TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO SUPERVISOR AUXILIANDO O EDUCADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  3/6/2016  •  Monografia  •  3.851 Palavras (16 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 16

ÓÃ

MARÇO1

 

ÓÃ

25 

                                                 Viviane Albuquerque

Carmem Oliveira

Denise Pinto

Acredito que uma das funções do Supervisor Escolar é a socialização do saber docente, na medida em que há ela cabe estimular a troca de experiências entre os professores, a discussão e a sistematização de práticas pedagógicas, função complementada pelos órgãos de classe que contribuirá para a construção, não só de uma teoria mais compatível à realidade brasileira, mas também do educador como um coletivo.

Dedico essa conquista aos meus pais, verdadeiramente os maiores mestres que tive. Que sempre acreditaram em mim, mantendo fé, apesar de todas as circunstâncias difíceis que passei.

Agradeço em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante esta caminhada e nos momentos mais difíceis me deu força para não desistir. Agradeço aos professores da pós-graduação pelo tempo e dedicação no compromisso de nos transmitir conhecimento. Aos meus queridos amigos que passaram tantas dificuldades ao meu lado e mesmo assim fizeram destes momentos inesquecíveis. Espero que essas amizades durem tanto quanto foram intensas. E não deixando de agradecer de forma grata e grandiosa meus pais, Geraldo e Filomena, a quem eu rogo todas as noites a minha existência, pois cada um de seus atos foi uma oportunidade que eu tive para crescer e me tornar o que sou.

        VVAlém de possuir ca ede Na metodologia foi utilizada a entrevista semi-estruturada, observações do cotidiano e conversas com os professores e supervisores atuantes na instituição. Com isso, constatei que esses profissionais acham importante a função supervisora dentro da escola. Assim conclui que é fundamental o trabalho em conjunto de todos esses profissionais para promover reflexões na construção de uma competência docente, resultando  numa aprendizagem de qualidade.

Introdução -------------------------------------------------------------------------- 9

Justificativa ------------------------------------------------------------------------ 10

Objetivo Geral --------------------------------------------------------------------- 11

Objetivo Específico --------------------------------------------------------------- 11

Metodologia ------------------------------------------------------------------------ 12

Revisão de Literatura ------------------------------------------------------------ 13

Resultados e discussão --------------------------------------------------------- 17

Conclusão --------------------------------------------------------------------------- 20

Referencia Bibliográfica --------------------------------------------------------- 22

 Anexo -------------------------------------------------------------------------------- 23

A idéia de pesquisar sobre o papel do supervisor escolar na formação continuada. Surgiu ao cursar a pós-graduação em Supervisão Escolar e concomitantemente exercendo a profissão de Educadora Infantil percebe a necessidade de estudar e desenvolver o tema,bservando que os professores, muitas vezes, se mostrava inseguros com relação às concepções básicas acerca do ensinar e educar, -se cheios de tanto na interpretação de conteúdos e teorias, como em colocá-las em .

Assim analisando o tema vemos que  um dos assuntos mais polêmicos e preocupantes a ser discutido, no sentido de formação humana, pela sociedade em geral, uma preocupação com a formação humana e com a forma com que o educando vem obtendo o conhecimento científico.

        Neste contexto, compreender e caracterizar a função supervisora como importante para o processo educacional e eficácia da qualidade vem tomando relevância. Então foi dando-se mais atenção e valor a função supervisora, pois a educacional brasileira vemos a falta de valorização deste profissional.

        Deste modo o supervisor com sua atuação inovadora realizam o papel de articular os demais profissionais a fim de fazer do trabalho educacional uma meta a ser atingida por todos.

        Partindo dessas reflexões sobre o papel e a importância que compreendo da ação do supervisor escolar iniciei minha pesquisa dispondo sobre como esse profissional influencia podendo ajudar ou não na formação continuada dos professores.  

JUSTIFICATIVA

   

        Visando contribuir para a qualidade do ensino na formação de profissionais competentes e compromissados com uma atuação voltada para a melhoria do ensino aprendizagem, necessária para a transformação social,   ampliar a visão de conhecimento sobre a função que deve desempenhar o supervisor escolar auxiliando os educadores[a], pois é ele um dos mediadores entre o saber fazer, o saber ser e o saber agir do professor. Sabe-se o quanto é difícil propor aos professores uma pratica inovadora ou uma nova forma de pensar. Assim o setor pedagógico tem um importante papel na formação continuada do docente em mobilizar os diferentes saberes dos profissionais da educação para que a escola possa cumprir com a sua função de maneira efetiva.

O trabalho dos profissionais da educação em especial da supervisão educacional é traduzir o novo processo pedagógico em curso na sociedade, elucidar a quem ele serve explicitar suas contradições e, com base nas condições concretas dadas, promover necessárias articulações para construir alternativas que ponham a educação a serviço do desenvolvimento de relações verdadeiramente democráticas.

Sem esse profissional o professor não teria a quem recorrer quando necessário, tendo uma duvida e mesmo para trocar idéias. [b]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (199.5 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com