TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Arte PopArt e OpArt

Por:   •  4/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A denominação do movimento Op-art vem da expressão inglesa (optical art), que significa ‘‘arte óptica”, é um estilo artístico visual que utiliza ilusões óticas. Este movimento artístico teve início na década de 1930, sendo seu precursor Victor Vasarely (1908- ). Defendia a arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. Defendia a arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se.

A expressão “pop-art” também vem do inglês e significa “arte popular”, surgiu nos Estados Unidos em 1960 e alcançou extensa repercussão internacional.  Foi utilizado pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para denominar a arte popular que estava sendo criada em publicidade, no desenho industrial, nos cartazes e nas revistas ilustradas. A Pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX desta maneira pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a (cultura pop), aproximando-se do que costuma chamar de kitsch. Diz-se que a Pop art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental.

CONCEITO E CARACTERISTICAS

Ainda que traga rigor na sua construção, simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante. Apesar de ter ganhado força na metade da década de 1950, a Op Art passou por um desenvolvimento relativamente lento.

Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se. As obras da Op-art apresentam diferentes figuras geométricas, em preto e branco ou coloridas, combinadas de tal modo que provocam no espectador sensações de movimento, com uso de formas geométricas, linhas paralelas sinuosas ou retas. O observador ao mudar de posição, terá a impressão de que a obra se modifica: os traços se alteram e as figuras se movimentam, formando um novo conjunto, a arte tenta simbolizar a possibilidade constante de modificações da realidade em que o homem vive.

A “Arte Popular” desenvolveu-se nos EUA na década de 1960 e alcançou grande repercussão internacional. Representavam, os componentes mais ostensivos da cultura popular, de poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade do século XX. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética desde o final da Segunda Guerra Mundial.

A fonte da criação para os artistas desse movimento era o dia-a-dia das grandes cidades norte-americanas, interessam as imagens, o ambiente, a vida que a tecnologia industrial criou nos grandes centros urbanos, rompendo qualquer barreira entre a arte e a vida comum. Os recursos expressivos da Pop-art são semelhantes aos dos meios de comunicação de massa, como o cinema, a publicidade e a TV, seus temas são os símbolos e produtos industriais dirigidos às massas urbanas, como lâmpadas elétricas, automóveis, eletrodomésticos, e imagens das grandes estrelas do cinema, que são consumidas em massa nos filmes, tevês e revistas. Os principais materiais utilizados eram gesso, tinta acrílica, poliéster e látex, resultando em produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, como de uma escala de cinquenta para um, objeto pequeno, e depois ao tamanho normal.

ARTISTAS

O auge do movimento artístico Op Art, aconteceu em 1965, quando o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque abraçou o estilo com a exposição The Responsive Eye (O Olho que Responde), que apresentou 123 pinturas e esculturas de artistas como Victor Vasarely, Bridget Riley, Ad Reinhardt, entre outros.

 Victor Vassarely [pic 1]

(1908,Pécs-1997,Paris) artista húngaro, considerado o precursor da Op Art. Influenciado pela arte cinética, construtivista e abstrata e ao movimento Bauhaus. As suas composições se constituem de diferentes figuras geométricas, coloridas ou em preto e branco. São engenhosamente combinadas, de modo que através de constantes excitações ou persistências retinianas provocam sensações de velocidade e sugestões de dinamismo, que se modificam desde que o contemplador mude de posição.

Os seus trabalhos são então essencialmente geométricos, policromáticos, multidimensionais, totalmente abstratos e intimamente ligados às ciências. Sugere facilidades de racionalização para a produção mecânica ou para a multiplicidade, como diz o artista, por outro lado, solicita ou exige a participação ativa do contemplador para que a composição se realize completamente como uma obra aberta.Umas de suas principais obras são:

Zebra (1997)[pic 2]

66cm X 60cm

[pic 3]

Keple Gestalt (1968)

160cm X 160cm

[pic 4]

Vonal Stri (1975)

200cm X 200cm

 Bridget Riley (1931), artista londrina, estudou na Golsmith´s school of Art em Londres e foi uma das principais protagonistas da pintura britânica dos anos 70. Muito influenciada por Victor Vasarely, liderou, junto a ele, o começo da Op Art. O estilo de Riley é marcado por listras que se sobrepõem às curvas onduladas, discos concêntricos e quadrados ou triângulos que se repetem. Devido à organização sequencial e a relação de cores de suas obras, há a criação de sensações óticas de ritmo nas superfícies, que parecem vibrar.[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com