TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Adm

Monografias: Trabalhos Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 7

Notas: 1

Leia o texto a seguir:

Depois do acidente da usina nuclear de Chernobyl na Ucrânia, em que milhões de pessoas foram prejudicadas pelo vazamento de radiação resultante de falha humana, a relação entre pessoas e máquinas precisou ser revista. ‘Engenheiros do conhecimento’ hoje são encarregados de observar o comportamento dos funcionários em salas de controle de usinas nucleares, UTIs de hospitais e cabines de avião, por exemplo. Esse trabalho se converte no projeto e concepção de ambientes de controle mais seguros.

Fonte: VINCENT, K. Homens e Máquinas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

De acordo com as ideias que fundamentam a gestão do conhecimento e considerando o contexto apresentado no texto, aponte a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Em ambientes de alto risco, como salas de controle de usinas nucleares e cabines de avião, há total controle sobre o comportamento dos operadores.

b. Os operadores que seguem todas as normas e informações contidas nos manuais não causam acidentes mesmo em ambientes de alto risco.

c. As informações sobre como agem operadores em ambientes de alto risco podem gerar conhecimento precioso para o design de projetos mais seguros desses ambientes.

d. Toda forma de conhecimento é facilmente comunicável.

e. Pessoas sabem e fazem apenas aquilo que foram instruídas a fazer.

Question 2

Notas: 1

Quando se fala de “conhecimento” nas organizações, há diversas interpretações. Indique a alternativa que contém uma afirmação correta sobre a gestão do conhecimento:

Escolher uma resposta.

a. Conhecimento de funcionários sempre pode ser facilmente acessado.

b. Quando uma organização valoriza o conhecimento, ele está bem-definido em manuais e em processos de trabalho rígidos, não evolui ou se modifica, porque isso pode desestabilizar a organização com a mudança gerada.

c. A criação do conhecimento novo nas organizações não tem relação com processos de inovação.

d. Conhecimento organizacional requer valorização do conhecimento dos colaboradores da organização, isto é, valorização do “capital intelectual” da empresa.

e. Conhecimento, dados e informação têm o mesmo significado.

Question 3

Notas: 1

Leia atentamente as afirmativas a seguir:

I – São exemplos de aprendizado pela valorização do conhecimento explícito: manuais, reuniões no estilo tradicional, conferências, troca de e-mails, salas de aula.

II – São exemplos de aprendizado pela valorização do conhecimento tácito: prestar atenção na experiência dos mais velhos, aprender pelo exemplo, relação mestre com seu discípulo, “intuir” mais do que receber explicações, valorizar a experiência.

III – Um desafio para as empresas preocupadas com a gestão do conhecimento é que funcionários, quando se aposentam, levam consigo um tipo de conhecimento denominado tácito.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Escolher uma resposta.

a. I e III.

b. II e III.

c. I.

d. I, II e III.

e. I e II.

Question 4

Notas: 1

Tendo em vista a empresa inovadora do século XXI que opera em um cenário complexo de mercados globalizados e concorrência acirrada, podemos afirmar corretamente que:

Escolher uma resposta.

a. A empresa inovadora tem na tecnologia o elemento mais importante para criar conhecimento e poder inovar.

b. A empresa inovadora funciona como uma “máquina”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.

c. A empresa inovadora funciona como um ”ser vivo”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.

d. A empresa tradicional (não inovadora) está preparada para enfrentar todos os desafios e contradições do mercado globalizado: necessidades diversificadas dos clientes, produtos inovadores e de qualidade, concorrência acirrada e menor preço.

e. A empresa inovadora está mais próxima da ideia de um “ser vivo” e de síntese: por meio de interações complexas com o ambiente, o conhecimento tácito e o explícito são utilizados para criar novo conhecimento.

Question 5

Notas: 1

A Gestão do Conhecimento é:

Escolher uma resposta.

a. Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.

b. Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação de informações nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.

c. Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas japonesas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.

d. Dependente, exclusivamente, da aplicação da tecnologia.

e. Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas pessoas, que valoriza as interações sociais.

Question 6

Notas: 1

Com relação aos quatro processos de conversão de conhecimento do modelo de Nonaka e Takeuchi, isto é, Socialização, Externalização, Combinação e Internalização, podemos afirmar corretamente que:

Escolher uma resposta.

a. Aprender por observação, imitação e prática está relacionado ao processo de Internalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com