TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Traçar um plano estratégico de marketing para a empresa O Boticário

Tese: Traçar um plano estratégico de marketing para a empresa O Boticário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Tese  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  1.198 Visualizações

Página 1 de 2

plano de negócio para abrir uma franquia do O Boticário no Brasil é necessário um investimento a partir de R$ 250.000,00, tendo um prazo de retorno de 18 a 36 meses, a um faturamento médio de R$ 70.000,00 por mês e lucratividade de 8 a 10% do faturamento bruto. A taxa mensal de franquia é de até 38% sobre compras.

OBJETIVO DO TRABALHO

Traçar um plano estratégico de marketing para a empresa O Boticário. Este

planejamento será realizado através da análise das cinco forças que moldam a indústria (poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, ameaça de novos entrantes, ameaça dos produtos substitutos e a concorrência dentro da indústria) juntamente com o modelo SWOT (oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos).

METODOLOGIA

Foi realizada entrevista com a proprietária da franquia da empresa O Boticário,

localizada no centro da cidade de Guaíba. Na entrevista, de caráter informal, foram realizadas perguntas sobre as cinco forças que moldam a indústria bem como sobre o modelo SWOT. As respostas serviram como base para nortear este trabalho bem como o planejamento estratégico apresentado a seguir.

AS FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER

Ao estudar diversas organizações de negócios, Michael Porter propôs que as

estratégias utilizadas no nível de negócios sejam o resultado da análise das cinco forças competitivas que existem no ambiente da empresa. Estas forças auxiliam a empresa a determinar sua posição em relação ao mercado e a concorrência (KOTLER, 2000). A seguir a descrição das cinco forças de Porter segundo Kotler (2000):

a) Poder de barganha dos compradores:

A influência dos clientes sobre a empresa aumenta à medida que estes se informam a

respeito das promoções, preços e opções de produtos disponíveis no mercado. No caso das franquias de O Boticário os produtos são padronizados e o preço é tabelado, apenas existindo a possibilidade de o cliente utilizar o cartão fidelidade que é disponibilizado sem custo. Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com