TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinando treinadores para treinar ao longo da história da educação

Projeto de pesquisa: Treinando treinadores para treinar ao longo da história da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.789 Palavras (12 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 12

Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera - Uniderp

PóloZappeion

Disciplina: Fundamentos da Gestão em Educação

Tutor à distância:

PEDAGOGIA

Mirian Angélica O. Silva RA 347092

Rosa Fátima da Silva RA 291227

Rose Meire de O. L. Jurkfitz RA 344242

Vera Nice A. Marques RA 309146

Renata C. Andreatta Brigatto RA331712

Campo Grande – MS, 2014

Introdução

Este estudo apresenta informações a respeito da formação de gestores educacionais ao longo da história da educação, reflexão crítica sobre “Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública”, que faz parte das atribuições do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Conhecer a dinâmica sobre o Projeto Político Pedagógico de uma escola e a realidade social em que vivem os alunos, bem como as propostas em andamento e as desenvolvidas pelos mesmos. Refletir sobre o que significa desenvolver uma gestão democrática na escola e o quando a gestão é participativa.

Através desta buscaremos compreender a importância da gestão educacional para a Educação. Identificar Problematizar o Projeto Político Pedagógico da escola.

Formação de Gestores Educacionais ao longo da História da Educação

O papel dos gestores educacionais ao longo da história vai muito além do aspecto administrativo, para o sucesso da sua gestão é necessário ser um líder, atento às questões administrativas, pedagógicas e de relacionamento interpessoal, e ter predisposição para o trabalho coletivo, a participação, o diálogo, a autonomia, a responsabilidade são práticas indispensáveis ao gestor democrático. A descentralização do poder deve ser entendida como método de trabalho coletivo que delega, divide atribuições e responsabilidades e ser articulador, alguém que consegue manter as aspirações, os desejos, as expectativas da comunidade escolar e articula a adesão de todos os segmentos na gestão dos projetos e planos da escola.

No âmbito das políticas federais a formação continuada de gestores da educação básica passou a ser enfatizada a partir de 2003, quando a gestão eficiente e eficaz era vista como elemento essencial para a boa qualidade do sistema de ensino , ou seja, centrava-se no trabalho a responsabilidade pela elevação da qualidade nas escolas públicas, além da ênfase que se dispensou a direção democrática como conquista social.

O gestor escolar como um dos principais protagonistas em atuação no ambiente, que traz em seu conceito as mudanças da sociedade, faz-se necessário que este sujeito consiga agregar a sua atuação de forma acertada e condizente com a comunidade atendida.

Qual o papel do gestor educacional e escolar para a modernidade?

O papel do gestor para a modernidade é imprescindível para dar sentido às novas conquistas e efetivar as relações democráticas e escolares. Para isso faz-se necessário que se invista na mudança de atitudes dos profissionais da educação da escola para que os mesmos aceitem os novos desafios através de estimulo e queiram ir além dos seus próprios limites.

Neste contexto, explicitar o papel do gestor, em face de uma gestão democrática, articulador e mediador das propostas pedagógicas no âmbito escolar. O objetivo é prestar uma ajuda para que se esclareça que quando se quer pode-se realizar uma gestão participativa, onde todos têm voz e vez, priorizando um estudo de qualidade e com a participação de todos os envolvidos.

O diretor escolar tem como função tornar a escola menos excludente, pois existe planejamento, preocupação de estar tendo um ensino voltado para todos, estamos contribuindo para uma educação de qualidade. A escola tem que investir mais na formação continuada de seus profissionais, dando assim aos mesmos suportes para que possam ter segurança e capacidade de inovar. Por isso a gestão escolar é o foco principal para dar suporte aos profissionais e incentivá-los para as transformações.

Suas especificidades estão enunciadas nos regimentos escolares e no projeto pedagógico (também denominado proposta pedagógica) da escola. Parte do plano escolar ou plano político pedagógico de gestão escolar também inclui elementos da gestão pedagógica, objetivos gerais e específicos, metas, plano de curso, plano de aula, avaliação e treinamento da equipe. A escola que possui um gestor que visa o sucesso escolar de seus alunos tem a família como aliada na caminhada, onde os pais satisfeitos com o sucesso dos filhos atuarão junto à escola elevando inclusive o nome da instituição.

Na organização escolar o papel do gestor muito contribui e quando pensamos em gestores autônomos percebemos que são necessários regulamentos para que a escola norteie seu trabalho, mas deve se levar em conta que cada escola no âmbito e clientela se difere entre si e que a postura do gestor na tomada de decisões tem caráter decisivo, porém esbarra nas leis vigentes, o que dificulta e fragmenta o processo.

A LDB de 1996 foi á primeira das leis de educação a dispensar atenção particular á gestão escolar, atribuindo um significativo número de responsabilidade ás unidades de ensino. Esta perspectiva assinala um momento em que a escola passa configurar-se como um novo foco da política educacional.

Segundo a LDB a elaboração e a execução de uma proposta pedagógica são a primeira e principal das atribuições de escola, devendo sua gestão orientar-se para tal finalidade. Isto porque desta definição dependem muitas outras.

Quais são os objetivos do “Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública”?

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública é um programa de formação continuada de gestores escolares numa concepção do caráter público da educação e da busca de sua qualidade social, baseada nos princípios da gestão democrática, olhando a escola na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana.

Forma, em nível de aperfeiçoamento e especialização (Lato Sensu), diretores, vice-diretores e coordenadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com