TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transito

Monografias: Transito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

O estudo descreve o surgimento e evolução das autoescolas (Centro de Formação de Condutores) e sua contribuição na qualidade de formação de novos condutores de veículos. O Código de Trânsito Brasileiro, suas atribuições e principais objetivos. A situação dos acidentes de trânsito no Brasil e alguns fatores, desde a implementação do Código de Trânsito Brasileiro de 1998, estatísticas de mortos e feridos em acidentes. Uma breve reflexão na busca por condutores responsáveis e conscientes de suas atitudes.

Palavras-chave: Autoescola. Segurança. Trânsito

1 INTRODUÇÃO

Inicialmente após o surgimento das autoescolas e o aumento do número de veículos no país, viu-se a necessidade de mudanças, tanto nos cursos oferecidos para a formação de condutores quanto no Código de Trânsito Brasileiro. A educação no trânsito tornou-se o principal foco, trazendo consigo alguns critérios, isso significa que, os candidatos a futuros motoristas recebam maior número de informações através do estudo racional e sensato dos conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos em qualquer categoria, e não tão somente prepará-los para os exames do DETRAN. Para que aconteça uma mudança significativa no trânsito é necessário também que o Código de Trânsito Brasileiro continue atuando de maneira rígida conforme a realidade atual, visando o aumento substancial no valor das multas e modificando a gravidade das infrações. Apenas os Centros de Formação de Condutores e o Código de Trânsito Brasileiro não podem modificar o quadro de acidentes e vítimas do trânsito, cabe aos pedestres e condutores de veículos, adotarem atitudes conscientes na busca por vias mais seguras, garantindo uma melhor qualidade de vida.

2 DE AUTOESCOLAS À CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES

Em 1901 surgiu na Inglaterra a 1º autoescola no mundo, e a partir desta data, janeiro de 1998 entrou em vigor o Código de Trânsito Brasileiro, desde então as autoescolas passaram a chamar-se (CFC) Centro de Formação de Condutores. Esta mudança trouxe maior qualidade nos serviços prestados, com foco maior voltado para a educação de formação de condutores. Anteriormente as aulas teóricas e práticas não eram obrigatoriedade para a 1º habilitação, esta era obtida apenas com uma volta na quadra da delegacia na companhia do delegado, onde o mesmo era o responsável pela decisão se o condutor estava apto a dirigir, e ser analfabeto não era empecilho para ter habilitação.

Atualmente com a resolução 258/08 do DETRAN, para possuir a 1º habilitação é necessário passar por alguns critérios, como preencher formulários, ser aprovado em exame de aptidão física e mental e avaliação psicológica, após esta etapa, inicia-se o curso teórico com 45 horas aula, seguido por prova contendo 30 questões, se houver aprovação, iniciam-se as aulas práticas de direção com 20 horas aula, onde o condutor será avaliado.

A conscientização dos problemas no trânsito e o grande índice de acidentes foram fundamentais para o começo de um processo de mudanças. Os Centros de Formação de Condutores deram início a novos cursos como adição e mudança de categorias, cursos de renovação e reciclagem. Abriram portas para novas profissões, como os instrutores, que são profissionais capacitados, onde passam por um curso técnico para melhor orientar seus alunos.

Em cada estado há um DETRAN, órgão responsável por credenciar os Centros de Formação de Condutores para desenvolver o processo de habilitações, seguindo normas e orientações da autarquia e sendo fiscalizados pela mesma.

O número de veículos que transitam em nossas vias aumentou demasiadamente assim como os condutores, e como consequência, os acidentes, os danos, os feridos e as mortes. A maneira de diminuir os acidentes é a rígida e eficaz fiscalização dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, com autuações e multas que tragam punições ao infrator de maneira que ele se adeque sistematicamente à forma correta de dirigir.

3 CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO

O novo Código de Trânsito Brasileiro entrou em vigor em 01/1998 e tem como uma das principais características o seu rigor nas penalidades, não só pelo valor pecuniário das multas, mas trás outras consequências como a apreensão do veículo, pontuação, que pode implicar no direito de dirigir, entre outros...

A principal meta é conseguir através deste, retirar o Brasil da incomoda posição de campeão mundial de acidentes, para isto a lei torna rigorosa, determinando substancialmente o aumento de multas e modificando a gravidade das infrações.

O Código de Trânsito Brasileiro além de organizar a administração do Sistema Nacional de Trânsito, estabeleceu diversas normas de conduta para os usuários da via, contudo ele estatuiu que o trânsito em condições seguras seja um direito de todos, para a redução do número de acidentes e mortes.

O Código de Trânsito Brasileiro tem como principais objetivos:

*Aumentar a segurança no trânsito

*Promover a educação no trânsito

*Garantir mobilidade e acessibilidade com segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com