TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho academico

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.446 Palavras (18 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 18

UNIP INTERATIVA

SERGIO SATORU KADOOKA - RA 1411605

RUBENS MITSUKI KADOOKA - RA 1415471

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO- PREFEITURA MUNICIPAL DERANCHARIA

PIM II

RANCHARIA

2014

UNIP INTERATIVA

SERGIO SATORU KADOOKA - RA 1411605

RUBENS MITSUKI KADOOKA - RA 1415471

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO- PREFEITURA MUNICIPAL DE RANCHARIA PIM II

IntegradoMultidisciplinarII, para.

A obtenção do título de Tec. em GestãoAmbientalapresentadoà Universidade Paulista – UNIP.

RANCHARIA

2014

RESUMO

Este projeto tem como objetivo detalhar o comportamento de economia e mercado dentro do departamento da secretaria de educação da prefeitura municipal, analisar como a matemática aplicada é utilizada para contribuir com o controle financeiro da empresa e abordar o desenvolvimento dos recursos materiais e patrimoniais através de suas estratégias para aplicar uma boa gestão dos recursos.

Palavras-Chave: Matemática Aplicada. Economia e Mercado. Recursos Materiais e Patrimoniais.

ABSTRACT

This projectaims to detailthe behavior ofthe economy andmarketwithin the departmentofDepartment of Educationof theCity Hall, to analyze howapplied mathematicsis usedto contribute to thefinancial controlof the company andaddress the developmentof materialresources and assetsthrough itsstrategiesto applygood managementof resources.

Key-words: Applied Mathematics. Economics andMarket. Materials andCapitalResources.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

1.1 Caracterização do Município        5

1.1.1 Histórico        5

1.1.2 Localização        6

2. DESENVOLVIMENTO        7

2.1 Matemática Aplicada        7

2.2 Relações e Funções Aplicadas à Administração da Organização        8

3. ECONOMIA E MERCADO        9

3.1 Panorama econômico / financeiro do Brasil        9

3.2 O Impacto do “ProblemaEconômico’’ na Organização        10

3.3Variáveis Macroeconômicas, suas Interdependências e Consequências na Organização        12

4. RECURSOS MATERIAIS E PATRINONIAIS        14

4.1 DESAFIOS DO SETOR DE COMPRAS ORGANIZACIONAIS        14

4.2 Procedimento dos Recursos Materiais, Patrimoniais, Humanos, Financeiros e Tecnológicos        15

4.3 Responsabilidade e Atribuições da Administração de Materiais        17

4.4 Planejamento e Controle de Estoque        18

5. CONCLUSÃO        20

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21


1. INTRODUÇÃO

O projetoelaborado apresenta através das disciplinas estudadas no 2º bimestre do curso de Gestão Ambiental a forma de organização da empresa, especificamente do departamento da secretaria de educação, quanto a sua estrutura, matemática aplicada, economia e mercado e recursos materiais e patrimoniais.

A Prefeitura Municipal de Rancharia é constituída por vários departamentos, setores e dentre estes se destaca a secretaria de educação que tem como função prestar serviço público a comunidade; através das escolas, creches, distribuição de merenda e transporte escolar. O presente trabalho levantará questões como a necessidade de manter a qualidade e eficiência na comunicação da empresa, a importância de aplicar conceitos matemáticos no dia – a – dia da organização, buscando ainda explorar os meios para alcançar seu objetivo, que é estar preparada para o as mudanças da economia.

       A metodologia adotada foi a coleta de dados in loco,através de visita presencial aos diversos setores, entrevistas com o Diretorresponsável pelo setor de manutenção e suprimento escolar.

  1. Caracterização do Município

1.1.1 Histórico

No início de 1935, a EstradadeFerroSorocabana,atualFEPASA,que rumavaàs barrancasdorioParaná,construiuumacampamentoderanchospara seusoperários.  Os feitores dos serviços de desmatamento diferenciavam este acampamento, o maior dentre os vários implantados, pela designação de Rancharia. O uso frequente formalizou o nome da localidade.  Logo mais, muitos sertanejos, dentre eles José Silva de Oliveira, Francisco Izidoro, José Custódio Dias de Araújo, Antônio Figueiredo, Antônio Palácio e Júlio Lucant,construíramas 6 primeiras casas e dividiram as terras, marcando efetivamente o início da povoação. Passados alguns anos, foi criado o Distrito Policial e, no ano seguinte, foi elevado à categoria de Município. Do ponto de vista histórico-econômico, na primeira metade do século XIX, as grandes propriedadesrurais,característicasdesteséculo,aindanãotinhamsido atingidas pelo surto cafeeiro. Plantava-se algodão, milho, ao lado de outros cereais. Os rebanhos eram constituídos em sua maioria por suínos e bovinos. A maior parte da produção servia para abastecer o comércio local. O algodão era o produto de maior importância na economia local. Desde a sua emancipação política administrativa a Prefeitura passou por várias mudançasemsua estrutura até mesmopara  acompanhar  o  crescimento tecnológico. Várias legislações foram editadas para melhor organizar os diversos serviços executados pela organização.

1.1.2 Localização

A cidade de Rancharia é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, localizado na região oeste do Estado a uma distância de 540 km da Capital. Conforme o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada para o anode2013éde29.7321habitantes[1],sendoassim considerada uma cidade de pequeno porte. A secretaria de educação estálocalizadona Rua Felipe Camarão 577, nocentrodacidade,localde  fácil  acesso para  a  população, com amplas salas onde a equipe pedagogia e técnica executam suas tarefas . O quadro de funcionários administrativos, docentes e especialistas está em torno de 468 servidores, divididos em07 escolas de ensino fundamental, 08 creches, 07 pré-escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com