TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação

Dissertações: Técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  3.314 Palavras (14 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 14

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

1.1 Negociar está relacionado ao homem que é o único a exercer a negociação. Percebemos que o ato de planejar é eficaz na sucessão da ação negociar, importante para a identificação de tudo que faz parte do processo de negociar decorrente. O planejamento da negociação com base em estudos e pesquisas das fontes de informação, utilizando dados disponíveis, sustentará estratégias e táticas e com a preparação física e mental o negociador terá o equilíbrio que é preciso para a obtenção de resultados concretos.

A situação de negociação é aquela onde duas ou mais partes envolvidas devem tomar uma decisão sobre suas metas e objetivos interdependentes. “As partes concordam em adotar meios pacíficos para resolver suas disputas e não há um método ou procedimento claro ou estabelecido para a tomada de decisão”. (Lewicki et al.1999:1). O despreparo faz com que a dinâmica enfraqueça, causando reduções na importância impactante dos resultados.

1.2 São encontrados vários problemas de conduta ética em meio aos processos de negociação, pois há negociadores que coloca seus objetivos a frente de todos os seus conceitos como pessoa, e acaba não respeitando o seu adversário, fazendo com que haja uma conduta antética no momento que estão em um conflito.

1.3 No filme a empresa de revistas Sports América é vendida. Um milionário dono da empresa Globo é quem compra a empresa e decide realizar mudanças na equipe, não se importando com quem já trabalhava lá. É nesse momento que Dan (Dennis Quaid), perde seu cargo para Carter (Topher Grace), além disso, Dan estava enfrentando situações inesperadas na sua vida pessoal, a gravidez de sua esposa e gasto extra com a faculdade da filha mais velha Alex (Scarlet Johansson), de quem ele morre de ciúme. Então Alex busca um pouco de liberdade indo estudar em outra cidade. Com isso Dan não pode perder o emprego e tenta manter um relacionamento amigável com seu novo chefe. Carter, sabendo da experiência de Dan, convida o profissional para ser seu braço direito, com a intenção de conhecer melhor o ramo, melhorar os indicadores e gerar melhores resultados para a empresa.

Mas Carter trabalha não porque ama o que faz e sim apenas para alcançar seus números, para isso, usa termos como sinergia que é incompreensível e destituído de significado o suficiente para ninguém entender, mas acha que tem que fazer o próprio trabalho, enquanto Dan é um apaixonado por seu trabalho e acredita que faz o que faz para o bem das empresas para qual usa de seus princípios e dos valores de uma época que já passou.

O filme também mostra um dos efeitos da globalização, onde Teddy K. o dono da empresa comprada, sucateia com ideias improcedentes, usa de discursos retóricos a qualquer custo e destitui os direitos morais do emprego do significado inerente que neles existem. Não é a toa que Dan é taxado de “dinossauro”. Não há lugar para significado elaborado e responsabilidade moral.

Carter não demora muito para se dá conta da desumanidade das ações corporativas. Cada vez que tem que despedir alguém, lhe corta mais o coração. Ao se aproximar da vida de verdade de Dan, é natural que comece a contestar este principio tão frio e busque se espelhar no modo como o velho executivo conduz sua carreira. Depois dessa aproximação, Carter começa a enxergar as pessoas atrás de cada cargo e não somente números e custos para a empresa.

No momento em que a pessoa a pede um aumento de salário, é importante saber como é o processo, como se comunicar e administrar as emoções. Para preparar-se para uma resposta negativa é necessário focar que as decisões vão ser tomadas por outras pessoas que lhe competem fazer e a resposta negativa não deve ser aceita como um sinal de desistência. Os motivos que levaram a isso é que deve ser importante. Com tranquilidade, ética e preparação usaria argumentos, vendendo adequadamente a força do trabalho que exercemos.

A reação deve de tristeza por dentro por não ter alcançado tal objetivo, mais devemos mostrar que estamos preparados para qualquer resposta tratando se de uma negociação para alcançar esse aumento salarial.

Para administrar a situação deve-se ver todo o planejamento que foi usado na hora de solicitação de um aumento salarial, sabendo que é certo saber como anda a parte financeira da organização. Todavia é necessário ter uma breve previsão de tudo o que acontece na mesma, porque se observarmos bem saberá mais ou menos qual será a resposta obtida e não causara nenhum tipo de reação contraria se receber um não.

“Há apenas dois fatores para justificar um aumento salarial: mérito ou promoção”. “Conheça as políticas internas da sua empresa, verifique quais são suas oportunidades e busque alcança-las”. (Domingues, diretor de RH da International Paper–fonte: Universo Brasil, 2011). Seguir essa instrução pede ser muito importante para o alcance de resposta positiva nesse tipo de negociação.

ANEXO I

A negociação está presente de forma contemporânea, para competir ou colaborar entre os principais dilemas presentes nas negociações, os estudos sobre negociação administração de conflitos tem gerado como resultado uma grande quantidade de processos dentro da negociação, os estudos de negociação, estão os que buscam identificá-los como instrumento gerencial essencial, um bom negociador é uma pessoa aprendiz e mestre que aplica as suas práticas em planos nos quais aspectos relacionados e substantivos se manifestam.

Para obter êxito nas negociações, o principal é a capacidade de planejar, organizar, comunicar–se e estabelecer vínculos baseados na credibilidade. Contudo nas negociações positivas e nas estratégias e táticas articulam o uso da informação do tempo e do poder de forma a buscar sempre melhorar os relacionamentos e os resultados.

Se gerenciar é administrar e liderar, podemos sim considerar uma negociação de um instrumento inseparável do cotidiano dos gestores, sendo eles de um cargo de lideres de equipes e projetos, trabalhando em um campo de processos ou das pessoas. Nos projetos as negociações mais relevantes são associadas a uma diversidade de aspectos. Alguns exemplos: natureza de projeto, escopo, tempo e cronogramas.

Autores Definição de negociação

Junqueira Negociação é o processo de buscar e aceitar, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiverem oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com