TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento para "trabalhadores do conhecimento"

Resenha: Treinamento para "trabalhadores do conhecimento". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Formação por "trabalhadores do conhecimento", pessoas cuja produção se distingue pela atribuição de valor à informação.

Sempre que as pessoas se reunem para chegarem a um consenso, seja numa reunião de planejamento executivo ou como uma equipe trabalhando para chegar a um produto partilhado, tem num sentido concreto um QI de grupo, que é a somo total dos taletnos e aptidões de todos os envolvidos. A forma como realizarão a sua tarefa bem como o êxito que obterão, serão determinados pelo nível desse QI. A chave para um alto QI é a harmonia existente entre os membros que o compõem. É essa capacidade de harmonizar que, mantida a igualdade de condições em tudo mais, tornará um grupo especialmente talentoso, produtivo e bem-sucedido, e fará outro - com membros cujo talento e habilidade são iguais em outros aspectos se sair mal.

Quando as pessoas se reunem para trabalhar em equipe, cada uma porta consigo, certos talentos (fluência verbal, critividade, empatia, conhecimento técnicos, ...). Embora um grupo não possa ser mais "inteligente que a soma total dessas forças específicas, pode ser muito mais burro caso seus mecanismos internos não permitam que as pessoas exibam seus talentos.

Num exercício, as pessoas muito ávidas para paricipar eram um peso para o grupo, reduzindo o peso geral; os ansiosos pés-de-boi eram controladores ou dominadores demais. Essas pessoas parecem não ter um elemento básico de inteligência social, u seja de reconhecer o que é bom e o que não é no toma-lá-dá-cá. Outro peso morto é aquele que não participa do trabalho.

A harmonia permite a um grupo aproveitar o máximo as capacidades mais criativas e talentosas de seus membros, quando por medo ou raiva, rivalidades ou ressentimentos, as pessoas não conseguem dar o melhor de si.

Muitas coisas que as pessoas fazem no trabalho dependem de sua capacidade de recorrer a uma dispersa rede de colegas; diferentes tarefas podem implicar o recurso a diferentes memboros da rede de trabalho. A possibilidade das pessoas formarem uma rede, transformá-la numa equipe temporária, apenas para aquele fim, é fator crucial para o sucesso no trabalho.

QI emocional "estrelas" - são mais capazes de motivar-se e de transformar suas redes informais em equipes improvisadas. As diferenças que as estrelas utilizam estratégias internas e interpessoais para fazer o trabalho, e mantiam uma rede de pessoas-chaves. As coisas fluem mais suavemente para os que se destacam poque eles investem tempo no cultivo de bons relacionamentos com possoas cujos servios podem ser necessários numa emergência, como parte de uma instantânea equipe improvisada para resolver um problema ou lidar com uma crise. Os profissionais-estrela, raramente enfrentam dificuldades de demora de resposta de outros membros, porque se dão ao trabalho de montar redes confiáveis antes que venham a precisar delas. Quando ligam para alguém, quase sempre obtém uma resposta mais rápida. A rede informal mostra seu valor quando numa urgência. Altamente adaptáveis, as redes informais movem-se diagonal e elipticametne, saltando funções inteiras para chegar a um resultado.

A análise de redes informais mostra que, apesar trabalharem juntas diariamente, não necessariamente as pessoas trocarão confidências íntimas, nem recorram umas às outras em momentos de crises. Na verdade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com