TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transação Comercial

Dissertações: Transação Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

APO

ATIVIDADE PROGRAMADA ORIENTADA

Organização e Técnica Comercial

Professor: Vaner do Prado

Aluno

Arnaldo da Costa Machado Neto

Julio Cesar Graciose

Turma: TTI – T15

CASE

Loteamento Residencial Serras Do Bragança

Oportunidade de estudar e comentar um case real aonde dois amigos de MBA decidiram empreender um novo negócio a partir de suas vivencias e experiências bem e mal sucedidas com executivos e empresários.

A partir da busca de dois amigos Carlos e Roberto; dois ex-executivos bem sucedidos em empresas multinacionais em investir no setor imobiliário, surgiu uma oportunidade bastante promissora da compra de uma área rural para se fazer um condomínio residencial. Porém sozinhos não conseguiriam implementar o negócio. Após uma profunda análise sobre os aspectos técnicos e comerciais e contando com Marcelo, engenheiro civil que indicou a oportunidade de investimento e Cristina, advogada empresarial; decidiram formar uma sociedade por cotas de participação (SCP) que possibilitaria a participação de investidores como quotistas.

A idéia do negócio surgiu no ano de 2007 em um almoço familiar de Carlos que recebeu de seu cunhado Marcelo a indicação da oportunidade de compra de um sítio em Bragança Paulista - São Paulo. Sítio que poderia ser transformado em um condomínio de lotes residenciais.

Na época que se iniciou o projeto a economia era extremamente favorável e a valorização imobiliária também vinha crescendo. O local do empreendimento tinha próximo uma ótima infraestrutura urbana da cidade como supermercados, padarias, farmácias, escolas e restaurantes, ideais para atrair compradores. Localizado em uma região nobre da cidade fez com que o grupo planejasse o loteamento com terrenos para construção de casas em alto padrão e projeto técnico apresentasse características de sustentabilidade e integração com o meio ambiente.

Para realizar o empreendimento, inicialmente o grupo era formado por Carlos, Roberto, Marcelo e Cristina, que negociou com o proprietário a compra do sítio e propôs como forma de pagamento uma parcela a vista de 10% do valor; 60% em parcelas pagas em três meses e 30% em parcelas fixas diluídas em três anos . Proposta que foi aceita pelo vendedor e a compra foi fechada. Porém faltam recursos para o pagamento e tiveram que buscar novos sócios para vencer a primeira etapa.

Para andamento do projeto montou-se um plano com aspectos técnicos, financeiros, mercadológicos e o custo de implantação da infra-estrutura ( água, esgoto, energia e pavimentação). Dividido em 107 lotes de 750 m2 com laser completo e segurança. Cumprindo as fases de implantação e licenciamento entre 2007 e 2010 as vendas iniciais estavam previstas para 2011. O projeto conduzido por Marcelo, Carlos e Roberto, ainda tiveram que ser fortes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com