TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Diversos

Trabalho Universitário: Trabalhos Diversos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 01

A estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Sim. Eventos futuros estão longe de ser certos no mundo dos negócios. Isto e especialmente verdade para as pequenas empresa, que tendem a ter mais volatilidade do que as grandes organizações ou empresas novas sem um histórico comprovado de vendas custos. Por esta razão,as distribuições de probabilidade pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.

Questão 02

O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística.

Sim. Pois a estatística está fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação e métodos de análise estatística e disciplinas profissionalizantes desta forma o profissional teria aptidões para solucionar problemas atuando como um detetive em busca de evidências quantitativas sobre um determinado fenômeno. Por tanto é preciso construir uma sólida base de conhecimento em matemática, incorporar habilidades no uso do computadores, desenvolver uma boa comunicação oral e escrita, estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho e aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, por este motivo nem todos podem utilizar a estatística a não ser que tenha bastante conhecimento na área.

Questão 03

De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?

A estatística é utilizada com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas/defeitos, identificando suas causas em tempo real, o que, conseqüentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos etc. Desta forma a estatística é muito útil para a tomada de decisões dentro de uma organização, pois tendo todas as informações armazenadas os gestores poderão tomar a decisão correta e eficaz para solucionar possíveis problemas.

Questão 04

Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

Existe atualmente uma grande demanda e interesse por parte das empresas pelo assunto inovação. No contexto de grandes transformações com que se deparam as organizações, muitas idéias têm sido propostas com o objetivo de identificar mudanças no processo de fabricação e/ou criação de produtos. São essas inovações que têm feito com que muitas empresas permaneçam no mercado. Buscando descobrir idéias para melhorias nos processos, as empresas apostam nas novas tendências de mercado.

Entretanto, para um melhor resultado frente às inovações, elas precisam além de investir em tecnologia de processos, desenvolver ações que valorizem os funcionários como um dos principais responsáveis pelo sucesso dos projetos de inovação. A receita da competitividade permanente está nas estratégias de motivação e comprometimento dos funcionários nos processos de mudanças das empresas.

Questão 05

Os aspectos culturais influenciam o comportamento humano no contexto das organizações?

Sim. Temos pelos menos 5 tipos de aspectos culturais que influenciam muito no comportamento humano tanto dentro de uma organização ou até mesmo na sociedade. Segue abaixo alguns exemplos:

5.1 - Antropológicos ou culturais

Fator relacionado a questão de cultura de um povo ou grupo social. Por exemplo, as pessoa que freqüentam uma determinada igreja tem hábitos semelhantes quanto a vestimenta, atitudes e comportamento em geral. Pessoas que mudam de religião tendem a assumir novasposturas exigidas ou recomendadas por este novo grupo.

5.2 - Sócio-Econômicos

Pessoas que moram em locais mais pobres ou ricos tem, em geral, características mais semelhantes entre si. É comum termos notícias de pessoas que se tornaram ricas de forma rápida e passaram a agir de modo diferente com seus amigos, parentes etc. O contrário também ocorre. Outro exemplo é que em situações econômicas de crise algumas pessoas podem sofrer alterações de comportamento devido a endividamento, desemprego etc.

5.3 - Biológicos ou Fisiológicos

Está relacionado ao físico. Um exemplo clássico é a mulher grávida. A alteração hormonal proporcionada pela gravidez gera em algumas mulheres alteração no comportamento. Também temos diversos relatos de pessoas que sofreram algum tipo de lesão ou AVC e, posteriormente, passam a agir de modo diferente de como se comportavam antes do acidente. A maioria passa a agir de modo mais contemplativo, harmonioso, tolerante etc.

5.4 - Ambientais

Tem a ver com o local onde as pessoas moram, trabalham, vivem. Estudos comprovam que cidades onde há maior incidência de sol as pessoas tendem a agir de modo mais alegre, receptivo e espontâneo. Locais mais frios, com pouca incidência de luz natural na maior parte do tempo faz que seus habitantes tenham mais comportamentos sóbrios, depressivos e individualistas. Em países, como o Brasil, onde temos um vasto território podemos perceber as diferenças no modo de agir característico de cada povo. Quando as pessoas acostumadas a uma determinada temperatura mudam para cidade ou região diferente há uma considerável mudança de humor, que poderá ser positiva ou negativa.

