TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ISO 9001:2008: Estudo de caso em uma empresa do setor de transportes de combustíveis e produtos químicos

Por:   •  16/1/2020  •  Artigo  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 12

Análise do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ISO 9001:2008: estudo de caso em uma empresa do setor de transportes de combustíveis e produtos químicos

Luan Bahia Aráujo – luanuesc@gmail.com

Pablo Perlira – pablo_perlira@hotmail.com

Resumo

Este artigo tem como finalidade verificar o processo de certificação IS0 9001 em empresa da região de Candeias na Bahia, prestadora de serviço de transportes de combustíveis e produtos químicos. Para a coleta dos dados necessários, foi utilizada uma entrevista com uma das pessoas responsáveis pelo processo de certificação, e de acordo com os dados coletados é possível perceber êxito, já que houve muita persistência por parte da alta administração, que em todo o processo demonstrou confiança nas melhorias que seriam trazidas assim que obtivessem a certificação. Isso permitiu a empresa se qualificar melhor no mercado que tem se tornado cada vez mais competitivo e possuir uma diferenciação frente as empresas que não possuem esse tipo de certificação, possibilitando novos contratos, consequentemente alavancando os negócios da empresa e de seus padrões de qualidade.

Palavras-chave: ISO 9001, melhorias e qualidade.

1.Introdução

No atual mercado, é de grande importância a preocupação das empresas com a satisfação dos seus clientes já que o cenário vem se tornando cada vez mais competitivo e exigente. É fundamental que as organizações busquem a melhoria contínua dos seus processos e produtos e consequentemente, alcancem melhores resultados. Esses são desafios precisam ser vencidos diariamente pelas organizações, que precisam fabricar e fornecer com qualidade e ser produtivas e proativas.

Segundo Paulista (2009), atualmente muitas empresas vem implementando um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para se tornarem competitivas, pois assim podem ter um planejamento e fazer um controle dos produtos ou serviços oferecidos e reduzir perdas com produtos fora da especificação. A qualidade relaciona-se com padrões e normas que permitam que o bem ou serviço atenda as exigências do mercado, assim quando se implementa um sistema de gerenciamento de qualidade é necessário que seja obedecido critérios que possam ser dinâmicos para que seja possível adaptá-los a realidade pessoal de cada empresa.

Paulista (2009) faz referência à ISO 9001 indicando que a organização possui um Sistema de Gestão da Qualidade que atende aos requisitos da mesma. A ISO 9001 exige que a organização monitore os níveis de satisfação de seus clientes e utilize essa informação como feedback, a fim de melhorar a eficácia do SGQ. 

O presente artigo tem como objetivo analisar e demonstrar a importância da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade com base nos requisitos da norma ISO 9001:2008 em uma empresa de transporte de combustíveis e produtos químicos, bem como demonstrar também as dificuldades e benefícios da implantação e manutenção da certificação.

2. Referencial Teórico

2.1 Gestão da Qualidade Total

Segundo Barros (1999), a Qualidade enquanto conceito tem um valor que pode ser observado por todos e diferenciado de formas diferentes dependendo do grupo ou camada da sociedade que o indivíduo viver. Cada indivíduo tem uma percepção diferente em relação ao produto ou serviço que é ofertado, dependendo de suas necessidades, experiências ou expectativas.

Baptista F.F. (1994) fala que a Gestão da Qualidade Total permite a reorientação das organizações, tendo como pontos importantes o foco no cliente, no trabalho em equipe envolvendo toda a organização, e suas decisões baseadas em fatos e dados com a busca constante da solução de seus problemas e da diminuição de seus erros, valorizando assim o ser humano na organização, com sua capacidade de resolver os problemas no momento em que ocorre e na busca continua pela perfeição.

Longo 1995 coloca a gestão da qualidade total como sobrevivência para garantia dos clientes e a sua total satisfação com os bens e os serviços que serão ofertados, a preço que os clientes possam pagar, entre dentro dos prazos que são estipulados. A GQT ocorre em um ambiente participativo, colocando-se como considerações essências a descentralização da autoridade, as decisões tomadas o mais próximo possível da ação, a participação na fixação das metas e objetivos de melhoria de produtividade.

2.2 Sistema de gestão da qualidade

A NBR ISO 9000 (2005) coloca um sistema de gestão de qualidade como um Sistema de Gestão para controlar e gerenciar uma organização que é um grupo de instalações e pessoas com um conjunto de responsabilidades, autoridades entre outras funções, no que diz respeito à qualidade para satisfação dos requisitos que sejam estipulados.

Sashkin e Kiser (1994) afirmam que a cultura da organização é delimitada a partir da busca constante das satisfações dos clientes através da utilização dos sistemas integrados de ferramentas, técnicas e treinamento, envolvendo a melhoria continua dos seus processos o que reflete diretamente em produtos e serviços com uma melhor qualidade.

Um sistema de gestão de qualidade diz respeito a tudo que uma organização realiza para gerenciamento de seus processos e suas atividades ( MELLO et. Al, 2002) e a NBR ISO 9001:2008 enfatiza a importância de uma decisão estratégica de uma organização para um sistema de gestão de qualidade. As necessidades, os objetivos específicos, produtos fornecidos, e os processos que são realizados, a partir do tamanho e da estrutura da organização em questão, é embasado no projeto e na implementação de um sistema de gestão de qualidade.

2.3 ISO 9001:2008

A norma ISO 9001:2008 situa os requisitos necessários de um sistema de gestão de qualidade para uma empresa que deseja, implantar um SGQ, sendo da família da ISO 9000, a única que tem a função de certificação de sistemas de gestão da qualidade a partir dos seus requisitos (CARPINETTI et al., 2010).

Segundo VALLS (2010), as organizações que implantam um sistema de gestão de qualidade não podem ser caracterizadas como perfeitas, e sim como uma empresa que conseguem ter controle sobre os seus principais processos, gerenciando melhor seus recursos e consequentemente, ofertando uma maior satisfação de seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (286.6 Kb)   docx (529.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com