TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transito

Seminário: Transito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2013  •  Seminário  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Trânsito

Atualmente, com o aumento do número de veículos nas ruas, tem se visto que os acidentes de trânsito são uma constante. O consumo de bebida alcoólica bem com a imprudência dos motoristas são os principais motivos pelos quais estes acontecem, trazendo graves consequências para o indivíduo e para a sociedade. Apesar das campanhas de prevenção ainda se vê um número significativo de acidentes o que traz a tona o descaso do poder público e da sociedade em geral. Em vista disto o governo tem que investir mais na reabilitação das vítimas dos acidentes com mais gastos hospitalares, diminuição de produção, custos previdenciários devido a fraturas e incapacidades causadas pelo trauma.

Depois da segunda guerra mundial o automóvel tornou-se um fenômeno em todo o mundo pois era visto como um símbolo de destaque na sociedade. Nos dias atuais o meio de transporte automotivo tornou-se indispensável pelo conforto e mobilidade que ele proporciona. As facilidades para adquirir um carro ocasionam um aumento na quantidade de automóveis nas ruas, somando tudo isso tornou-se o caos , pois com o crescimento do fluxo de veículos e a imprudência dos condutores o índice de acidente aumentou, consequentemente a incidência de fraturas só tem crescido sendo estas as principais causas de invalidez de pessoas na faixa mais ativa, acarretando a sociedade um desfalque na população economicamente produtiva.

Outros influenciadores dos acidentes de trânsito são faixa etária e sexo, já que estes são mais frequentes em homens com idade entre 15 e 24 anos de idade de acordo com dados do DETRAN em 1997, já em 2010 em pesquisa feita com condutores de várias cidades do Rio Grande do Sul o DETRAN constatou que um dos principais fatores de risco é o individualismo do condutor, que vê o trânsito apenas do seu ponto de vista de acordo com seu modo de dirigir, tendo um pensamento egoísta da situação de modo que ao relatar as imprudência, falam apenas daquelas as quais atrapalham seu trajeto. O DETRAN também apresenta como fator de risco a educação, a disputa pelo espaço urbano, instabilidade emocional, distração no trânsito e como último motivo das possíveis impudências o planejamento urbano, mostrando assim que o maior dificultador de um trânsito mais seguro é o condutor que associa muitas vezes alta velocidade ou bebidas alcoólicas a direção.

Por tanto, é importante ressaltar que existem programas de conscientização, mas que ainda são de baixa proporção sendo a maior influência na redução dos acidentes as multas. Tanto os condutores quanto os pedestres ainda não se veem como parte formadora da sociedade, e que devem respeitar acima de tudo a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com