TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 Tubo Multicamada

Artigos Científicos:  Tubo Multicamada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 5

1.Objetivo:

O presente trabalho tem como objectivo a instalação de uma rede de abastecimento de águas sanitárias quente e fria em tubo multicamada

2.Caracterização das componentes

2.1 Materiais:

2.1.1 Tubagem Multicamada

Os tubos Multicamada fazem parte de uma nova geração de tubos onde convergem vantagens dos tubos metálicos com as dos tubos plásticos, minimizando os inconvenientes de ambos. O tubo é constituído por 5 camadas que se distribuem d seguinte forma:

1º - Camada de PE-RT;

2.º - Camada de adesivo especial;

3.º - Folha de alumínio sobreposta e soldadura longitudinal por ultra-sons;

4.º - Camada de adesivo especial;

5.º - Camada de PE-RT.

O PE-RT utilizado é um material especial de elevada resistência térmica.

O PE-RT é uma resina de polietileno de estrutura molecular única com uma cadeia principal de Etileno e ramificações controladas que proporcionam uma elevada força hidrostática a longo prazo.

Com a soldadura de alumínio por sobreposição, obtém-se uma ligação de maior largura aumentando o índice de segurança. A soldadura por ultra-sons não necessita de uma grande espessura de alumínio para formar uma lâmina. Assim, a espessura do alumínio não torna o tubo mais rijo, tornando a sua manipulação pós-produção muito fácil.

Os tubos Multicamada, são produzidos com uma espessura optimizada d lâmina de alumínio para que ao ser dobrado, mantenha a sua estabilidade. Desta forma a montagem do tubo é claramente mais fácil, já que não é necessário muita força para o dobrar, mesmo à mão.

A lâmina de alumínio determina uma característica importante do tubo, a dilatação. Dado que a ligação existente entre as camadas de polietileno e alumínio é fixa, a dilatação do tubo é reduzida ao factor de dilatação do alumínio, correspondendo aproximadamente à de um tubo metálico.

Sendo a camada interior e exterior de PE-RT resistente à temperatura, obtém-se um tubo resistente à corrosão e pela sua superfície lisa não permite que se acumule qualquer tipo de sedimentos, prevenindo a formação de calcário.

Características:

 Baixa rugosidade;

 Resistente à corrosão;

 Expansão térmica insignificante;

 100% anti-difusão de oxigénio;

 Bom comportamento ao envelhecimento;

 Fornecimento em rolos ou em varas;

 Excelente resistência ao rebentamento a longo prazo;

 Forma estável;

 Instalações simples e rápidas;

 Não transmitem ruídos;

 Não são afectados pelo pH da água;

 Boa estética nas instalações à vista;

 Grande flexibilidade;

 Alta resistência química;

 Grande resistência às tensões de trabalho;

 Pureza e atoxicidade;

 Evita depósitos de calcário.

2.1.2 - Acessórios:

2.2- Ferramentas/Equipamentos:

2.2.1- Equipamento de pressão

Máquina de pressão Alicate de pressão manual

2.2.2- Equipamento de corte/calibragem

Tesoura Calibrador c/punho Corta tubo

2.3- Mão-de-Obra

A mão-de-obra tem que ser realizada por um oficial com qualificação, geralmente dada pelos próprios fabricantes e/ou empresas de comercialização (ex:UPONOR,SANITOP,GIACOMINI…),e um ajudante com conhecimentos mínimos para realização desta actividade.

3. Caracterização das Actividades

3.1- Diagnóstico e Preparação do Suporte

A superfície, o suporte na obra para a realização desta tarefa devem estar completamente limpos, isentos de entulhos ou outros materiais que dificultem a sua realização. As alvenarias de tijolo devem estar completamente concluídas para ser possível iniciar os trabalhos.

Procede-se à marcação dos traçados, que definem os rasgos nas alvenarias de tijolo, para impregnação das tubagens e acessórios para futura colocação dos equipamentos, bem como para passagens de colunas de água quente e fria para pisos superiores e/ou inferiores, respeitando o que esta definido no projecto.

3.2- Recepção de Tubos e Acessórios

Ao receber o material que chega à obra (tubos e acessórios) procede-se à sua verificação no que diz respeito aos tubos e suas homologações e se os acessórios são completamente compatíveis com estes, ainda se condizem com os diâmetros pedidos, acordados e constantes do projecto.

3.3- Aplicação dos Ramais de Água Quente e Fria

Procede-se à cravação das caixas de colector e caixas de aparelhagem para acessórios de rosca final para futura ligação dos equipamentos. Esta cravação será feita na alvenaria de tijolo nos locais devidamente determinados pelo projecto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com