TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhoem Grupo

Exames: Trabalhoem Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O ambiente empresarial mudou muito nos últimos 50 anos, e os funcionários de hoje também mudaram muito em termos de valores e necessidades. O ambiente de negócios está cada vez mais complexo e competitivo e pressiona os funcionários, exigindo um esforço cada vez maior.

Visando isto o presente trabalho tem por objetivo estudar e compreender a forma e estrutura de trabalho da empresa Passarela da família Simione, localizada em SC Concórdia, é considerada de médio porte. Foi realizada uma pesquisa para obter informações.

No estudo foi realiza uma entrevista com um dos gerentes da loja, para obter dados sobre a estrutura e funcionamento do mercado.

O estudo tem por objetivo entender como funciona o processo de trabalho e os meios utilizados para desenvolver as tarefas.

O COMEÇO

O Passarela Center surge nos anos 80 como uma lanchonete. Recebeu esse nome, pois uma das entradas da lanchonete era justamente uma passarela que se atravessava sobre o rio para se chegar ao estabelecimento.

Em 1990 a família Simioni mudou de ramo. Surge então o super. Mercado Passarela, localizado na Rua da Marcelino, hoje também conhecido como Passarelinha, onde possuía aproximadamente 200 m², três mil itens e era a própria família que atendia aos clientes.

A fase de expansão da família Simioni começou com a abertura do Passarela Center. Atualmente possui 4.100 metros quadrados de área construída, 120 funcionários e com uma variedade de mais de 12 mil itens no seu mix de produtos. Em 2007 surge a filial em Herval d’Oeste, contando com 100 funcionários.

Em 2013 o Passarela inaugura uma nova loja muito mais moderna e com muitas variedades, conhecido como Via Passarela.

Os principais produtos do Passarela são os produtos de limpeza,

As atividades iniciaram nesta cidade pelo motivo da família dos proprietários residirem no interior de Concórdia.

Hoje Concórdia conta atualmente com 70.393 (IBGE, 2009), a economia se concentra a maior parte nas agroindústrias e comércio, por isso muitos pessoas vem para a cidade em busca de emprego.

A estratégia de vendas do Passarela é trabalhar cada oportunidade da loja com cartazes, exposição atrativa, com degustações dos produtos lançados induzindo o cliente à compra, contando sempre com um bom atendimento, fazendo divulgação através de anúncios nas rádios, folhetos com produtos em promoção, que retém a atenção do público.

Três ÉTICAS NA ORGANIZAÇÃO

Ao falarmos sobre a ética de uma organização, primeiramente precisamos nos perguntar sobre a sua conceituação, ou melhor, o que diferencia a ética da moral?

A partir das tele aulas, podemos afirmar que éticas são normas individuais, ou seja, um conjunto de atitudes tomadas por uma pessoa sem que necessitem de leis para isso, ela segue essas normas pelo simples fato de saber que elas são corretas. Por exemplo: alguém deixa cair alguma coisa no chão sem perceber, você vê pego o que caiu no chão e vai atrás da pessoa para devolver. Essa é uma conduta ética, se fez isso porque achava ser uma atitude correta.

Já a moral são normas sociais, ou seja, um conjunto de atitudes pré-estabelecidas por uma sociedade, e que são consideradas corretas pelo grupo, e não por um único indivíduo. Por exemplo: ter um único companheiro/a num casamento é um valor moral pré-estabelecido pela nossa sociedade e que pode mudar em outras sociedades. Existem países em que a poligamia é algo normal.

A partir da definição de ética e moral podemos afirmar que o mundo no qual vivemos é regido por normas e valores de conduta sendo que a moral e a ética se fazem presentes na vida, costumes, etnias, credos e organizações das pessoas. A partir da sua educação, familiar e social, cada ser humano tem princípios morais e éticos que norteiam a sua vida. Elas são responsáveis por atitudes e decisões durante a vida.

Vivemos numa sociedade capitalista que visa lucro e o bem estar do ser humano. Diante disso cada organização possui princípios éticos de relacionamento e conduta. Também a organização entrevistada visa manter sempre uma boa conduta perante clientes, funcionários e fornecedores. A organização de modo geral tem se preocupadas cada vez mais em manter uma conduta ética, sendo que esta pode gerar bons negócios e parceiros a longo prazo, já que os consumidores estão cada vez mais atentos aos comportamentos das empresas.

Por outro lado, cada organização deve zelar pelo seu nome e sua conduta, já que nos dias atuais devido à concorrência e credibilidade, recuperar o nome de uma empresa é muito difícil.

A conduta ética da organização também favorece os funcionários sendo que trabalhar numa empresa justa e onde todos estão empenhados dando o melhor de si para atingir os objetivos faz com que os funcionários trabalhem com mais empenho e dedicação. Sendo que padrões éticos são à base do comportamento dos seus funcionários. Uma empresa sem ética não tem como esperar um comportamento ético por parte dos seus colaboradores conforme OLIVEIRA, Márcia; BRAUM, Augusto.

Colaboradores que se empenham e se destacam são promovidos em cargos e também em renumeração financeira. Isto faz com que os colaboradores se dediquem cada vez mais visando o bem comum de todos.

A organização visa fazer com que a comunidade evolua com a sua presença, independente de credo ou concorrência. A empresa de forma geral se preocupa com o desenvolvimento local e por isso quer dar a sua contribuição atendendo a todos independente das suas particularidades, já que lida diretamente com o público. O objetivo é satisfazer a todos, sendo que cada credo tem sua ética bem como cada concorrente.

Com esta breve abordagem concluiu que a ética é de suma importância para as organizações se manterem nos dias de hoje.

COMUNICAÇÃO

O desafio de engajar profissionais as organizações por onde atuam continua atual. As empresas buscam envolver seus funcionários nos objetivos de negócios e metas corporativas, na cultura organizacional.

A comunicação interna pode ser uma grande aliada para estabelecer, ampliar e manter os vínculos racionais e emocionais entre empresa e trabalhador.

O diálogo de uma empresa deve ser pautado por uma relação de confiança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com