TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas Alternativas às Transfusões De Sangue

Ensaios: Técnicas Alternativas às Transfusões De Sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  1.094 Visualizações

Página 1 de 8

São novos procedimentos desenvolvidos para trabalhar com bebês, crianças e adultos.

Os métodos são os seguintes:

Fluidos: solução de lactato de Ringer, dextran, hidroxietila de amido e outros são usados para manter o volume do sangue, (expansores do volume do plasma) evitando o choque hipovolêmico. (Despertai Set/2013) Diversos líquidos que não contém sangue constituem eficazes expansores do volume do plasma. (http://www.academia.edu). Tais fluidos são intravenosos compostos de água, com vários sais e açucares, que têm a função de manter o volume circulatório do sangue no corpo. Do mesmo modo, os Colóides são fluidos compostos de água misturada com partículas bem diminutas de proteínas, os quais mantêm os níveis de proteína sangüínea, estabilizando o equilíbrio dos fluidos e o volume circulatório do sangue no corpo. (http://jus.com.br/artigos/6641/o-caso-das-testemunhas-de-jeova-e-a-transfusao-de-sangue).

Hemóstatos biológicos: tampões (pads) de colágeno e celulose são aplicados diretamente para estancar sangramentos. Colas e seladores de fibrina podem fechar ferimentos causados por instrumentos perfurantes ou cobrir áreas maiores de tecidos que sangram.

Hemóstatos Químicos: Avitene, Gelfoam, Oxycel, Surgicel.

Recuperação sanguínea: máquinas recuperam o sangue perdido durante cirurgias ou traumas. O sangue é filtrado e pode retornar ao paciente num circuito fechado. Em casos extremos, podem-se recuperar litros de sangue com esse sistema.

Instrumentos cirúrgicos: alguns instrumentos a um só tempo cortam e cauterizam os vasos sanguíneos. Outros podem estancar o sangramento em grandes porções de tecido. Instrumentos de laparoscopia e outros minimamente invasivos permitem que se realizem cirurgias sem a perda de sangue que ocorre em incisões grandes. Ex: Eletrocautério, cirurgia a laser, coagulador com raio de argônio, radiocirurgia com raios gama.

Medicamentos: proteínas modificadas geneticamente podem estimular a produção de glóbulos vermelhos (eritropoetina), de plaquetas sanguíneas e de vários glóbulos brancos. Outros medicamentos reduzem bastante a perda de sangue durante a cirurgia (aprotinina, antifibrinolíticos) ou ajudam a reduzir hemorragias agudas, ácido E-aminocapróico, vitamina K, bioflavonóides (Physician’s Desk Reference), salicilato de carbazocromo, ácido tranexâmico e Danazol.

Medidas Externas na hemorragia: Aplicar compressão direta, sacos de gelo, posicionamento do corpo (ex.: erguer o membro ferido para diminuir a hemorragia).

Medidas Externas no choque: Aplicar garrotes às pernas, calças antichoque, levantar ambas as pernas para manter a pressão sanguínea.

Técnicas cirúrgicas: através do planejamento pré-operatório, incluindo o contato com cirurgiões experientes, a equipe cirúrgica pode evitar complicações. É vital tomar medidas imediatas para estancar hemorragias. Atrasos de mais de 24 horas podem aumentar muito a mortalidade dos pacientes. Dividir cirurgias grandes em várias menores diminui a perda total de sangue, Hipotermia, Hemodiluição intra-operatória, Sistemas de recuperação de sangue intra-operatórios, ex.: “cell-saver”, Hemostasia e técnica operatória meticulosas, Mais membros na equipe cirúrgica para reduzir o tempo operatório.

Técnicas e Dispositivos Para Localizar e Estancar Hemorragias Internas: Endoscopia para localizar a hemorragia interna, Eletrocoagulador flexível de sucção, Embolização arterial, Hipotensão controlada (até a hemorragia poder ser estancada), Adesivos para tecidos, Crioceptados. (DESPERTAI 9/13)

5.1 – COMO ATUA CADA MÉTODO

Ácido de Carbozocromo: Não altera os componentes do sangue, não modifica a pressão sanguínea, nem o volume cardíaco. Controla a hemorragia diminuindo a permeabilidadecapiar, provocando a retenção dos capilares lesionados, mantém a integridade capilar, auxilia no tratamento da desidratação, corrige o desequilíbrio eletrolítico através do fornecimento de sódio e potássio entre outros.

Ácido tranexâmico: É um medicamento utilizado para neutralizar o sistema de fibrinólise. Seu mecanismo de ação se dá pelo bloqueio da formação de plasmina mediante a inibição da atividade proteolítica dos ativadores de plasminogênios, que, em ultima análise, inibe a dissolução dos coágulos.

Anestesia hipotensiva: Para reduzir a pressão sanguínea.

Aprotinina: Fármaco cujo uso clínico se difundiu para controlar a hemorragia durante a cirurgia de revascularização coronária (CRC (Journal of the American Medical Association (Jama))).

Antifibrinolíticos: A utilização de drogas antifibrinolíticas (AFL), com o intuito de evitar o ressangramento de aneurisma cerebral, permanece como uma questão controversa. Embora eles sejam reconhecidos como capazes de reduzir os riscos de uma nova hemorragia, os AFL aumentam os índices de outras complicações que acompanham as hemorragias subaracnóides, por aneurismas da artéria cerebral média, contra indicando-os nos aneurismas do complexo artéria cerebral - artéria comunicante anterior.

Beriplex: Beriplex apresenta-se sob a forma de pó e solvente. Trata-se de um pó branco ou com uma ligeira coloração ou sólido friável. É um derivado do plasma humano (a parte líquida do sangue) e contém os fatores II, VII, IX e X da coagulação humana. Os concentrados que contêm estes fatores da coagulação são designados por produtos contendo o complexo protrombínico. Trata-se de um produto utilizado para a prevenção (durante a cirurgia) e tratamento de hemorragias provocadas pela deficiência adquirida ou congênita dos fatores II, VII, IX e X da coagulação dependentes da vitamina K, quando não estão disponíveis produtos contendo os fatores da coagulação específicos purificados.

Coagulador por Plasma de Argônio Argon-4 Coagulador de argônio: O coagulador por plasma de argônio Argon-4 é mais uma solução inteligente, desenvolvida para ampliar a segurança em cirurgias com grande sangramento. Totalmente microprocessado, permite reduzir o tempo cirúrgico e o uso do bisturi elétrico, com excelente coagulação e menor risco de infecção.

Crioprecipitado: Rico em proteínas, que é obtido por se congelar e descongelar o plasma. Essa fração insolúvel do plasma é rica em fatores coagulantes e geralmente é administrada em pacientes para estancar hemorragias.

Desmopressina (DDAVP): Atua aumentando a absorção de água devido à sua atividade antidiurética e também tem efeito sobre o aumento da concentração sanguínea de mediadores da coagulação desmopressina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com