TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória Da Sustentabilidade - Do Ambiental Ao Social, Do Social Ao Econômico

Monografias: Trajetória Da Sustentabilidade - Do Ambiental Ao Social, Do Social Ao Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

A primeira dimensão citada é a ambiental, que supõe que o modelo de produção e o consumo tenha equilíbrio com a economia dos recursos naturais, de forma a manter sua autorreparação e atender as necessidades humanas atuais sem comprometer as gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.

A dimensão econômica supõe um contínuo desenvolvimento tecnológico aumentando a eficiência da produção e do consumo com economia crescente dos recursos naturais, como as fontes fósseis de energia e os recursos delicados como a água e os minerais.

A dimensão social supõe que para termos uma sociedade sustentável, precisa haver uma distribuição equilibrada dos recursos necessários para que todos os cidadãos tenham qualidade de vida, e que estes cidadãos não adquiram bens, recursos naturais e energéticos que prejudiquem a outros.

A dimensão do poder, que não foi escolhida como uma das essenciais, é extremamente necessária no processo de mudanças, assim como nas mudanças de padrões de produção, que não estão isentas à estruturas e decisões políticas. Assim como não haverá melhora na distribuição de renda e oportunidades sem participação política e pressões sobre os governantes.

Outra dimensão que não foi escolhida como uma das essenciais e que também é extremamente importante é a dimensão da cultura. Que supõe uma reforma intelectual e moral, onde só será possível haver mudanças nos padrões de consumo se houver mudanças nos valores e comportamento dos indivíduos, que precisam se preocupar menos com a moda e mais com a durabilidade dos produtos.

Questão 2

As três dimensões estabelecidas por um consenso como essenciais para o desenvolvimento sustentável são:

• Dimensão econômica

• Dimensão ambiental

• Dimensão social

Questão 3

A primeira resposta à crise ambiental é a tecnologia, onde temos de um lado a capacidade inventiva do homem e de outro lado a finitude dos recursos naturais que são escassos.

A segunda está associada ao movimento intelectual, social e político para haver mudança no padrão de produção e consumo atual, pois o modelo atual de produção e consumo não tem futuro e nos levará a autoextinção.

A terceira está associada a possibilidade de não conseguirmos evitar uma catástrofe, sendo o resultado de uma não resposta, e que pode levar a humanidade a extinção. Atualmente diversas iniciativas estão sendo tomadas para a substituição das fontes energéticas fósseis, mas a emissão de gases do efeito estufa já é considerada elevada e as medidas para a redução são lentas, com resultados a longo prazo.

Questão 4

O planeta precisa passar por diversas mudanças para se tornar sustentável e evitar as crises ambientais. E acredito que a educação ambiental seja a saída mais viável para que a sociedade se conscientize e busque uma convivência saudável com o meio ambiente e com maior equilíbrio sócio-econômico. A educação ambiental vem sendo implantada na política, em programas governamentais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com