TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Esgotos

Trabalho Universitário: Tratamento De Esgotos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 7

Artigo Identificação da acidez e basicidade de soluções

Resumo

Observou-se o PH de algumas substâncias utilizando os indicadores: Fenolftaleína, Alaranjado de metila e Azul de bromotimol. Destacou-se o indicador de bromotimol que fica azul em meio básico e vermelho em meio ácido. Observou-se que o Cobre não reage com o ácido clorídrico, porém o Zinco reage em função das características de reatividade dos metais, percebeu-se também a liberação de gás em algumas reações como por exemplo a de neutralização.

Introdução

Os conceitos de ácido e bases foram definidos por vários químicos, entre eles Arrhenius que define um ácido como qualquer substância que pode aumentar a concentração do íon H3O+, em solução aquosa. Por outro lado uma base é uma substancia que aumenta a concentração do íon hidróxido em água. Já os cientistas T.M. Lowry e J.N. Bronsted definiram ácido como uma substância capaz de doar um próton (isto é um íon de hidrogênio, H +), uma base então é definida como uma substancia capaz de aceitar um próton de um ácido. De maneira mais simples, ácido é doador de próton e base é receptor de próton¹.

Indicadores: São substâncias capazes de mudar de cor dependendo das características físico-químicas da solução na qual estão contidos, em função de diversos fatores, tais como pH, potencial elétrico, complexação com íons metálicos e adsorção em sólidos¹. Os indicadores ácido-base ou indicadores de pH são substâncias orgânicas fracamente ácidas (indicadores ácidos) ou fracamente básicas (indicadores básicos) que apresentam cores diferentes para suas formas protonadas e desprotonadas².

Reatividade dos metais: A reatividade química dos metais varia com a eletropositividade, logo quanto mais eletropositivo for o elemento, mais reativo será o metal. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência de perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade3.

Reações químicas: São as transformações que ocorrem nas substâncias em relação ao seu estado inicial, essas modificações dependem do tipo de reação pela qual os reagentes irão passar, um dos critérios utilizados para determinar o tipo de reação é a comparação entre o número de substâncias que reagem e o número de substâncias produzidas.

Reações de Síntese: Estas reações são também conhecidas como reações de composição ou de adição. Neste tipo de reação um único composto é obtido a partir de dois compostos.

Reações de Decomposição: Como o próprio nome diz, este tipo de reação é o inverso da anterior (composição), ou seja, ocorrem quando a partir de um único composto são obtidos outros compostos.

Reações de Simples troca: Estas reações ocorrem quando uma substância simples reage com uma substância composta para formar outra substância simples e outra composta. Estas reações são também conhecidas como reações de deslocamento ou reações de substituição.

Reações de Dupla troca: Estas reações ocorrem quando duas substâncias compostas resolvem fazer uma troca e formam-se duas novas substâncias compostas³.

Este artigo apresenta através de experimentos, as características dos ácidos e bases vistas em laboratório. As reações dos indicadores ácidos-bases observados, demonstraram o comportamento das soluções em contato com substâncias ácidas ou básicas, além disso percebermos que muitos dos produtos que utilizamos no dia a dia, possuem esse caráter, proporcionando em muitos casos o equilíbrio no meio ambiente e no corpo humano.

Experimental

As nossas práticas foram baseadas nos fluxogramas abaixo:

Parte I – Indicadores ácido-base

Parte II – Ação de ácidos fortes sobre bases, metais e carbonato

Parte III – Medida do pH de soluções

Resultados e Discussões

Resultado

Parte I – Indicadores ácido-base

Misturou-se a solução de ácido clorídrico, com o indicador ácido-base fenolftaleína, não ocorreu mudança de cor na solução, pois a fenolftaleína não reage em meios ácidos.

Misturou-se a solução de ácido clorídrico, com o indicador Alaranjado de Metila, a solução mudou a coloração para vermelho, pois o comportamento desse indicador em meios ácidos é a alteração da cor da solução para vermelho.

Misturou-se a solução de ácido clorídrico, com o indicador Azul de bromotimol, a solução mudou a coloração para a cor amarelada, pois em meios ácidos o indicador azul de bromotimol indica a cor amarela.

Misturou-se a solução de ácido nítrico, com o indicador ácido-base fenolftaleína, não ocorreu mudança de cor na solução, pois a fenolftaleína não reage em meios ácidos.

Misturou-se a solução de ácido nítrico, com o indicador Alaranjado de Metila, a solução mudou a coloração para vermelho, pois o comportamento do indicador Alaranjado de Metila em meios ácidos é a alteração da cor da solução para vermelho .

Misturou-se a solução de ácido nítrico, com o indicador Azul de bromotimol, a solução mudou a coloração para a cor amarelada, pois em meios ácidos o azul de bromotimol indica a cor azul.

Misturou-se a solução de hidróxido de sódio, com o indicador ácido-base fenolftaleína, a solução alterou a sua cor para o rosa intenso, pois em meios básicos o indicador fenolftaleína muda a coloração da solução para a cor rosa intensa.

Misturou-se a solução de hidróxido de sódio, com o indicador Alaranjado de Metila, a solução ficou na cor amarela, pois esse é o comportamento do indicador em meios básico.

Misturou-se a solução de hidróxido de sódio, com o indicador Azul de bromotimol, a mudança de cor ocorreu e o resultado da solução foi a alteração para a cor azul.

Parte II – Ação de ácidos fortes sobre bases, metais e carbonato

Ao misturar cobre metálico com a solução de ácido clorídrico não ocorre nenhuma reação. Este comportamento é devido ao cobre metálico ser menos reativo que o hidrogênio, impedindo assim a sua reação.

Os grãos de zinco metálico ao serem misturados com a solução de ácido clorídrico provocam a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com