TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação

Ensaios: Técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 2

2º e 3º passo.

• Negociação

Qual seria a melhor definição para negociação?

Existem vários tipos de definições para o tema: “Negociação”, seria difícil escolher uma melhor opção, o que podemos citar é que negociação seria o processo dinâmico da procura de um acordo mutuamente satisfatório para se resolver as diferenças, onde cada parte obtém um grau de satisfação, é um meio pelo qual as pessoas buscam o entendimento,um acordo por diálogo, é a forma para as pessoas minimizarem ou eliminarem suas diferenças, é um relacionamento interpessoal que ocorre quando uma pessoa deseja algo da outra isso pode acontecer desde um simples e breve dialogo com uma pessoa com quem trabalhamos, com o objetivo de alcançar um entendimento, ou até um longo processo de conversão entre duas ou mais grandes empresas, envolvendo um representante de cada setor. A negociação em seu nível mais fundamental também é definida como o processo em que duas ou mais partes compartilham idéias, informação e opções para atingir um acordo mutuamente aceitável. A negociação é um processo que envolve o intercâmbio de propostas seguras e garantias, freqüentemente por escrito, ela esta presente no dia a dia do ser humano, e sempre esteve desde o inicio de sua vida. Para tudo isso é necessário uma boa comunicação, pois a comunicação é a base para o desenvolvimento do relacionamento humano. O negociador deve saber escutar, ser um bom comunicador, ser persuasivo, ser assertivo, ser observador, ser analítico, conhecer o que se negocia e respeitar a outra parte!

O Processo da Negociação

Negociar é um sistema. Para fazer uma boa negociação é necessário planejar! O Planejamento é a etapa fundamental para uma negociação ganha-ganha , também e necessário você ter a capacidade de influenciar a outra parte, é necessário ter um bom relacionamento, ter persuasão. O processo de negociação deve considerar o princípio do negócio. Esse processo sob um enfoque sistêmico é a possibilidade de identificar os possíveis elementos que ajudam a causar o impacto sobre a negociação, e quando isso ocorre torna-se mais fácil o alcance de um resultado ganha-ganha. Este princípio prevê que ambas as partes façam negócio: entendimento, concessões e acordos, e que além de tudo, gere o sentimento de satisfação em tê-lo realizado. O negociador, para ter e gerar a satisfação em uma negociação, além do planejamento prévio, deve se atentar a 3 aspectos fundamentais deste processo: entrada, processo e saída.

O processo da negociação é baseado numa empresa. Para melhor entendemos, vejamos o exemplo abaixo:

Se não existisse nessa empresa uma matéria-prima, como se iniciaria a produção? E se não existisse a produção como iria existir o produto?Agora fica bem claro que se não existir o produto sem chance de vendas!E o lucro da empresa ? Existiria? É Óbvio que não.

Do mesmo jeito funciona o Processo da Negociação, nesse caso podemos afirmar que:

Entrada: seriam os agentes, as diferenças individuais, os interesses comuns, o relacionamento humano.

Processo: seria a transformação dessas entrada em saídas.

Saída: Conquista de pessoas, Concessões, Persuasão, resultado.

A importância da Comunicação na Negociação:

Na negociação a ferramenta com que se mais trabalha é a comunicação.Uma Pessoa bem comunicativa e com suas estratégias conquista rápido as seus objetivos,sem dizer é claro que em toda negociação uma comunicação bem feita contribui para excelentes resultados.

As variáveis básicas da negociação

As estratégias e táticas referem-se as variáveis básicas da negociação: informação, tempo e poder. A informação é a matéria-prima básica da negociação. Toda negociação ocorre no tempo e é um jogo de influências, de poder.

Informação: Para a obtenção do êxito esperado, é primordial o conhecimento sobre a área e o objeto da negociação, isso já e uma informação que você deve saber. Ao negociar, são tomadas decisões, que serão mais acertadas à medida que elevar-se o domínio por parte do negociador sobre o que está em jogo.É também através da estratégia de negociação que serão determinadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com