TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tubulaçoes

Seminário: Tubulaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Seminário  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 10

Tubulação

A função da tubulação em um sistema hidráulico ou pneumático é a de atuar como um condutor à prova de vazamentos do fluído. A tubulação em um sistema de potência fluida pode ser comparada ao encanamento de água em uma casa.

A tubulação ou encanamento em um sistema de potência fluida é frequentemente motivo de reflexão posterior, com o resultado que quase sempre é uma fonte de problemas. É importante que a tubulação em qualquer sistema de potência fluida seja adequadamente arranjada para proporcionar máxima eficiência e operação sem problemas.

Classificação

As tubulações podem ser classificadas em três categorias: rígidas, semi-rígidas e flexíveis ou mangueiras.

Canos Rígidos

O cano rígido é encontrado em quatro categorias:

Standard (STD) ou Classe 40

Extraforte (XS) ou Classe 80 para 1000 psi

Duplo Extraforte (XXS)

Pneumática e Hidromecânica

Os calibres de canos são especificados pelo diâmetro interno nominal como ¼ , ½ , ¾ e 1 ¼ polegadas. Todas as categorias de um só calibre possuem o mesmo diâmetro externo, mas o diâmetro interno real varia, segundo a espessura da parede do tubo.

As conexões usadas em conjunto com os canos de aço são os cotovelos, desvios, tês e uniões.

Semi-Rígidos

Os tubos inconsúteis (inteiriços) de aço, alumínio e cobre são todos utilizados para sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Tubos Flexíveis (Mangueiras)

A mangueira flexível é usada para muitos tipos e categorias de serviços. A mangueira é especificada normalmente pelos diâmetros interno e externo.

O chamado tubo é forro ou parte que entra no contato com o fluído ou material que está sem conduzido. A carcaça é uma estrutura de sustentação da mangueira, que fica entre o tubo e a cobertura. O material da carcaça pode ser algodão, fibra sintética, asbestos ou fio metálico e pode ser trançado, tecido, entrelaçado ou enrolado espiralmente. A cobertura é o elemento de revestimento externo da mangueira. A pressão de ruptura é a pressão na qual a mangueira é arruinada e tornada inadequada para serviço posterior.

Características Gerais da Instalação de Tubulações

Várias regras são importantes na instalação de tubulações. Algumas delas são:

1. A tubulação deve estar limpa. Certifique-se de que não há incrustações no interior dos tubos.

2. A tubulação deve ter uma área de seção transversal grande bastante para que o fluído passe com baixa resistência. O diâmetro do tubo é determinado normalmente pelo tamanho das aberturas dos componentes aos quais é ligado.

3. A tubulação deve ser tão curta quanto possível com o mínimo possível de curvas. AS curvas fechadas devem ser eliminadas sempre que possível.

4. Quando o cano é instalado, deve ser apertado seguramente. Descansos e suportes devem ser utilizados para evitar vibração. Em certos casos de vibração excessiva, frequentemente é útil inserir um trecho de mangueira flexível.

Planejamento de um Sistema de Distribuição a ar Comprimido

Uma queda de pressão entre o compressor e o ponto de utilização do ar comprimido é uma perda que não pode ser recuperada. O sistema de distribuição em uma instalação de ar comprimido é um fator importante.

Instalação de Canos Rígidos

Quando os canos rígidos são usados em uma instalação, devem ser adotados canos padrões para sistema pneumáticos, e os Classe 80 ou da Classe 160 devem ser usados para os sistemas hidráulicos que exijam pressões de até 1000 psi (7 MN/ m2) e a Classe 160 para pressões de até 3000 psi (21MN/m2).

As extremidades dos canos de aço podem ser rosqueadas através de uma tarraxa de canos. Além disso, as extremidades dos canos podem ser soldadas um flange de soldagem, que se ajusta a uma conexão combinada de uma válvula ou de um cilindro.

Instalação de Tubos Semi-Rígidos

Após determinar o comprimento necessário dos tubos, o passo seguinte é corta-los. É importante fazer essa tarefa aproximadamente, deve-se tomar para não distorcer, achatar ou lascar os tubos durante seu corte. O corte final deve ser reto, homogêneo e livre de rebarbas externas e internas. Recomenda-se um corta-tubos na feitura do corte adequado. Remova a rebarba dos trechos de metal, a extremidade dos tubos deverá ser limpa. Após preparar a extremidade do cano, este deve ser limpo. A passagem de um jato de ar comprimido pelo tubo é um dos métodos para limpá-lo.

Se forem usadas conexões alargadas será necessário, claro, alargar a tubulação. A operação de alargamento pode ser realizada por meio de um dispositivo ou máquina de alargamento mecânico, entretanto são comumente utilizadas ferramentas de alargamento manual. Algumas dessas são do tipo da ferramenta de alargar a martelo.

Os tubos devem ser curvados por operação manual ou mecânica. Um curvador de tubos operado a manivela e um curvador de tubos operado a alavanca. Um curvador de tubos manual preso numa morsa e um curvador de tubos de engrenagem. As curvas não devem ser muito fechadas, o raio da menor curva (de linha de centro à linha de centro da tubulação) deve medir cerca de três vezes o diâmetro externo dos tubos.

Deve-se tomar cuidado para evitar o enrugamento e o achatamento dos tubos.

A tubulação deve ser cuidadosamente instalada. O cuidadoso planejamento anterior pode evitar dificuldades reais. Ligações em linha reta, particularmente de comprimentos curtos, deve ser evitadas onde for possível.

A tubulação não deve ser usada para suportar outros tipos de dispositivo. A superfície do alargamento e a base da conexão devem estar limpos e livres de sujidade quando forem usadas conexões alargadas.

Instalação de Tubulações Flexíveis

As maneiras corretas e incorretas de instalar mangueiras. Os conjuntos de mangueiras, isto é, a mangueira e suas conexões são de dois tipos: os que são permanentemente unidos na fábrica, e os com conexões reutilizáveis. Um método no qual as conexões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com