TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação

Seminário: Técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Seminário  •  2.932 Palavras (12 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 12

Roteiro de Preparação para Negociações Salariais

Ouvir um “não” aos nossos anseios e pretensões deve ser mesmo algo muito frustrante e desanimador, pois nem sempre estamos preparados para receber uma resposta negativa, principalmente, quando se trata de algo do nosso interesse, ainda mais quando você se vê preparado e determinado a realizar um trabalho digno, de qualidade e de confiança na empresa. Infelizmente somos ansiosos demais, e queremos que tudo se resolva imediatamente e da maneira como pensamos.

Diante de uma resposta desagradável não podemos desistir nem fracassar logo de cara, é preciso ter paciência, humildade e consciência de que nem sempre o que queremos irá acontecer na hora e da forma como pensávamos. À frente dessa situação é fundamental o uso da maturidade. Jamais devemos aparentar insatisfação ou descontentamento, pois assim estamos mostrando apenas o interesse pelo lado financeiro e pessoal e não do que verdadeiramente a gerência esperaria de nós; um profissional capacitado.

Sendo humilde, paciente e perseverante nos sentimos na liberdade para optar por uma segunda negociação, mostrando um grande interesse de continuar na empresa, pois você estaria se ingressando num curso superior referente à sua área com objetivo maior de trazer várias coisas boas pra empresa como, por exemplo, contratação de colaboradores experientes e a capacitação dos mesmos, saber com precisão e clareza o que a empresa busca para um desenvolvimento interno, as necessidades de cada um, etc. Assim a empresa, automaticamente, ganhará um êxito no mercado de trabalho, pois, a mesma será vista como um local sério e respeitado de atuar.

Todavia, para conseguirmos a tão esperada resposta positiva, temos que nos mostrar seguro diante de um “não” e apresentar propostas convincentes para que ambas as partes saiam satisfeitos com o resultado final.

ANEXOS

Você estaria preparado para esta resposta?

Sim, estaria preparado. No momento globalizado em que vivemos as empresas sempre esperam o nosso melhor, nossa dedicação total, nossos esforços para aperfeiçoar. Os conhecimentos. Por isso acharia normal se ouvisse um não como resposta.

Qual seria sua reação?

Já tive não como resposta. Perguntaria o que eu poderia melhorar em meu desempenho para conseguir crescimento profissional e assim ser merecedora de um aumento de salário. Tentaria conseguir um investimento para o curso superior no qual acabei de ingressar visando desenvolver minhas habilidades e aprimorar meus conhecimentos.

Como administraria a situação?

Sendo atendida minha solicitação, investiria tudo em meu desenvolvimento profissional e usaria todo o conhecimento adquirido em favor da empresa. Buscando superar as expectativas do meu superior, e faria valer a pena o investimento.

Quais seriam seus argumentos nesta negociação para o aumento salarial?

Usaria a minha dedicação, o meu interesse em crescer profissionalmente, e o quanto isso seria vantajoso para a empresa. Enfatizando o meu comprometimento e responsabilidade com o meu trabalho, conseguiria negociar um acordo satisfatório para ambos.

Conceitos e as Características de Negociação.

Caracterizamos negociação como um processo potencialmente oportunista de interação, pelo qual duas ou mais partes, partindo de algum grau de suposto conflito, procuram obter, mediante decisão comum, um resultado melhor do que teriam obtido por outros meios. David Lax e James Sebenius.

Negociação é um jogo que tem jogadores seguem regras, e que pode, portanto, ser compreendido (não é aleatório) e composto mediante uma série de eventos às vezes previsíveis. De Roy Lemicki e Alexander Hiam.

Conflito é a percepção das diferenças de interesses entre pessoas, negociação é um processo de tomada de decisões em que duas ou mais pessoas tomam decisões sobre alocação de recursos escassos de Leigh Thompson.

A negociação e um processo de comunicação interativo, que pode ocorrer sempre que queremos algo de alguém, ou quando alguma outra pessoa quiser algo de nós. De Richard Shell.

Considerando as ideias de estudiosos; Negociação é o processo pelo qual duas ou mais pessoas se comunicam, buscando chegar a algum acordo sobre valores escassos ou ações controladas, total ou parcialmente, por ambas as partes, ou ainda por qualquer das partes envolvidas. Negociação implica que cada parte tenha algum grau de poder sobre a outra, o grande negociador tem que conhecer e obter o máximo de informações para ser vencedor. A principal prioridade numa negociação é evitar assumir uma posição rígida numa discussão, o negociador precisa saber exatamente o que quer, ou pelo menos até que ponto está preparado para ir.

INTRODUÇÃO

Definição de Negociação

Negociação é um processo através do qual duas ou mais partes se afastam dos seus pontos de divergência para chegar a um ponto em que se consegue chegar a um acordo.

Negociar é fundamental na vida das pessoas. Em qualquer ocasião sempre vai haver, por mínimo que seja o motivo, um momento de negociação, pois estamos sempre negociando no nosso dia a dia. Vejamos alguns exemplos simples, onde nos encontramos negociando:

 Nas relações afetivas;

 No trabalho;

 Com os amigos;

 Vizinhos;

 Filhos.

Enfim, estamos em um constante processo de negociação.

Existem várias formas de negociar, podendo está ser feita através de cartas, e-mails, mensagens etc. Não sendo, necessariamente só verbal. A negociação pode ser realizada em inúmeras maneiras, tendo como foco, um único objetivo: de se chegar ao um acordo mútuo.

Portanto, pode-se dizer que existem diversas definições para o termo negociação.

Segundo Scare e Martineli, que definem negociação como sendo “um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com