TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória Da Sustentabilidade: Do Ambiental Ao Social, Do Social Ao Econômico

Trabalho Universitário: Trajetória Da Sustentabilidade: Do Ambiental Ao Social, Do Social Ao Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

Essa atividade aborda o assunto mais discutido nos dias de hoje, a sustentabilidade. Seu contexto mostra a origem da idéia de desenvolvimento sustentável, “na primeira, desenham-se, de forma sucinta, as origens e o contexto do surgimento da noção da sustentabilidade, transformada em Desenvolvimento Sustentável (DS) por meio dos

embates na arena internacional. “(Elimar Pinheiro do Nascimento).

Aborda o confronto entre os países desenvolvidos, subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Mostra as limitações do "trevo de três folhas" (ambiental, econômica e social).

O principal problema nessa definição em três dimensões não se encontra nas diferenças de conceituação existentes na literatura especializada sobre cada uma delas, mas no fato de escolhê-las como as essenciais, eliminando-se, por exemplo, a dimensão do poder. Outro aspecto olvidado na definição do DS em três dimensões é a cultura.

(Elimar Pinheiro do Nascimento).

Na conclusão, mostra as mudanças que ocorrem na compreensão da sustentabilidade.

O recente acidente nuclear no Japão estimulou mais ainda esse movimento. Essas mudanças, finalmente, se associam cada vez mais com inovações tecnológicas, abrindo a possibilidade de uma nova onda de inovação de longa duração. Assim, a economia aproxima-se ainda mais da atitude de poupar o meio ambiente nos países desenvolvidos e ganha maior relevância nos países em desenvolvimento.

Por sua vez, a dinâmica econômica dos países em desenvolvimento, retirando parte de suas populações que estão abaixo da linha da pobreza, associada a uma percepção mais pessimista da crise ambiental, muda o enfoque do combate à pobreza.

São todos, porém, movimentos débeis que ainda não se tornaram tendências vigorosas.

(Elimar Pinheiro do Nascimento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com