TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Pedologia

Por:   •  2/7/2019  •  Abstract  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Instituto de Geografia

Trabalho de Pedologia: Perfil do solo

Grupo 4:

Daniella Mariano Rocha dos Santos

Elizelaine Rodrigues do Nascimento Batista

Higor Oliveira Carneiro

Maria Luiza Oliveira Candido de Souza

Wheisenhower Resende Campelo

06/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Instituto de Geografia

Trabalho de Pedologia

Trabalho realizado na disciplina de Pedologia, orientada pelo professor Guilherme Resende, no terceiro período do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

06/2019

CLASSIFICAÇÃO SiBCS E JUSTIFICATIVA

Através da análise das características apresentadas e do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, conclui-se que o horizonte A do solo estipulado é Chernozêmico por ser um horizonte mineral superficial, relativamente espesso, de cor escura, com alta saturação por bases, consistência do solo quando seco nas classes dura, muito dura ou extremamente dura.

O horizonte B é Incipiente pois sofreu alteração física e química em grau suficiente para o desenvolvimento de cor (predominam cores brunadas, e/ou avermelhadas sem mosqueados) ou de unidades estruturais (blocos subangulares/agregados), não apresenta cimentação, sua textura é argilosa (possui argila de atividade alta), entre outras particularidades.

Já na classificação do solo, foi diferenciado dos demais principalmente pelo índice de saturação por base, por ser maior ou igual a 65 %, e pela cor, onde o croma seria maior ou inferior a 3 – caracterizando em um solo de cor mais escura e avermelhada. Dispõe de contato lítico fragmentário localizado entre 50 cm ou mais de profundidade e 100 cm menor ou igual, que nota-se pela imagem e que tem característica fragmentária identificada pelas pequenas fraturas. Ausência completa de alumínio e índice de saturação por sódio menor que 1. É bem drenado porque a argila presente não acumula em nenhum horizonte, e está na fase Epipedregosa (contém calhaus e/ou matacões na parte superficial e/ou dentro do solo até uma profundidade de aproximadamente 40 cm). Portanto, o solo foi classificado como um Chernossolo Háplico Órtico Leptofragmentário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

EBAH BY DOCSITY.COM. Pedologia 02. Disponível em: https://www.ebah.com.br/content/ABAAABLQ8AG/m-pedologia-02?part=5. Acesso em: 29 jun. 2019.

EMBRAPA SOLOS. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Disponível em: https://www.embrapa.br/solos/sibcs. Acesso em: 29 jun. 2019.

PEDOLOGIA FÁCIL. Os solos do Sistema Brasileiro de Classificação e as relações com aspectos de manejo. Disponível em: http://www.pedologiafacil.com.br/enquetes/enq66.php. Acesso em: 29 jun. 2019.

EMBRAPA SOLOS. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Disponível em: https://www.embrapa.br/solos/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1107206/sistema-brasileiro-de-classificacao-de-solos . Acesso em: 29 jun. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com