TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho final: Sustentabilidade

Resenha: Trabalho final: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Resenha  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho final: Sustentabilidade

A humanidade em si nunca poluiu tanto o nosso planeta como vem poluindo atualmente, então nós como engenheiros teremos grandes desafios pela frente, termos que atuar nos gerenciamento a emissão de poluição, planejando redes de saneamento, projetando sistemas de gestão e tratamento de lixo e avaliando riscos e compensações ambientais, pode contribuir ativamente para construirmos um planeta cada vez mais sustentável.

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

O engenheiro pode contribuir significativamente no campo sustentável. Ele pode atuar na área de especialização ligada a engenharia ambiental como engenheiro químico de processos, como projetista de sistemas mais eficientes, tendo enfoque no reaproveitamento de matérias primas, eliminando a poluição e obtendo maior seletividade. A qualidade de vida deve ser preservada e, para isso, os futuros avanços nesta área serão cruciais para o desenvolvimento de tecnologias limpas que garantam o desenvolvimento sustentado. Como exemplo, uma das contribuições do Engenheiro Químico ao meio ambiente, são os biocombustíveis.

Assim como em todas as coisas que procuramos fazer, o objetivo é sempre inovar, em questão da sustentabilidade não seria diferente, a única solução para os novos problemas está na inovação. As respostas aos desafios da insustentável tanto ambiental como econômica e social, virão em formas de novas ideias, comportamentos, métodos e processos.

Com todo esse conceitos surgiram alguns desafios para nos profissionais, tais como a adoção de recursos renováveis da natureza para a produção de energia e processos químicos. Ex.: energia solar e eólica. A substituição de produtos que demoram a se decompor na natureza por equivalentes de degradação rápida. Assim como também reforçar a reciclagem de produtos como alumínio, plásticos, papel e vidro. A reciclagem ambiental ainda continua sendo um grande desafio para recuperar ambientes degradados. E o tratamento de efluentes líquidos, sólidos e gasosos. Levar em 380 consideração todo o processo desde a conversão dos recursos naturais até o descarte final dos produtos. Como solução, será preciso adotar tecnologias limpas, aprimorar os equipamentos e processos para que os insumos sejam utilizados de forma mais eficiente; adotar a reciclagem e o reuso de materiais dentro do processo.

Então, chegamos a uma única conclusão, é tempo de mudar, crescer com qualidade não em quantidade, não pensar apenas no hoje, em nossos bolsos, temos que pensar principalmente no nosso planeta, pois as consequências são grandes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com