TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES SOBRE O TRABALHO DE CAMPO DE PEDOLOGIA

Por:   •  31/10/2019  •  Ensaio  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

 QUESTÕES SOBRE O TRABALHO DE CAMPO DE PEDOLOGIA

 

Igor Adirson de Souza

Marco Antonio Fernandes Cardoso

Maria Luiza Gomes Laudares

Sergio Maciel Alves

 

1 – Ordene os solos vistos em campo dos mais jovens para os mais evoluídos e especifique para cada um deles, um ou dois fatores de formação dos solos que seriam os mais atuantes na sua gênese, justificando sua resposta.

 

Neossolo Regolítico: O material de origem desse solo é heterogêneo, pois se encontra em área de contato entre o gnaisse e o calcário. Esse fator está marcado na textura argilosa-arenosa do horizonte Cr, que é constituído de ferro que após o intemperismo forma um material argiloso; e de SiO4 e Al³⁺, que formam uma textura arenosa quando intemperizados. O relevo também atua de forma acentuada no local, não permitindo a acumulação de material que irão se transformar para formar os horizontes do solo.

Organossolo: Solo pouco evoluído. A posição desse solo no relevo é o condicionante principal para sua formação. Se localiza nos níveis de base locais, onde, por consequência, acontece o acúmulo de água. Esse acúmulo de água resulta em um acúmulo de matéria orgânica que é responsável por muitas características desse solo. Dentre essas características estão: a cor escura, a densidade baixa (característica da matéria orgânica), e CTC alta que indica a presença dessa matéria no solo.

Cambissolo: O material de origem foi o fator de maior influência na gênese desse solo. É proveniente do Siltito do Grupo Bambuí. que por sua vez, tem facilidade de sofrer alterações devido a sua estrutura bandada. Solo pouco evoluído, com horizonte B incipiente. A juventude desse solo é evidenciada pela presença de minerais primários, facilmente intemperizáveis. Esse solo pode apresentar problemas de erosão com infiltração de argila, baixa permeabilidade, ocasionando a formação de pelas enxurradas. Com elevada erodibilidade esse solo apresenta restrições para o uso agrícola. São solos pobres em nutrientes e ácidos e apresenta limitações de trafegabilidade.  

Cambissolo Latossólico:  Esse solo possui tanto características de um solo jovem, como de um solo evoluído. Suas características químicas como a eutrofia (V% = 60) e a CTC alta de um solo jovem. Já suas características físicas se assemelham a de um solo antigo como por exemplo, porosidade e profundidade desenvolvidas. Os fatores de formação que atuaram na gênese desse solo foi o material de origem e o tempo. O material de origem desse solo é o calcário, mas a impureza da rocha foi o que possibilitou esse solo ter essas características. O calcário mais impuro demora mais tempo para intemperizar, com isso o solo foi adquirindo características físicas de um solo antigo. O relevo demonstra que esse solo está resistindo à erosão, já que, mesmo estando em maior altimetria que o entorno, não apresenta erosão aparente.

Argissolo: Esse solo se encontra na área de contato entre duas litologias: o gnaisse do embasamento cristalino e o calcário do Grupo Bambuí, sendo o gnaisse seu material de origem. Os fatores de formação mais atuantes na gênese desse solo foram o material de origem e o relevo. O Argissolo é formado pelas rochas de arenito ou granítica em áreas de relevo ondulado ou forte ondulado. Argissolo tendem a ser mais férteis que os Latossolos mesmo sendo mais suscetível ao processo de erosão devido a sua relação textural presente, que implica em diferente infiltração dos horizonte superficial e subsuperficial. Apresenta argila de atividade baixa e saturação por base alta.

 

Latossolo Vermelho Perférrico: O Latossolo Vermelho Perférrico é um solo evoluído que tem como fator de formação mais atuante na sua gênese o material de origem. Por estar inserido na área do Quadrilátero Ferrífero (MG), o substrato geológico da área em que se localiza esse Latossolo é o Itabirito. As características da rocha que refletem na composição desse solo são: baixo teor de nutrientes e riqueza em óxido de ferro (55%). Por ser antigo é um solo muito lixiviado. O capim gordura presente no local confirma a falta de nutrientes, já que a espécie é indicadora de pobreza acentuada no solo.

 Latossolo Vermelho Amarelo: A presença desse solo na região de Barbacena (MG) tem dois fatores de formação atuantes: clima e relevo. A região se encontra em uma altitude elevada favorecendo a ocorrência de chuvas orográficas, aumentando assim a umidade do local. Essa alta umidade associada às baixas temperaturas favorecem a formação de um horizonte A mais espesso com bastante matéria orgânica. A presença de óxido de ferro é marcada pela presença de goethita que tem sua formação favorecida pelo ambiente mais úmido. O favorecimento da formação da goethita ao invés da hematita, confere ao solo a sua cor, caracterizando-o como Vermelho Amarelo.

Acredita-se ainda que o solo foi formado em relevo plano e agora passa pelo processo de morfogênese.

 Latossolo Vermelho Típico: O solo da região que estávamos têm como material de origem o calcário do grupo São João Del Rey, com idade aproximada de 1,5 bilhão de anos. Pelo relevo da região é possível perceber a presença desse calcário no passado, uma vez que, as formas de relevo cárstico presentes - como uma dolina - já se encontram mais suavizadas e com menor ocorrência na região. A idade se torna então, o principal fator de formação desse solo, fato comprovado pela pobreza do solo que já foi muito lixiviado. Em relação ao material de origem, o calcário puro não é capaz de formar esse solo, sendo assim esse solo originou-se das impurezas desse calcário (10 a 30%).

 

2 – Dos solos vistos em campo selecione os 3 com pior aptidão agrícola. Justifique sua resposta.

Latossolo Vermelho Perférrico: Devido ao material de origem deste solo ser a rocha Itabirito, sua composição é rica em ferro em pobre em nutrientes. Isso configura também a falta de CTC no solo, inviabilizando seu uso para o  cultivo agrícola.

Cambissolo: A estrutura desse solo não viabiliza seu uso para a atividade agrícola. O horizonte C não possui agregados e sim uma estrutura sem porosidade que não permite a infiltração de água, tornando esse solo muito suscetível à erosão e ao transporte de massa, não sustentando a atividade em sua superfície.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (209.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com