5.5 - Psicológicos

Está relacionado ao estado emocional das pessoas, modo como foram criadas e tratadas desde a infância até o momento atual. Pessoas que só receberam elogios tendem a não ter noção dos limites. Aqueles que na maior parte do tempo foram criticados por parentes, amigos, professores e outras pessoas tendem a desenvolver uma baixa autoestima. Sob uma forte pressão emocional as pessoas também podem apresentar reações inesperadas, seja de alegria ou agressividade. A perda de uma pessoa importante pode acarretar uma mudança momentânea ou definitiva no comportamento de uma pessoa, por exemplo.

Questão 06

O fator de produção trabalho é representado pelo capital humano das organizações. Procure pesquisar e encontrar dados que demonstrem a importância da qualificação do trabalhador para promover o crescimento econômico?

Qualificação é a força de trabalho condicionada pela base técnica, seu fundamento decorre da forma de como é estruturada o processo de trabalho.

A capacitação do funcionário se inicia desde o primeiro momento em que este ingressa na empresa. Destaque especial deve ser atribuído ao primeiro dia de trabalho do funcionário, momento em que ele se apresenta, em geral inseguro, não por uma característica de personalidade, mas sim pela própria situação de novidade a que está submetido.

Muitas empresas lançam mão de um funcionário mais antigo para acompanhamento e apoio ao recém chegado, como forma de

"quebrar" parte do desconforto a que o mesmo está sujeito. A atitude das organizações que se preocupam com a capacitação de seu pessoal são percebidas e gera um clima saudável de profissionalismo e reconhecimento.

Todos os indivíduos possuem, em seu projeto de vida, a intenção de melhorar e crescer progressivamente. Ao receberem da empresa as oportunidades de aprimoramento reconhecem na atitude uma confirmação de sua importância dentro do contexto organizacional e fortalecem suas expectativas quanto a recompensas futuras.

A qualificação profissional e a aplicação do conceito de compatibilidade de perfil, formam a base estrutural para o desenvolvimento de uma política de cargos e salários.

É a partir destas práticas que uma empresa se torna habilitada a desenvolver um programa de reconhecimento de mérito e promoções funcionais, programa este que influenciará fortemente na capacitação continuada dos profissionais e favorecerá a retenção de talentos na empresa.

De fato, podemos afirmar tratar-se do grande atrativo que se apresenta aos colaboradores na busca de melhores condições de trabalho e remuneração.

Por menor que seja a empresa, não se deve abdicar de atuação nesta direção, mesmo que se restrinja a aplicação do conceito, de forma adaptada à realidade.

Ao desenvolver programas de capacitação profissional, a empresa estará beneficiando seus colaboradores e se qualificando para enfrentar os desafios do mercado.

Nos dias atuais qualquer segmento de atividade empresarial requer condições de competitividade cada vez mais desafiadoras. Pessoal capacitado é sinônimo de melhores serviços/produtos e, portanto, resultados mais consistentes.

O mais valioso ativo de uma empresa é constituído pelas pessoas que nela trabalham. São elas que responderão pela imagem que a empresa passará ao mercado.

Empresas diferenciam-se dos concorrentes pelos produtos e serviços que oferecem. Estes produtos e serviços têm seu conceito definido a partir da maior ou menor capacidade de seu pessoal em elaborá-los.

3 CONCLUSÃO

Foi abordadas questões sobre a importância da estatística em uma organização, como podemos analisar a estatística pode ser utilizada como análise de probabilidades sobre vários processos dentro da empresa, pode utilizá-la para prever cenários futuros e assim realizar planejamentos eficientes e eficazes podemos também utilizá-la como tomada de decisões absorvendo todas as informações necessárias para execução das tarefas. Foi abordado também questões sobre valorização de colaboradores dentro de uma organização de forma que as empresas dependem de pessoas para a realização das tarefas, para a fabricação de produtos e serviços sendo assim o colaborador que se sente valorizado com certeza terá um rendimento auto em suas tarefas. Do outro lado temos as empresas que precisam se manter no mercado e para isso as mesmas tem que se aprofundar nas novas tecnologias e nas inovações que terão que ser feitas. Os aspectos culturais que influenciam e muito o comportamento humano dentro e fora da empresa sendo citado 5 tipos principais.

A qualificação do trabalhador como uma ferramenta para o crescimento econômico da empresa e do trabalhador. Cada vez mais as empresas oferecem cursos profissionalizantes para seus colaboradores afim de está sempre atualizada nas novas tecnologias e para se manter firme no mercado que cada vez mais vem se modificando.

...

Baixar como  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »