TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado como parte da disciplina de Patologia Geral

Por:   •  26/4/2017  •  Monografia  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Faculdade de Nutrição

Trabalho sobre Esteatose Hepática

Trabalho apresentado como parte da disciplina de Patologia Geral

Prof. Humberto Spindola

ANA CAROLINA COLISSE         RA: 11514934

DAIANE MARTINS                 RA: 11514517

GABRIELA FERRARI                 RA: 11513857

LETICIA POLTRONIERI                 RA: 11514390

MARIANA MONTEIRO                 RA: 11513724
MARIANA MARTINS                 RA: 11514586
MICHAEL FERNANDES                 RA: 11514882

   PAULO BARUCHI                          RA: 11514884        

TIAGO BATISTA                 RA: 11514933

Jaguariúna

2016


Introdução

Os termos esteatose e degeneração gordurosa descrevem acúmulos anormais de triglicerídeos dentro das células parenquimatosas. Com frequência a degeneração gordurosa é vista no fígado porque este é o principal órgão envolvido no metabolismo lipídico, mas também ocorre no coração, músculos e rins. (KUMAR et al, 2010)

Etiologia

 As causas são várias, incluem diabetes mellitus, a desnutrição proteica, toxinas, abuso do álcool, drogas, anorexia e obesidade. Os mecanismos podem se diferenciar, mas ocasionam o acúmulo de triglicerídeos no fígado.

Patogenia

Os ácidos graxos livres no tecido adiposo ou do alimento ingerido são normalmente transportados para os hepatócitos, onde são esterificados a triglicerídeos, convertidos em colesterol ou fosfolipídios ou oxidados a corpo cetônicos. Alguns ácidos graxos são também sintetizados a partir do acetato. A liberação de triglicerídeos dos hepatócitos requer associação com apoproteinas para formar lipoproteínas, as quais podem, então, ser transportadas do sangue para os tecidos. O acúmulo excessivo de triglicerídeos dentro do fígado pode resultar de entrada excessiva ou de defeitos de metabolismo e exportação dos lipídios. Uma série de defeitos desse tipo é induzida pelo álcool, uma hepatotoxina que altera as funções mitocondriais e microssômicas, levando ao aumento de síntese e redução da degradação de lipídios, e a desnutrição proteica causam degeneração gordurosa por reduzirem a síntese de apoproteínas, a hipóxia inibe a oxidação dos ácidos graxos e a inanição aumenta a mobilização dos ácidos graxos das reservas periféricas. (KUMAR et al, 2010).

Alterações Morfológicas

Os órgãos com esteatose apresentam aspectos morfológicos variável: No fígado, aumenta de volume e peso (pode atingir 3 kg), tem a consistência diminuída, coloração amarelada, é mais brilhante e contém pontos de gordura. No coração pode ser difusa, o órgão fica pálido e com consistência diminuída, hipoxia prolongada: aparece em faixas amareladas visíveis através do endocárdio. No rim: aumento de volume e peso, coloração amarelada.

Significado clínico

A esteato hepatite tem como definição a infiltração gordurosa do fígado, com alterações na oxidação de gorduras no fígado. Pode ser desencadeada pela obesidade, dislipidemia, diabetes do tipo 2 e desnutrição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com