TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho acadêmico elaborado como parte da avaliação da disciplina Instituições do Dire

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Christian Porcaro

5128501

Ética profissional

UBERABA – MG

2017


CHRISTIAN PORCARO

Ética profissional

Trabalho acadêmico elaborado como parte da avaliação da disciplina Instituições do Direito, sob orientação do professor: Frederico Augusto de Carvalho Frange.

UBERABA

2017



SUMÁRIO

OBJETIVO..............................................................................................................................4

INTRODUÇÃO        4

Origem da palavra Ética, O que é Ética Profissional        4

O que significa ser ético        5

Objetivos do Código de Ética Profissional        5

Finalidades do Código de Ética Profissional        6

O Código de Organizacional Conduta Ética         7

Responsabilidade Ético-Profissional        7

Vantagens da Ética no Ambiente de Trabalho        8

Principais Sanções Administrativas para os que ferem os Códigos de ética.........................................................................................................................................8

CONCLUSÃO........................................................................................................................9

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        ......10

        


OBJETIVO

O principal objetivo do estudo é analisar e compreender fatos e rotinas vivenciados pelos engenheiros e analistas de sistemas de modo geral, possibilitando que ele construa um perfil ético profissional já no ambiente de aprendizagem acadêmica baseado nos estudos, leituras e levantamentos de seus próprios Códigos de Ética Profissional, para que isso se torne pilares de seu desenvolvimento acadêmico-profissional.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos tratar de um assunto muito recorrente nos âmbitos sociais que frequentamos, a ética. Talvez um assunto não muito discutido, mas sempre observado. Para cada profissional foram feitos os códigos de ética para serem seguidos, a ética também como uma obrigação profissional. O que é ser ético? Ser ético não é somente ser ético no profissional ou no social, ser ético é em qualquer lugar e ocasião. Por isso trate-se também a ética geral, para ter uma ética geral precisa-se de moral, cidadania e todos os contextos que as pessoas se tornem cidadãos.

Ética profissional se aplica como dever da profissão, respeitar seus clientes e colegas. E sempre tendo a responsabilidade de ser bem vista a profissão.

Ética geral, o próprio nome diz em um contexto geral, ser ético ter a responsabilidade de assumir todos os atos e responder por eles, sempre tendo uma boa conduta com a sociedade. Será tratado a ética como dever e não como virtudes, têm os códigos de ética documentados então são deveres que foram estabelecidos para serem seguidos.

Origem da palavra Ética, O que é Ética Profissional

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.

Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor.

Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.

O indivíduo que tem ética profissional cumpre com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.

Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação.

No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência e etc.

O que significa ser ético

Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

DIAS (2015), no livro Sociologia e Ética Profissional   diz que ser ético o ter um comportamento ético, corresponde a uma atitude, uma ação de um ser humano em relação ao outro e ao meio que vive. É preciso ser justo, e pensar no bem geral, no que satisfaz o geral e não só nos mesmos...

Objetivos do Código de Ética Profissional

O código de ética é um documento que busca expor os princípios e a missão de uma determinada profissão ou empresa. Seu conteúdo deve ser pensado para atender às necessidades que aquela categoria serve e representa. Eles são feitos para enfatizar os valores que devem ser praticados pelos profissionais e instituições. Pode-se falar também em código deontológico. A deontologia é a ciência que estuda os deveres e obrigações a partir da ótica moral e ética.

Em geral é baseado na legislação vigente do país, na Declaração dos Direitos Humanos, nas Leis Trabalhistas e outras.

Os objetivos são:

-Especificar os princípios de uma certa instituição e/ou profissão diante da sociedade;

-Documentar os direitos e deveres do profissional;

-Dar os limites das relações que o profissional deve ter com colegas e clientes/pacientes;

-Explicar a importância de manter o sigilo profissional (essencial em muitos casos);

-Defender o respeito aos direitos humanos nas pesquisas científicas e na relação cotidiana;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (203.6 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com