome policia privada

Atualmente a profissão de vigilante e policiais na segurança privada, esta sendo uma das profissões que esta crescendo a cada dia mais. Devido a segurança pública não esta tendo controle sobre o aumento de criminalidade na sociedade e sendo cobradas as suas atividades diárias, a segurança privada vem dando suporte e ganhando força e maiores proporções, é de fato que é importante a mudança de nome de vigilante para policia privada, pelo fato de estar acompanhando a globalização do mundo, e de exercer a mesma função de dar segurança e apoio a sociedade.

Com tudo isto podemos citar o Estados Unidos, pois la os vigilantes tem seu status como um policiamento privado, é considerados para eles como se fossem parte da segurança  pública. Mas ha suas diferença de comportamento e tratamento entre os vigilantes e policiais, pois aqui eles se tratam como grandes concorrentes já nos Estados Unidos são bastante diferentes, porque se tratam como companheiros em suas jornadas de trabalho.

Mas para que isso ocorra é necessário uma grande avaliação, para que os vigilantes tenham um crescimento e reconhecimento nesta area, é bastante importante ter uma profissionalização maior para que possam se tornar de fato polícia privada.

Para priorizar essa profissão do vigilante para policia privada deve de fato ter seus requisitos como:

- Ter treinamento e curso mais extensivo e apropriado a função, pondo sempre em pratica suas técnicas adquiridas, acrescentando as técnicas policiais, como também tendo seus devidos equipamento necessário;

- Esclarecimento de classes;

- Conhecimento das missões, sempre impondo as leis, direito penal e seus regulamentos específicos de sua atividade;

Dentre estas coisas, a implementação de um sindicato ou associação sendo assim ativo e disposto para defender e colocar os direitos dos seus devidos integrantes em primeiro lugar, para que haja melhoria e condições no desempenho do profissionalismo de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com