TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

|Tsunami De Divisas Internacionais No Pais

Artigos Científicos: |Tsunami De Divisas Internacionais No Pais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  2.201 Visualizações

Página 1 de 2

Os objetivos desta atividade são desenvolver conhecimentos básicos de economia e

mercado e matemática financeira, incentivando o aluno a acompanhar o noticiário

econômico para tomar sempre a melhor decisão na hora de solicitar crédito e/ou aplicar

seus recursos financeiros.

Por causa da atual crise na União Europeia, empresas desse bloco.

Econômico investiram cerca de US$ 23,4 bilhões no Brasil de janeiro a julho de 2011.

Esse valor representa, praticamente, 3 vezes o valor investido no mesmo período anterior

(2010). A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso

país? Qual é a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país?

Justifique sua resposta.

O fluxo de investimento focado no Brasil existiu porque, mesmo com a politica de diminuição dos juros o Brasil, nossos juros ainda eram bem altos em 2011, se comparado com o de outros países. Ate agora, em 2012, que ele abaixou mais ainda, ele ainda está mais alto que a media, sendo assim, investir aqui sempre foi rentável, além disso, a segurança é grande. A influencia da enxurrada de divisas no país é a valorização do real frente ao dólar (pois passou a ter muito dólar pra pouco real). Essa valorização real/dólar faz om que as importações sejam favorecidas em relação às exportações. O consumidor, que paga menos no importado e menos no nacional, que passa a competir com o produto de fora, bom pra inflação, que diminui frente à maior competitividade, mas é ruim para o empresariado nacional e, consequentemente, é ruim para o crescimento econômico (em curto prazo). Mas não foram as empresas que investiram aqui. Foram os investidores.

Segundo “Paulo Vicente, professor de estratégia da Fundação Dom Cabral “Este fluxo aumentou porque a estabilidade democrática do Brasil gera vantagens comparativas em relação a outros países dos Brics, composto ainda por Rússia, China e Índia. Ele avaliou também que Muitos têm medo de estar superinvestidos na China, devido à instabilidade do país; em algum momento eles vão parar de crescer e podem se dividir em outros países devido a movimentos separatistas.

Além disso , as empresas europeias tentam participar de programas do governo brasileiro como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e aproveitar o boom imobiliário vitaminado pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Conclusão:

Estes investimentos estão contribuindo para o crescimento do Brasil, onde o mesmo está subindo no rank mundial, e poderá crescer mais ainda com chegada da copa do mundo de 2014 e as olimpíadas de 2016, gerando assim mais credibilidade para o investidores estrangeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com