TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO ANUAL DE MARKETING REFERENTE À EMPRESA ARCA PISOS

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 11

ESAMC – Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação

Graduação em Administração de Empresas e Relações Internacionais

PLANO ANUAL DE MARKETING REFERENTE À EMPRESA ARCA PISOS

Ana Paula Panza

Felipe Castro

Fernanda Chaurais Corrêa

Lilian Teixeira

Nicolas Taveiros

Ana Paula Panza

Felipe Castro

Fernanda Chaurais Corrêa

Lilian Teixeira

Nicolas Taveiros

PLANO ANUAL DE MARKETING REFERENTE À EMPRESA ARCA PISOS

Trabalho referente a Disciplina de Marketing IV sob orientação do professor Renato Cecchettini, referente ao Curso de Graduação de Administração de Empresas e Relações Internacionais.

Ana Paula Panza

Felipe Castro

Fernanda Chaurais Corrêa

Lilian Teixeira

Nicolas Taveiros

PLANO ANUAL DE MARKETING REFERENTE À EMPRESA ARCA PISOS

Trabalho referente a Disciplina de Marketing IV sob orientação do professor Renato Cecchettini, referente ao Curso de Graduação de Administração de Empresas e Relações Internacionais.

PROFESSOR: Renato Cecchettini

ANÁLISE:

RESUMO


  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Inicialmente como Arca, a empresa foi criada em 1999 por Gerci Silva Nunes Jr. a fim de comercializar diversos tipos de materiais para construção. Totalmente independente e localizado na Rodovia Campinas/Monte Mor – km 3,5 desde então, esta iniciativa surgiu pela primeira vez na família e este pequeno empreendedor sempre tocou o negócio sozinho, isto é, assumia todas as funções de uma micro empresa.

Muito religioso, Gerci tem uma história interessante sobre a escolha do nome da empresa: pensando em representar a variedade de produtos oferecidos pela sua empresa, escolheu o nome bíblico da Arca de Noé que também possuía grande variedade de espécie de animais.

Uma das primeiras oportunidades como dono deste novo negócio foi a reforma da Igreja Universal do Reino de Deus na catedral localizada na Avenida João Jorge em Campinas e em sequência reformas em templos em nossa cidade e também na RMC (Região Metropolitana de Campinas), como Itu e Limeira.

Com o passar dos anos, Gerci se deparou com algumas dificuldades de micro empreendedor, uma delas seria a necessidade de prestação de serviços, ou seja, além de fornecer os materiais para a construção também precisava de pessoal especializado para realizar a mão-de-obra. Foi então que, em 2006, assumiu um novo caminho: a especialização na área de assentamento de pisos intertravados (bloquetes) e guias pré-moldadas, sendo conhecido agora como Arca Pisos. Neste momento, a empresa ganhou uma nova estrutura uma vez que foi legalmente aberta, obtendo um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e razão social.

[pic 1]

Figura 1 – Máquina responsável por realizar os pisos

Sempre com muito sucesso, as principais obras desta empresa desde seu ano de início foram, em ordem decrescente:

  • Log-in Logística Intermodal S/A – 31.000 m²
  • Urânio – 12.000 m²
  • AGV Empreendimentos – 10.000 m²
  • Sesi Mogi-Guaçu – 6.000 m²
  • Igreja do Nazareno de Campinas – 6.000 m²
  • J. Fonseca Construtora – 6.000 m²
  • Walmart – 5.000 m²
  • Rodoanel Sul – 3.500 m²

Sabendo que a missão da uma empresa demonstra, em essência, o propósito da mesma no mercado, a Arca Pisos define como garantir a excelência na entrega dos produtos para o ramo de construção civil e também os profissionais mais especializados para a realização dos serviços. Já a visão podemos definir como as articulações das aspirações de uma empresa para seu futuro e neste caso temos o anseio em estar entre as principais empresas fornecedoras de materiais para construção e serviços especializados de Campinas. Por fim, os valores são traduzidos como uma crença que orienta julgamentos e ações por meio de objetivos específicos e imediatos, ou seja, para a empresa em questão, representa a pontualidade na prestação dos serviços, honestidade e a melhor qualidade com preço justo.


  1. PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DOS PISOS

Inicialmente, o pó de pedra, o corante e o cimento são mesclados pela misturadeira.

[pic 2][pic 3]

Após este procedimento, toda a mistura é levada por uma esteira, até a máquina responsável por realizar os pisos.

[pic 4]

[pic 5]

Por fim, a máquina realiza os pisos conforme o formato das formas finas que vão dentro da mesma.

[pic 6]

A fim de facilitar a disposição e movimentação dos pisos, pequenas tábuas são inseridas diretamente na máquina, de forma que os mesmos sáiam já enfileirados evitando que os funcionários tem que empilhar um por um. Após este procedimento, as tábuas são dispostas em pallets – estrado de madeira, metal ou plástico que tem a finalidade de servir na movimentação de cargas como elemento de otimização logistica – e, assim, são direcionados às respectivas obras.


  1. SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING (SIM)

[pic 7]

O Sistema de Informações de Marketing é formado por pessoas, equipamentos e procedimentos. Para Kotler pode ser descrito como uma “estrutura contínua e interagente de pessoas, equipamentos e processos, que congregam, classificam, analisam, avaliam e distribuem as informações convenientes, oportunas e corretas para uso dos responsáveis pelas decisões de marketing, para incrementar o planejamento, a implementação e o controle de marketing’. O conjunto formado por procedimentos e métodos visa gerar, analisar, disseminar e armazenar informações a fim de contribuir com a melhoria do processo de tomada de decisão em marketing, reduzindo o grau de incerteza e o risco de erros nas escolhas dos gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (318.8 Kb)   docx (514 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com