TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRADA DA FOME

Por:   •  16/9/2015  •  Ensaio  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  3.256 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Centro de Educação a Distância

Curso de Serviço Social

Lais De Jesus Souza

TEMA DO RELATÓRIO: O PAPEL DA MULHER: MENINA À IDOSA.

AS POLITICAS SOCIAIS.

O programa Record Investigação exibido em 23/03/2015, apresentando o documentário: A ESTRADA DA FOME, relata o drama das famílias em quatro cidades do Maranhão onde a fome e a miséria faz parte do dia a dia de adultos e crianças.

AS CIDADES SÃO:

BELÁGUA-MA

CENTRO DO GUILHERME-MA

FERNANDO FALCÃO-MA

MARAJÁ DO SENA-MA

O documentário mostra famílias do interior do maranhão em situação desumana, pais desempregados saem em busca de alimentos para as crianças que choram de fome.

O PAPEL DA MULHER: MENINA

Em meio à fome, as crianças vivem a consequência da corrupção e do descaso do poder publico sem o mínimo para a sobrevivência, sem casa, sem roupas e famintos as crianças são expostas aos maus tratos como abuso sexual, em alguns casos adultos tiram proveito da situação das crianças abusando sexualmente das meninas que por troca de comida em sua inocência fazem essa troca cruel, a infância é sem dúvida roubada de tal meneia que elas esquecem que são meninas – criança; o tempo vai passando mais a fome permanece a cada dia na vida das famílias que sem nenhuma esperança vêm os dias passarem.

O PAPEL DA MULHER: IDOSA

Nós vimos mulheres idosas trabalhando nas lavouras para “sustento” da família, são mulheres analfabetas e sofridas que no passado viram seus filhos crescerem em meio à fome e hoje vêm os netos na mesma situação, são crianças que choram de fome e adultos que choram porque não tem o que dar-lhes pra comer. As crianças são quem mais sofrem com a fome, pois não entendem o porquê de não terem o que comer, elas choram mais acabam conformando-se.

AS POLÍTICAS SOCIAIS

O que seria meios de ajuda, por falta de acessibilidade e a burocracia se torna cada vez mais distante para as famílias abandonadas pelos governos, o descaso e a corrupção não permite que nenhum beneficio chega às famílias, as crianças são mandadas para a escola na esperança de uma refeição, mais com o desvio das verbas da merenda escolar o que é direito dos alunos fica apenas em uma espera sem fim para milhares de crianças que têm seus direitos violados uma vez que é direito e dever do Estado e da Sociedade cuidar da família.

São Luis

2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com