TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Da Computação

Por:   •  24/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TÓPICOS DA COMPUTAÇÃO

AVA2

Estudante: Raianne Rocha Libório

Matrícula: 2230107705


PROPOSTA:

Você foi contratado como estagiário em uma empresa de desenvolvimento de software. Algumas mudanças organizacionais surgiram e, com elas, a necessidade de implantar um procedimento para formalizar a qualidade de software. Inicialmente, foi realizado um levantamento do que já havia sido feito.

O seu desafio é tratar a avaliação dos fatores que afetam a qualidade dos produtos. Elabore um relatório contendo a sua avaliação de algumas características de um software imaginário que esteja em desenvolvimento. Como esse software não chegou a ser feito, considere que as avaliações devam ser apenas estimadas, de acordo com os critérios que definem cada uma delas.

Orientações para o desenvolvimento do relatório:

1 – Descreva os objetivos de avaliação de qualidade.

2 – Descreva as características do software com perguntas e respostas para cada uma delas.

RESPOSTA:

O ideal é que todo software seja um sistema confiável e que atenda de forma eficiente a necessidade do usuário. Para isso, a avaliação de qualidade do software, de maneira resumida, tem como objetivo garantir que seja entregue ao cliente, dentro do prazo e do seu orçamento, um produto de alta qualidade, que atenda seus requisitos e que tenha uma boa vida útil. Neste caso esta avaliação de qualidade visa estes mesmos objetivos, para realizá-la iremos fazer algumas perguntas pesando no software que está em desenvolvimento:

O desempenho do software é aceitável para uso normal? O software apresenta um desempenho aceitável das suas funções quando utilizado pelo usuário, o mesmo consegue atender as necessidades do seu público. O software é bem estruturado e compreensível? O software em questão é organizado com boas práticas de programação, o que o torna bem estruturado e compreensível. O software é seguro? O mesmo não permite que pessoas ou sistemas não autorizados possam entrar e alterar, acessar ou enviar dados. Os recursos e o tempo utilizados para a construção do software são compatíveis com o nível de desempenho requerido para o produto? Se referindo a eficiência do software, o mesmo apresenta lentidão para responder aos comandos solicitados pelo usuário, apesar de utilizar bastante recursos de hardware para isso, então isso se habilita como algo a ser resolvido. É possível utilizar o produto em outras plataformas? Com pequeno esforço de adaptação é possível migrar o software de uma plataforma pra outra, apresentando assim uma boa portabilidade. Há interação e troca de informações no software? Há trabalho em conjunto de diversas organizações e sistemas para ajudar o produto a trocar informações entre pessoas, caracterizando uma boa interoperabilidade.

Para analisar a fundo esses pontos e corrigir os possíveis         “pontos fracos” do software, é preciso que a organização faça um trabalho de SQA, Garantia da Qualidade do Software, para que o produto e os processos sejam feitos com conformidade de documentação, de prazo, do orçamento do cliente e atendendo aos seus requisitos. Além disso, é necessário fazer um trabalho de testes no produto, para valida-lo como um produto de qualidade.

REFERÊNCIAS

PRESSMAN, R. S.; MAXIM, B. R. Engenharia de software. Porto Alegre: Grupo A, 2021. E-book. ISBN: 9786558040118

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com