TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A efetividade do treinamento audito na desordem do processamento auditivo central: estudo de caso

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 2

O presente artigo tem por objetivo apresentar o caso clínico de um paciente de 9 anos de idade, de sexo masculino, sendo sua queixa um distúrbio de aprendizagem, na qual após a fonoterapia os resultados de melhoras foram notórios.

O Processamento Auditivo Central está diretamente relacionado com os mecanismos e processamento que são realizados através do sistema auditivo, temos como exemplo os seguintes fenômenos comportamentais: localização sonora, discriminação sonora, reconhecimento auditivo, aspectos temporais da audição, desempenho auditivo com sinais acústicos em competição e desempenho auditivo em situações acústicas desfavoráveis.

A Desordem do Processamento Auditivo Central (DPAC) é uma deficiência de um ou mais fenômenos comportamentais. A realização do diagnóstico da DPAC pode ser realizada através de anamnese, testes não audiológicos (avaliação do desempenho linguístico e comportamento auditivo), testes audiológicos (audiometria e testes específicos para PAC), teste objetivo (imitanciometria), teste eletrofisiológico (emissão otoacústicas, potencial auditivo evocado de média e longa latência).

Após o paciente E.A.S. ser encaminhado por apresentar dificuldades escolar para a alfabetização e desordem de leitura e escrita, o paciente passou por avaliação otorrinolaringológica sem apresentar alterações, desta forma foi encaminhado para avaliação auditiva. Seu exame de audiometria tonal limiar mostrou limiares auditivos dentro do padrão de normalidade, assim como o potencial auditivo evocado auditivo de troco encefálico (PEATE) mostrou integridade das vias auditivas os estímulos bilateralmente. Logo após foi encaminhado para avaliação do processamento auditivo onde os resultados sugeriram alterações no processamento auditivo de grau severo, decorrente disso o paciente foi encaminhado para fonoterapia.

A intervenção fonoaudiologica tinha como objetivo desenvolver habilidades auditivas centrais, como discriminação, reconhecimento/ identificação e compreensão. Sendo assim a terapia baseada em técnicas de treinamento auditivo (TA) formal e informal que iriam priorizar o desenvolvimento das habilidades auditivas centrais.

Com 4 meses de intervenção fonoaudiologica foi realizada a segunda etapa da bateria de exames com intuito de acompanhar o trabalho desenvolvido. Os resultados mostraram melhoras notórias no desenvolvimento, a desordem do processamento auditivo do paciente passou de grau severo para grau moderado. Então a conduta fonoaudiologica teve duração de mais 4 meses onde mostrou resultados muitos positivos em relação ao desenvolvimento e o paciente recebeu alta da terapia.

Desta forma conclui-se que é importante a determinação da existência do comprometimento das habilidades auditivas em crianças com transtorno de aprendizagem pois deste modo estratégias de desenvolvimento poderão ser norteadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com