TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trafelnos

Pesquisas Acadêmicas: Trafelnos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  2.539 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A sociedade em que vivemos é dinâmica e está em constante transformação e acaba por influenciar a maneira das pessoas se relacionarem. A maneira como as pessoas se comunicam revela sua cultura, seu meio social e como elas se interagem com o meio.

Na educação as transformações também precisam ocorrer, uma vez que as pessoas estão acompanhando a evolução do mundo moderno, teremos uma clientela sempre em transformação que está sedenta de aprender algo novo e que não quer ficar quatro horas sentados em fila olhando para frente.

Acredito que sejam fundamentais termos professores dinâmicos, que estejam acompanhando o mundo real e suas evoluções, não só tecnológicas, mas comportamental. Esse é o desafio desse mundo pós moderno, não temos mais os mesmos parâmetros de décadas atrás. Na atualidade o professor deve ser dinâmico, fazer com que seu aluno pense por si mesmo e não fique repetindo apenas o que escrevem nos livros, mas que escreva sua história de vida como um ser livre, que pensa.

DESENVOLVIMENTO

O texto dos Trafelnos representa bem as atividades propostas em sala de aula e até mesmo em provas, tanto nos anos iniciais do ensino fundamental, quanto nos anos finais. Muitos textos trazem perguntas óbvias sobre o mesmo em que a resposta está muito clara no texto, que não provoca no aluno um momento de reflexão. No texto em questão, o que seria um trafelno? As perguntas feitas após a leitura de um texto precisa despertar no aluno a busca por respostas, elas não devem estar prontas no texto, prontas para o aluno copiar.

Hoje é comum ouvirmos músicas em que suas letras não exigem do ouvinte um pensar, uma reflexão sobre o que ela quer dizer, como era comum em outras décadas. Hoje, tanto as músicas, como alguns textos, dizem exatamente o que está escrito, o leitor ou ouvinte não precisa pensar para entender.

O texto dos trefelnos não tem um significado claro para os alunos dos anos iniciais, como os demais textos em que estão acostumados a ler nos livros, portanto para os alunos ele não quer dizer nada; mas para o professor deve servir de reflexão e avaliação. As vezes achamos que o aluno entende tudo que falamos e escrevemos, por isso o professor deve analisar sua prática em sala de aula, se o que tem ensinado tem sido compreendido por todos.

O professor precisa lembrar que em sala de aula temos crianças de várias regiões do Brasil e uma variação linguística também. Por isso, muitas vezes o aluno não compreende o que estamos falando e explicamos de novo, exatamente igual à primeira vez e não vemos resultados. O problema de aprendizagem, de compreensão de um texto, na maioria das vezes está relacionado ao professor que não muda seus métodos de ensino, sempre fazendo uso da mesma metodologia. Aquele aluno que não é da mesma região, que não tem uma cultura semelhante ao do professor não consegue entender muitas palavras do vocabulário do professor.

Um professor criativo e envolvido com uma educação de qualidade, ele investe seu tempo estudando, se aperfeiçoando para realizar um ensino significativo fazendo uso das diferentes disciplinas para que seu aluno seja um ser pensante. O aluno precisa ler um texto e compreender o que o autor do livro ou texto escreveu, deve ser capaz de compreender o que significa aquele texto para sua vida e para o mundo.

Despertar nos alunos leitores um pensamento crítico, a capacidade de entender até mesmo o que não está explícito no texto. O aluno vai conseguir fazer essa leitura se for motivado pelo seu professor. Esse é o grande desafio para nós educadores, despertar esse pensar em alunos que estão conectados a redes sociais o tempo todo, fazendo uso das tecnologias que alguns educadores não sabem sequer usar.

No Brasil a variação linguística é grande tanto quanto seu território. A maneira de falar de cada indivíduo é formada pelo seu convívio social. A variação linguística é resultado das interações sociais, por isso o professor precisa saber que não há como ignorar essa variação.

A diferença linguística variapor faixa etária ao longo das gerações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com