TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÍTULO: Intervenção Do Supervisor Pedagógico No Processo Nutricional Dos Alunos: Merenda Escolar

Casos: TÍTULO: Intervenção Do Supervisor Pedagógico No Processo Nutricional Dos Alunos: Merenda Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO:

O trabalho mostra a intervenção do supervisor pedagógico frente ao acompanhamento do processo nutricional da merenda escolar, onde desenvolveram estratégicas que atendesse as necessidades nutricionais dos alunos no período em que permanecem na escola, onde a maioria das cantinas oferece lanches e fast-foods, mas cabe a escola o papel de desenvolver estratégicas de informações, assim promovendo assim saúde , seu adequadamente crescimento e desenvolvimento que contribuíram par a melhoria física e intelectual, que possam adotar bons hábitos alimentares .

INTRODUÇÃO:

É durante a infância que aprende-se a ler, a escrever, correr, pular, etc. O corpo e a mente têm que se desenvolverem para conseguir realizar todas essas mudanças e isso se da através da alimentação.

Muitos estudos e pesquisas na área de nutrição comprovam que uma má alimentação, que não atende a vitaminas e nutrientes necessários prejudicam o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos da escola. A preocupação da escolar em oferecer uma merenda equilibrada, com vitaminas e nutrientes necessárias para um bom desenvolvimento dos alunos e também um habito alimentar saudável e prevenção das doenças que possam afastar do convívio escolar.

Sabe-se que a situação socioeconômica de uma comunidade escolar publica a alimentação seja um pouco precária, mas cabe a equipe escolar, entre os profissionais, o supervisor pedagógico, para iniciar mudanças no cardápio com a ajuda de uma nutricionista a disciplinar a re-educação alimentar, tornando-as disciplinas curriculares, assim desenvolvendo cardápios nutritivos e variados de baixo custo, e a escolar também interagindo com comunidade-familia.

O Papel da escola torna cada vez mais importante na formação de bons hábitos saudáveis e que são baseadas em questões sociais e familiares. É no ambiente escolar que professores coordenadores, diretores e alunos devem discutir assuntos sobre alimentação e saúde.

Outro fator nutricional que se deve levar em consideração é a diversidade e o aumento da oferta de alimentos industrializados que podem influenciar os padrões alimentares da população, principalmente a infantil, uma vez que os primeiros anos de vida se destacam como um período muito importante para o estabelecimento dos hábitos. O consumo inadequado, em excesso e muito freqüente destes alimentos, pode comprometer a saúde nesta fase e na idade adulta. Muitos alimentos industrializados são ricos em gorduras e carboidratos refinados, apresentando elevado valor energético. Além disso, os hábitos adquiridos com o aumento do consumo de alimentos industrializados podem reduzir o consumo de alimentos "in natura” (AQUINO, 2002)

1-APRENDIZAGEM E MERENDA ESCOLAR:

O estudo teórico da pesquisa a importância da merenda escolar no processo nutricional dos alunos, onde mostra que uma alimentação saudável na escolar influencia os alunos a bons hábitos e no desenvolvimento físico e intelectual dos alunos.

A educação nutricional deve buscar uma modificação e melhora do hábito alimentar em longo prazo, possibilitando que cada individuo assuma, com plena consciência, a responsabilidade pelos atos relacionados à alimentação. A escola tem como papel educativo juntar a educação alimentar e nutricional a novas mudanças de hábitos alimentares mais saudáveis na escola e também no seu âmbito familiar.

Durante a etapa escolar, a fase entre os seis aos doze anos, o crescimento é caracterizada como lento e constante. Este é um grupo etário que tem suas próprias necessidades nutricionais diferindo das outras fases de crescimento, pois nesta fase a criança tem novas funções que requerem maior quantidade energética com aporte vitamínica e mineral adequado (ACCIOLY, SAUNDER, LACERDA, 2004).

Vários estudos comprovam que a merenda escolar pode, sem promover mudanças no estado nutricional das crianças , influenciar positivamente no rendimento escolar, pois, agindo sobre a “fome do dia” , aumenta a capacidade de concentração nas atividades escolares , ate por que a merenda escolar é uma refeição para manter a criança alimentada enquanto estar na escola , independente de suas condições socioeconômica , e não instrumento para combater a desnutrição, mas é uma das ferramentas que possibilita o aprendizado na escola, mas cabe a equipe o supervisor pedagógica e a equipe implementar um programa de educação de praticas de educação alimentares e nutricional onde desenvolva estratégicas de informação as famílias dos alunos para promoção da alimentação saudável no ambiente escolar, enfatizando sua co-responsabilidade e a importância de sua participação nesse processo e favorecendo a formação de bons hábitos alimentares , com uma alimentação de qualidade que possa atender a necessidade nutricional no período do dia em que o aluno permanece na escola, por que cuidar da saúde alimentar e da educação das crianças significar fortalecer vinculo com comunida escolar-familia.

2- O SUPERVISOR /ESCOLA NAS NOVAS MUDANÇAS DE HÁBITOS SAUDAVEIS:

O responsável pela alimentação dos alunos do sistema publica é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)é um programa de caráter suplementar, coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que prevê a transferência de recursos federais para Estados, Municípios e Distrito Federal, com objetivo de comprar os alimentos para a merenda escolar e, assim, suprir, em parte, as necessidades nutricionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com