TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE PESAGEM E CÁLCULO DE DENSIDADE

Monografias: TÉCNICAS DE PESAGEM E CÁLCULO DE DENSIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  1.244 Visualizações

Página 1 de 4

TÉCNICAS DE PESAGEM E CÁLCULO DE DENSIDADE

TÉCNICAS DE PESAGEM E CÁLCULO DE DENSIDADE

Sumário

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVOS 4

3 MATERIAIS E MÉTODOS 4

3.1 Materiais 4

3.2 Métodos 5

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5

5 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

INTRODUÇÃO

O uso comum popularizou um erro sobre o qual todos devem ter consciência, referente a distinção entre massa e peso. É importante entender as definições destas duas grandezas; Massa - Medida da matéria contida em determinada região do espaço, e portanto constante em qualquer parte do planeta ou fora dele; Peso - Força com que qualquer massa é atraída para o centro de qualquer planeta, é variável com a posição na superfície do planeta e com a distância a este, sendo também influenciável por fatores como magnetismo, velocidade, etc.

Para a medida da massa dos reagentes e demais itens participantes dos inúmeros experimentos são utilizadas as balanças semi-analítica (também ditas de precisão) e as balanças analíticas.

BALANÇAS SEMI-ANALÍTICAS

São as de uso mais comum no laboratório, usualmente apresentam o prato para colocação de amostras exposto, mas é recomendável este ser protegido por uma simples caixa, pois leves correntes de ar podem levar instabilidade ao valor lido, ou até induzir a um erro de leitura.

1.2 BALANÇAS ANALÍTICAS

São as de uso mais restrito, especialmente na determinação de massas em análises químicas de determinação da quantidade absoluta ou relativa de um ou mais constituintes de uma amostra, usualmente apresentam o prato para colocação de amostras protegido por portinholas de vidro corrediças, pois leves ou até imperceptíveis correntes de ar podem levar instabilidade ao valor lido, ou até induzir a um grande erro de leitura. Devido a necessidade de extrema precisão das medidas efetuadas, estas devem ter salas específicas para sua manipulação, com condições ambientais controladas (temperatura, umidade,...), bem como observadas as condições da rede elétrica de fornecer voltagem dentro dos limites de tolerância especificados no manual de cada modelo.

Densidade como conceito é uma das propriedades dos sólidos, dos líquidos e inclusive a medida do grau de compactação de um material: sua densidade. A densidade é uma medida de quanto material se encontra comprimido num espaço determinado; em termos mais técnicos; densidade é a quantidade de massa por unidade de volume.

A densidade se define como a relação que existe entre o volume e a massa de um objeto ou substância. É uma propriedade física que é característica das substâncias puras e é considerada uma propriedade intensiva, já que é independente ao tamanho da mostra. Ela é representada pela fórmula:

Densidade=Massa/Volume Eq.(I)

OBJETIVOS

Aprender técnicas para manusear e diferenciar as balanças de precisão e calcular a densidade.

MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais

Vidro de relógio

Espátula

Pincel

Balança Analítica

Balança semi-Analítica

Substância NaCl

Papel

Pó de Serra

Limalha de Ferro

Gude

Proveta

Água

Piceta

Métodos

Primordialmente, foi colocado o vidro de relógio sobre a balança analítica e o corpo de prova (a gude) sobre o vidro de relógio pesando – a uma vez; Após ser colocado o vidro de relógio sobre a balança, fez-se o uso da função TARA, para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com