TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos De Atuação

Monografias: Tópicos De Atuação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  4.742 Palavras (19 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 19

TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Módulo I

Gestão de Carreira.

A finalidade desta disciplina é ajudar o graduando ao concluir o bacharelado em Administração de Empresas a refletir sobre:

E agora o que vou fazer?

Continuar estudando?

Fazer o que?

MBA. Pós-graduação estrito senso, lato senso, mestrado profissional, mestrado, doutorado?

Melhorar no emprego?

Mudar de emprego?

Qual a minha empregabilidade?

Qual o meu projeto de vida?

E várias outras questões.

Um dos objetivos de qualquer profissional é ser bem sucedido profissionalmente e como atingir tal objetivo?

Para a maioria das pessoas, o sucesso profissional tem a ver com o exercício de uma atividade como empregado do setor privado, funcionário público, autônomo ou empresário que seja econômica e psicologicamente satisfatória, que proporcione uma contribuição para a sociedade e que sustente uma vida pessoal e familiar saudável.

No atual século, as mudanças fazem parte do dia a dia das organizações e das pessoas. A busca pela excelência permeia as estratégias organizacionais de todos os setores: privado, público e não governamental,

Uma organização é estruturada como uma rede de informações, incentivando a virtualidade, ligada à sua força de trabalho e seus clientes, usuários e beneficiários, espalhados por localidades diversas.

Os locais de trabalho foram, estão ou serão descentralizados. O lar adquire um novo sentido, com a sala de estar tendo um computador, notebook e/ou tablet para trabalho, lazer e educação. As pessoas estão ou serão envolvidas em projetos que terão início, meio e fim. Terminado um serviço passarão para outro, na mesma organização, em outra e até mesmo em casa ou em escritórios de pequeno porte, em tempo parcial, temporário ou trabalho remoto.

As organizações privadas, públicas e não governamental (Terceiro Setor) na transformação para um regime virtual, eliminam postos de trabalho de baixo valor agregado e aqueles que não adicionam efetivamente valor à cadeia produtiva.

Assim as organizações estão ou estarão adotando como práticas básicas:

v Qualidade, para garantir atratividade, confiabilidade e segurança nos seus produtos/serviços;

v Custo sob controle, com preços e tarifas justas, que cubram os custos e resultem em lucros ou superávits monetários;

v Inovação, com empenho permanente em criar e aperfeiçoar produtos/serviços;

v Velocidade na implantação de suas estratégias e desencadeamento de suas ações operacionais.

As regras do jogo empresarial estão mudando e continuarão mudando, expondo outras facetas da vida de empregados, empresários, executivos, gerentes, consultores. Como seres humanos normais os profissionais convivem

Aflora a necessidade de buscar em suas atividades profissionais, algo acima da própria excelência profissional: a própria excelência de vida.

Assim o sucesso passa a ser função de competência (saber fazer), de motivação (querer fazer) e de criatividade (fazer mais com menos). Toda a energia pessoal deverá ser direcionada para um foco único: a própria excelência na vida.

“Nada existe de permanente, a não ser a mudança”.

(Heráclito)

Modificações ocorridas nas últimas décadas no trabalho reforçam a necessidade de um novo modelo de carreira, que exige das pessoas a atenção com o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes.

De acordo com DUTRA (2012) além das pressões das empresas para a gestão de carreira percebe-se uma maior pressão do ambiente social para que as pessoas se preocupem com o planejamento das suas carreiras. Alicerça tal postura em função dos seguintes argumentos:

Variedade das oportunidades profissionais em função da globalização, das novas tecnologias, do achatamento das estruturas organizacionais e novos perfis de produtos e serviços exigindo um profissional mais eclético;

Predomínio do mote que cada vez mais o ser humano tem competência para gerir a sua própria carreira;

Exigência social de crescimento permanente, de maior autonomia profissional, tornando o ser humano mais competitivo até consigo mesmo.

Torna-se importante que cada um saiba o que é carreira e uma pesquisa da teoria vai apresentar alguns conceitos importantes que Dutra (2012) sintetiza:

Como um conjunto de estágios e transições oriundos das pressões sobre a pessoa, advindas dela própria e do próprio ambiente; Como resultado de um relacionamento entre o ser humano e a própria organização, considerando as perspectivas de ambos;

Como elemento de uma negociação de expectativas individuais e organizacionais. Estas observações levam a uma reflexão “planejar ou ser planejado”. O que conduz o ser humano a uma elaboração de um projeto de carreira que deve estar conciliado como um projeto de vida.

1) -Projeto de Vida

“Quem não sabe encontrar o caminho para seu ideal, vive de um.

modo mais leviano e insolente que o homem sem ideal”.

(Nietzsche).

Daqui para frente as carreiras serão construídas por trajetória descontínuas e caracterizadas por maior instabilidade daí a necessidade de um projeto de vida, que deve ser continuamente ajustado aos novos cenários.

Alguns modelos de projeto podem ser encontrados, mas neste livro a opção foi pelo modelo preconizado por BARDUCHI (2010), associado a um projeto de carreira (DUTRA 2012), adaptação pelo autor.

Uma observação a ser materializada em todo o planejamento do projeto, não deixe de colocar tudo por escrito para permitir a prática do PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

“Projeto de vida e carreira é uma visualização antecipada da vida e da carreira que deseja.”

Passo um:-

Quem é você?

Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com