TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS OPERADORES DO PREGÃO ELETRÔNICO.

Dissertações: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS OPERADORES DO PREGÃO ELETRÔNICO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

O governo eletrônico destaca-se pela melhoria na transparência perante os cidadãos, agilidade nos processos, bem como ajuda na sustentabilidade, no qual a utilização de papel consequentemente diminuirá gradativamente com o uso desta nova ferramenta. Além disto, o programa visa diminuir possíveis obstáculos de comunicação entre o governo e os cidadãos e/ou governo e empresas, em conjunto das diversas ferramentas utilizadas. Segundo o texto o pregão eletrônico, é uma forma de licitação no modelo menor preço onde os lances são feitos de modo público e pela internet, além de gerar economia, permite que uma quantidade maior de empresas possa participar do processo de licitação respeitando os princípios constitucionais. O pregão eletrônico também foi instituído com a finalidade de aperfeiçoar o regime de licitações, permitindo o incremento da competitividade e a ampliação das oportunidades de participação no processo licitatório. Atualmente, o pregão é a principal forma de contratação utilizada pelo Governo Federal.

Portanto o artigo demonstrou que a administração pública gerencial está no caminho da eficiência no campo das compras públicas, tendo como instrumento fundamental o sistema eletrônico de compras governamentais. Além disso, o governo eletrônico é importante ferramenta para diminuir a burocracia no setor público, podendo destacar assim que o primeiro passo nessa direção deve ser a promoção de mudanças administrativa. O pregão eletrônico é descrito no texto como sendo um procedimento administrativo formal e obrigatório que tem por objetivo proporcionar à Administração pública uma aquisição, uma compra, ou uma prestação de serviços da forma mais vantajosa, respeitando-se os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, e tem por finalidade garantir a moralidade dos atos administrativos e dos procedimentos da Administração Pública, e também a valorização da livre iniciativa pela igualdade no oferecimento da oportunidade de prestar serviços, bem como de comprar ou vender ao Poder Público. E fim O governo eletrônico é um instrumento entre a sociedade e o Governo, basta que a gestão pública se estruture para que tal mudança aconteça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com