TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trocando Ideias Na Educação Infantil

Dissertações: Trocando Ideias Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

O texto Uma abordagem integrada da aprendizagem propõe uma boa reflexão sobre o fato de saber ensinar, como ensinar e como podemos aumentar o desempenho mental das crianças. Este também estará enriquecendo o nosso conhecimento como educadores, ensinando diferentes maneiras de aprendizagem, formas de aplicação das informações necessárias para a aprendizagem. Se motivarmos nossos alunos com conceitos que sejam mais abstratos que podem funcionar na sua família isso irá proporcionar as crianças um bom conhecimento tanto individual ou em grupo familiar, mas para isso precisamos pensar o que fazer e como fazer para que isso aconteça.

“O sujeito em desenvolvimento, desde o nascimento, constrói seu conhecimento mediado pelas relações com o mundo físico e social, num permanente ato de formular hipóteses e confrontá-las via ação (física e mental), conferindo, revalidando ou reformulando os conceitos iniciais, o que reorganiza, não só o conhecimento, mas também a forma de pensar (AQUINO; VASCONCELOS; COLINVAUX, 2008, p.3).”

Objetivo do texto é promover conexões entre conceitos. Possibilita também o aprofundamento e compreensão da relação entre teoria e a prática que contribuem para uma formação crítica de cada criança. Percebe-se quanto o campo de conhecimento pode ser amplo, com uma diversidade capaz de intensificar a melhor atuação, é de extrema importância que o conhecimento seja visto com diversidade de expressões, para que haja respeito pelo desenvolvimento, conforme a suas capacidades.

Podemos ensinar nossos alunos fora da sala de aula, a aula pode ficar muito mais interessante este podem captar muitas experiências saindo da rotina ver algo diferente pode nos dar inspiração para novas coisas ou planos que temos e ainda não foi colocado em pratica por falta de uma ideia diferente do que se tem assim podendo entra mais em contato com o mundo real. As atividades artísticas estimulam varias expressões dos alunos, estes fazem muitas interpretações e tem um pensamento diferenciado um do outro, mas que no final parecem ser muito semelhantes.

Ao permitirmos que as crianças percebam conceitos sobre o funcionando da realidade familiar. Isso mostra que a criança aprendeu mais um conceito fundamental para seu desenvolvimento. Na história de Bintou ocorre quando Bintou não se conforma, questiona porque não pode ter tranças e sim os lindos birotes. Pois assim como nas experiências científicas o aprendizado passa de geração em geração e é aperfeiçoado com o tempo, como a avó que vem para a historia explicar para sua neta porque Bintou usava birotes e sua irmã usava tranças coloridas. No texto apresenta as experiências científicas que são ligadas com as diferentes áreas do currículo como o enriquecimento da aprendizagem e para um grande desempenho mental das crianças.

A história de Bintou nos aborda vários componentes da identidade das crianças, que fazem parte da infância, juventude, adultas, velhice. Podemos fazer comparações entre culturas e povos diferentes, por exemplo: as meninas brasileiras podem usar tranças desde a infância, mas com Bintou tudo era diferente, teria que atingir certa idade para fazer as tranças que tanto sonha. No continente africano também existem rituais que têm o cabelo como referência, na cerimônia de batismo, o cabelo do bebe é raspado. É a avó de Bintou que decide o penteado e ainda não teria chegado o momento de Bintou usar tranças que nem sua irmã, que já estava na juventude e poderia usar tranças.

Poderíamos iniciar um belo trabalho a partir desta história. Este trabalho poderia mostrar como somos todos iguais, não importa raça, religião, modo de pensar, apesar de tudo somos literalmente idênticos, talvez com isso poderíamos ajudar a diminuir o índice de preconceitos que ainda é muito grande neste mundo, se começar desde pequenos mostrando que existe diferenças mas que são diferenças para nos mostrar que precisamos ser diferentes e não exatamente iguais, isso fara uma grande diferença no futuro de uma criança de hoje.

Atividades:

Ensino da Matemática na Educação Infantil

Idade: 4anos

Objetivos: desenvolver a noção espacial, trabalhar números e figuras geométricas.

Desenvolvimento: fazer duas linhas paralelas, com uma distância de aproximadamente de 2 metros entre elas; posicionar-se atrás de uma das linhas e as crianças na outra; dirigir-se a uma das crianças inicie um dialogo com a mesma:

-Mamãe, posso ir?

-Pode.

-Quantos passos?

-Dois passos de elefante (largos).

-Mamãe, posso ir?

-Pode.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com