TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Ensaios: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  3.420 Palavras (14 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

O papel da negociação é importante para auxiliar na resolução de conflitos, é preciso ter ética nas decisões e nas negociações.

É importante destacar os tipos de negociação e os perfis do negociador que são fundamentais na solução de conflitos e para um bom processo de negociação.

Negociar se tornou uma das maiores habilidades humanas, por isso é essencial saber como agir em uma tomada de decisão. É preciso buscar aceitação das idéias, propósitos e interesses, visando melhor resultado, é preciso que todas as partes entendam que todos foram ouvidos, que todos argumentaram e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.

Um bom negociador resolve conflitos de forma cooperativa, produzindo ótimos resultados para todos. O mundo globalizado trouxe muitas mudanças, para tanto os negociadores devem adaptar-se.

PREPARAÇÃO PARA AS NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Diante de todo o esforço que foi demonstrado durante o ano, quer seja nas responsabilidades que foram assumidas, ou na dedicação à empresa onde o trabalho foi duro, tem também o ingresso no curso superior na área de gestão. Receber um não, quer dizer que é preciso levantar a cabeça e não se deixar abater, lutar para demonstrar que um aumento salarial, será uma motivação para que se continue a trabalhar duro, dando o melhor de si para o melhor desempenho da empresa. É necessário que seja demonstrado a gerência o interesse em continuar na empresa, expondo assim, o ingresso no curso superior de gestão, para assim ter o reconhecimento e a valorização do trabalhador em todas suas dimensões.

Receber uma resposta negativa nunca é bom, porém é preciso se preparar para recebê-la, e com isso obter mais força pra correr atrás do que se almeja. No começo é melhor que se recue e quando no momento certo exponha novos argumentos e com embasamento.

O certo a fazer é pedir que a chefia venha analisar a resposta dada, pois tem o fato de o funcionário se sentir apto a um aumento salarial, além dele ter se preparado muito não só com novas técnicas que se aderem a inovação que o mundo de hoje impõe, mas também por estar se dedicando ao máximo para o bom desempenho e crescimento da empresa. Tem o fato dele se ver também como um modelo para os demais funcionários desta organização, pois há a preocupação com todas as áreas trabalhadas na empresa sempre buscando de alternativas positivas para o melhor da empresa e de todos que estão presentes, além de trazer aos demais um pouco de tudo que foi aprendido em anos de estudos e cursos especializados não só na área em que se atuou mas nas outras para que pudesse estar a par de tudo e com soluções objetivas. Com base nos fatos relatados solicitar que a chefia reveja a resposta dada para a solicitação de aumento salarial.

No espaço que trabalha procure conhecer mais sobre os chefes, pense no que tem feito nos últimos tempos. Buscar argumentos para obter um sucesso, ser seguro no que fala tentar sempre que a situação esteja a seu favor, para que fique tranqüilo. Ter firmeza nas suas atitudes, deixando de lado a vergonha. Mas sempre se lembrando da área que trabalha e o perfil da empresa. Sempre tomar cuidado com o que fala, controlar a ansiedade, olhar sempre para a pessoa com quem conversa. Essa iniciativa tem que ser na hora certa, no momento em que a empresa estiver em um bom desempenho.

Fale sempre bem da empresa o que vê para o crescimento e o que faria para o desempenho positivo da empresa. Não compare com o que seu colega ganha, mais se o seu salário estiver muito defasado em relação as mesmas atividades que você, o ideal e informar ao seu superior mais sem citar nomes.

Se o aumento tiver difícil tente outra forma. Mas nunca desista com um não, com essa resposta e hora d rever suas metas para que possa questionar em uma outra oportunidade.

E rever o que precisa fazer para obter uma resposta positiva.

Situações de negociação do filme: Uma mulher de talento

• Negociação entre Enri e seu patrão Dr.Masry, quando ele deseja que ela volte a trabalhar para ele em sua empresa de advocacia, eles negociam o quando ela irá ganhar trabalhando para ele novamente.

• Primeira negociação do Dr.Masry e Enri com um secretário da empresa PG&E sobre a venda da casa de uma moradora do local contaminado. O Advogado Dr.Masry não aceitou a proposta feita pelo secretário, devido o baixo valor proposto pela empresa.

• Negociação entre alguns moradores do local contaminado com Enri e seu patrão para efetivar a contrato com ela e o advogado. Os moradores aceitaram todas as condições propostas pelo advogado.

• A senhorita Enri negocia com seu patrão um aumento de salário, e algumas outras reivindicações. A principio do Dr.Masry não aceitou as condições, mas por fim se rendeu a suas reivindicações.

• Negociação de Enri e o advogado com a empresa PG&E, sobre o valor a ser pago como indenização aos moradores do local contaminado. A senhorita Enri não aceita o valor proposto pela empresa.

• O advogado faz uma negociação com os moradores para ver se eles aceitariam a sugestão da empresa PG&E de se fazer uma decisão amarrada, sem júri, onde o juiz julgaria sem apelação. O advogado apresenta aos moradores as vantagens que eles teriam de aceitar e a desvantagens de não aceitar. Os moradores aceitaram a sugestão da empresa.

• Foi feito uma ultima negociação com a empresa PG&E e o advogado e a senhora Enri, em que a empresa ofereceu um autovalor de indenização aos moradores. A senhora Enri e o Dr.Masry aceitaram o valor apresentado pela empresa, e o valor foi dividido entre os moradores.

CONCLUSÃO

Tomada a decisão de negociar, é importante definir a estratégia a ser utilizada. Acreditamos que o amanhã será bem melhor que o hoje, e isso só depende de nós, o caminho para um mundo melhor é o aumento da capacidade de negociação das pessoas que vivem nele. Quando entramos em uma negociação, temos certa expectativa do resultado que queremos obter. Esperamos obter ganhos e essa expectativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com