TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Público Municipal de Picos

Por:   •  26/10/2015  •  Artigo  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

CAMPUS PROFESSOR BARROS ARAÚJO

EUZUITA DOSANTOS MOURA FÉ

MERCADO PÚBLICO DE PICOS

PICOS PI 16 outubro 2015

EUZUITA DOS SANTOS MOURA FÉ

MERCADO PÚBLICO DE PICOS

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de História da Educação II, no curso de pedagogia da Universidade Estadual do Piauí.

Prof.  Adauto Duque

PICOS PI 16 OUTUBRO 2015

RESUMO

Dentre os vários patrimônios culturais que a cidade de picos possuía, o mercado público é um dos poucos locais históricos que ainda estão preservados. Foi neste local, onde se iniciou as pequenas práticas comerciais da região, e hoje eclodiu neste grande centro comercial responsável pela segunda maior economia do Piauí, ficando atrás apenas da capital do estado, Teresina. O mercado é localizado no centro da cidade, passou por reformas devido ao desgaste provocado pelo tempo, porém sua arquitetura permanece intacta. Os sabores ofertados. As especiarias e iguarias do local são atrativas para toda a sociedade que desde a década de 20 cumprem a tradição de consumir os produtos oferecidos. Ainda não se sabe que destino levará o mercado, depois de alguns incidentes que ocorreram como a queda de parte do texto ocorrido no mês de junho de 2015, averiguou-se a necessidade urgente de uma reforma para garantir a segurança dos comerciantes, até que o novo mercado produtor comece a funcionar.

Palavra-chave- mercado público de Picos, centro comercial, produtos.


SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------

04

2.

CONTEXTO HISTÓRICO------------------------------------------------------------

05

3.

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA------------------------------------------------------

07

4.

PRODUTOS E SABORES-----------------------------------------------------------

08

5.

CONCLUSÂO---------------------------------------------------------------------------

09

6.

REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------

10


INTRODUÇÃO

Cheio de corredores que mais parecem um labirinto de lojas dos mais diferentes ramos (confecções, restaurantes unidos pelas divisões das mesmas mesas, vendas de temperos regionais, ervas medicinais e vários outras mercadorias impossíveis de detalhar quantitativamente. O mercado público de Picos, em outras palavras é um aglomerado conjunto dos mais diferentes tipos de empreendimentos localizados em pequenas lojas que dividem um mesmo espaço, um mercado que cresceu tanto que invadiu as ruas da cidade e se instalou aos arredores da construção.

Neste trabalho abordaremos uma síntese geral da história do mercado. Trataremos do seu contexto histórico: seu inicio e transformação sua importância para a economia municipal, seus gostos e sabores. Enalteceremos um patrimônio cultural que não é muito valorizado na cidade, mas a sua importância é de incomparável valor cultural, econômico, histórico.


  1. CONTEXTO HISTÓRICO

Nas palavras do ilustre Renato Duarte, (Picos, Verdes anos 50 p,19) “A picos do final da década de 40 e no inicio dos anos 50 era um pequeno núcleo urbano harmoniosamente integrado no meio rural” nesta década o centro da cidade localizava-se apenas a então praça Félix Pacheco, a praça do mercado( atual praça Justino luz ) , o beco da praça ( atual travessa Lourenço Pereira) e a rua grande ( avenida Getúlio Vargas). Todas essas ruas eram unidas pelas diversas atividades comercias e de lazer da cidade, tanto de dia quanto de noite. No mesmo período, a feira já era considerada uma das maiores do sertão nordestino.    [pic 1]Créditos de imagem: Foto Varão.

[pic 2] Créditos de imagem: Foto Varão.

Os espaços do mercado eram divididos por setores tanto no lado externo quanto no interno. Os limites que diferenciava as lojas dos locais de circulação eram feitos com ladrilhos no chão. Uma parte do pátio era descoberta e lá se localizavam os vendedores de legumes, rapaduras, batida, farinha de mandioca, frutas, produtos de palha e couro, utensílios de flandres, cerâmico de barro e tabatingas, brinquedos populares, animais vivos e etc. A parte coberta do mercado que circula toda a área descoberta era destinada a comercialização de carnes, fumo. Nos espaços adjacentes aos quatro portões era destinada a venda do prato típico que servia de refeição para as centenas de feirantes, essas refeições eram compostas de carne guisada com arroz. Na parte de fora do mercado as ruas eram transformadas em verdadeiros currais, os feirantes e clientes prendiam seus animais de carga ou de montaria, era o estacionamento do local.

[pic 3]

Mercado público - Créditos de imagem: Foto Varão.

        Era também nas feiras que havia a interação entre as pessoas do mato (como as pessoas vindas do interior eram chamadas) e das ruas. Os agricultores vendiam seus excedentes agrícolas para complementar seus precários padrões de vida, inúmera família sobrevive dos boxes lá instalados. A estrutura é simples chão calçados com pedras, coberturas de zinco, divisórias improvisadas e reformulações de acordo com o gosto do proprietário, sua inauguração data de 25 de dezembro de 1925, a estrutura passou por uma reforma em 1970 e posteriormente alguns retoques na pintura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (743.7 Kb)   docx (909.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com