TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE SOBRE A REPORTAGEM “ESTRADA DA FOME NO MARANHÃO

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.892 Palavras (36 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE ESTÁCIO 

CURSO DE JORNALISMO 

  

  

   

  

 

 

UMA ANÁLISE SOBRE A REPORTAGEM “ESTRADA DA FOME NO MARANHÃO”. 

 

Mércia Regina Nascimento

 

Orientadora: Profª Me

  


UNIVERSIDADE ESTÁCIO 

CURSO DE JORNALISMO 

  

  

   

  

 

 

UMA ANÁLISE SOBRE A REPORTAGEM “ESTRADA DA FOME NO MARANHÃO”. 

 

Mércia Regina Nascimento

 

Orientadora: Profª Me.

Monografia apresentada ao Curso de Jornalismo da Universidade Estácio como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo


RESUMO

  

 


 INTRODUÇÃO 

  

Toda prática jornalista deve exigir uma apuração adequada. Porém, a produção jornalística investigativa aponta inúmeros fatores desde a escolha do tema que, muitas vezes são assuntos polêmicos.

É essa forma de fazer jornalismo que iremos abordar nesse trabalho, que tem por finalidade compreender as teorias e os fatores que compõem e/ou podem conter em uma reportagem.

Segundo Leandro Fortes (2005, p. 1) afirma que, aos poucos, a investigação deixou de ser um simples preceito para se transformar, graças à modernidade, em uma área de crescente especialização. Virou um nicho, uma marca e um símbolo de status dentro do jornalismo brasileiro.

O autor afirma que, apesar dessa concepção simplista de que todo jornalismo é investigativo. Essa não é uma verdade absoluta, nem mesmo para casos carimbados com a marca. Vai além de uma apuração, sendo algo mais complexo, trabalhoso e perigoso.

O programa Repórter Record Investigação foi criado em 2014, é conhecido por trazer assuntos polêmicos, denúncias exclusivas, revelando problemas sociais, econômicos, políticos, relevantes para a sociedade e de interesse do público.

A opção do tema e persistência do problema foram determinados a partir da compreensão que o jornalismo investigativo tem amplas e complexas formas de trazer determinados temas que consomem tempo e outros fatores, porém rendem matérias que jamais poderiam ser exibidas no jornalismo diário. A idéia de usar os critérios de valores-notícia no tratamento dos fatos e na seleção da reportagem.

O objetivo geral dessa pesquisa é estudar e analisar os processos e os fatos de investigação da reportagem, incluindo os critérios de noticiabilidade que foram usados no método durante a exibição.

A pesquisa tem início uma breve análise teórica do que é jornalismo investigativo no Brasil, sua trajetória, teorias do jornalismo. Abordando as teorias do jornalismo, explorando suas temáticas, especificamente do ponto de vista investigativo.

O segundo capítulo aborda de que forma os critérios de noticiabilidade foram dados na reportagem “Estrada da Fome no Maranhão”, e quais os fatores contribuem para esses critérios e como podem ser localizados.

De maneira que, o objeto de pesquisa no terceiro capítulo apresentará uma análise da reportagem “Estrada da Fome no Maranhão”, exibida no programa Repórter Record Investigação da TV Record. Onde abordaremos os fatores e critérios de noticiabilidade da reportagem e suas características no tratamento da notícia.

O trabalho busca compreender também, o processo de investigação durante a reportagem e suas formas de apurar o caso, trazendo as especificidades da apuração e produção de uma matéria investigativa.


Capítulo 1- Conhecendo a história da notícia e reportagem

Neste capítulo abordaremos a evolução da notícia, o que de fato ela nos mostra, a revolução que trouxe para a sociedade, antes era controlada, depois se torna um bem de consumo para todos.

Trazendo as teorias, conceitos, estruturas que compõem uma notícia, reportagem, identificando fatores que compõem as estruturas dentro dessas duas abordagens.

  1. O que a história conta sobre a notícia

Quando analisamos uma história, seja qual ela for, geralmente nos deparamos com as evoluções, lutas e caminhos percorridos para chegarmos à uma determinada conclusão ou conceituação. E, pesquisar sobre notícia nos faz percorrer o caminho dos primórdios da humanidade, começando na Idade Média, em que as informações vinham em formatos de proclamações, decretos, exortações e até nos sermões da igreja. Percebemos então, não é de hoje que o homem utiliza a linguagem para se comunicar e a notícia para se informar, sendo desde os primórdios a necessidade do ser humano em compreender o que acontece à sua volta, indo além de seu espaço territorial.

Porém, de acordo com (Lage,2010), isso começou a mudar a partir do século XIII, como resultado da expansão da atividade comercial. A primeira grande via de comércio unindo o Oriente à Europa, com os navios árabes que cortavam o Mediterrâneo e despejavam mercadorias na parte Oriental da Itália, desenvolvendo conflitos entre burgueses e aristocratas que mais tarde empolgaria o continente. Com a chegada das mercadorias, chegavam as técnicas e as informações. Porém esse ciclo que parecia promissor, decaiu, com o corte das vias do comércio europeu surgiu outro caminho entre a Europa e Ásia, seguindo o caminho dos burgos da Alemanha, em Mogúncia, na qual Johannes Gutenberg (1398-1468) imprimiu a Bíblia, em 1458.  Trazendo a tecnologia gráfica para o comércio asiático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58 Kb)   pdf (664.2 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com