TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação

Monografias: Técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFª. Ma. CRISTIANE VINHOLI DE BRITO

PROFESSORA/TUTORA PRESENCIAL: DEBORA URCINO FERREIRA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ANA CRISTINA MACHADO DE SOUZA – R3830716852

CIRENE CARVALHO LIMA DE SÁ – RA 3830705346

DAYSE RAMOS – RA 3815642029

EDNA APARECIDA COUTINHO DE BRITO – RA 3815646472

JUREMA DE OLIVEIRA PEREIRA – RA 3830726506

BRASILIA, DE ABRIL DE 2012, DF

INTRODUÇÃO

Minimizar os gastos, maximizando resultados, prever situações de conflitos e saber solucioná-las de forma produtiva, promover senso de equipe, inovar, quando necessário, planejar estratégias eficientes e eficazes, fazem parte do estudo sobre Comportamento Organizacional.

A busca por uma gestão de qualidade está interligada à forma com que uma empresa trabalha o comportamento organizacional e seus conceitos de eficiência e eficácia, que embora pareçam semelhantes, exercem papéis diferentes, sendo o bom desempenho de ambos o que gera resultados satisfatórios.

No Entanto, é preciso entender muito bem as diferenças entre a eficácia e eficiência. A eficiência está ligada á máxima produção, com menos recursos, é aquele funcionário que consegue fazer mais no seu trabalho, trata-se de fazer a coisa certa, no tempo certo e maneira certa, está ligada aos meios de executar algo.

A eficácia por sua vez, engloba um contexto maior, é a visão do todo, a visão sistêmica daquilo que se propôs a produzir, realizar, é o resultado final, está ligada aos fins, á consecução do objetivo pretendido, de forma que um funcionário que consegue produzir mais, com menos é eficiente, mas a eficácia daquilo que ele produziu só será reconhecida depois de saber se aquilo que foi gerado surtiu o efeito pretendido.

O objetivo deste trabalho é conceituar e mostrar a importância do comportamento organizacional, inovação, liderança, eficácia e eficiência assim como a comunicação dentro de uma organização, a fim de aplicá-los em situações reais, quando na futura função de Gestores em Recursos Humanos.

CAPÍTULO I

Comportamento Organizacional.

Comportamento Organizacional consiste em estudar os comportamentos dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações, visando contribuir para a saúde organizacional. Contribuindo assim, para o engajamento, satisfação e produtividade dos colaboradores e de resultado, organizações mais rentáveis e sustentáveis.

Segundo Robbins (1999), comportamento organizacional “é a área de investigação sobre a influência que indivíduos, grupos e estrutura organizacional exercem sobre o comportamento das organizações”. Já Wagner Lii e Hollebeck (1999), define comportamento organizacional como “uma disciplina que busca prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no ambiente empresarial”.

Sistemas abertos e fechados dentro de Comportamento Organizacional

Atualmente, uma empresa destaca-se melhor se for aberta. Se tornou quase impossível a existência de empresas fechadas no mundo contemporâneo. E nesse contexto de comportamento organizacional, elas perdem ainda mais, o pouco espaço que tem. A globalização, o senso de trabalho em equipe, cada vez mais presente nas organizações eficazes, a solução de conflitos, de modo á absorver o melhor resultado, está cada vez mais forçando as empresas fechadas se tornarem abertas. E isso engloba a questão do capital humano, hoje já reconhecido pelas maiores empresas de capital aberto, como sendo o seu principal patrimônio.

Abaixo um quadro comparativo de empresas abertas e fechadas.

Sistema Aberto Sistema Fechado

É formando pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente externo, as organizações deste sistema são dinâmica mudam seus produtos, técnicas e estruturas para se adaptar ás mudanças desde ambientes, o qual e dependente e interagem entre si com determinados objetivos a realizar, tendo uma dependência dos recursos humanos e materiais para garantir seu funcionamento, precisa também desde mesmo para comprar e vender seus serviços e produtos, desde modo concluímos que se trata de uma associação de organizações que se relacionam coordenado seus recursos a fim de alcançar algo que individualmente dificilmente conseguiriam.

Exemplo de Sistema Aberto: uma indústria de importação e exportação . Um sistema que analisa somente a organização internamente ,não se intera com o ambiente externo que a circula, inteiramente fechada a qualquer influência ambiental, e por outro lado, também não influenciam o ambiente, estas organizações operam com pequeno ou nem um recurso humano e material onde as relações combinam-se de maneiras peculiares e rígida produzindo uma saída variável, um sistema onde a organização não possibilita a comunicação e nem a integração com outras organizações.

Exemplo de sistema fechado: uma empresa que produz suas matérias prima, fabrica e vende seus produtos. Importante salientar que mesmo sendo fechada em sua concepção, ela está passando pelo processo de transformação, pois hoje, já se tem o conceito que nenhuma empresa, subexiste mais no sistema fechado totalmente.

CAPÍTULO III

Inovação dentro das empresas

RODRIGUES (1996) define inovação como "investimentos que implicaram em mudança no processo de produção e/ou serviço’, considera ainda "referentes tanto à modernização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com