TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA EMPRESA COMPETITIVA

Artigo: UMA EMPRESA COMPETITIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

Destaca-se aqui um panorama de atuação da organização:

Os desafios da administração em termos de diversidade das organizações e complexidade do ambiente em que operam, forças ajudam a complicar o panorama com que se defrontam os administradores. O mundo em que vivemos, é mutável e turbulento, onde as mudanças em aspecto constante. Drucker utilizava a expressão era de descontinuidade para representar um mundo onde a mudança não se faz por etapas sucessivas e lógicas.

A descontinuidade provoca uma total ruptura com o passado e trona-se difícil qualquer previsão a respeito do futuro. Naisbitt preocupou-se em definir as magatendências( grandes mudanças). Todas essas transações provocam profundos impactos na vida de uma empresa. O sucesso das organizações dependerá da sua capacidade de ler e interpretar a realidade externa.

A ênfase pragmática nas técnicas e no “como fazer as coisas” com a utilização de fórmulas e receitas universais de gerência já utilizadas com sucesso, sem que visualize cada situação como uma nova e diferente situações. O mais importante do que o como fazer é o que fazer. Nisso reside a essência fundamental da administração contemporânea: a visão estratégica de cada operação.

O administrador precisa hoje em dia estar perfeitamente informado a respeito de forças e variáveis como a globalização e a competitividade, o desenvolvimento tecnológico e da informação.

Apesar da importância estratégicas que a ARH tem para a organização , muitas das atividades da ARH continuam a ser de natureza operacional. Podem-se distinguir três níveis de atuação da ARH no contexto organização : nível estratégico, tático e operacional.

Niveis de atuação da ARH

NIVEIS ESTRATEGICOS

ADMINISTRADORES DE TOPO *Melhoria das condições de trabalho

*Definiçao de políticas de gestão participativa

*motivação e liderança eficaz

NIVEIS TATICOS

GERENTES *Recrutamento e seleção

*Treinamento e desenvolvimento

*Avaliaçao de desenpenho

*Sistema de remuneração

NIVEIS TATICOS

SUPERVISORES DE 1º LINHA *Arquivo de pessoal

*Gestao de contratos

*Processamentos de salários

*Controles de horarios

As organizações globais diferentes das organizações multinacionais de estilo colonial das décadas de 1960 e 1970. Mas, servem para todos os seus consumidores em mercados básicos com igual dedicação, onde quer que eles estejam. Seus sistemas de valores é universal e não é dominado por dogmas locais ou regionais. Outro aspecto importante é que as organizações globais se fundamentam em valores comuns e compartilhados de crenças e de confiança.

A globalização é um fenômeno mundial e irreversível, que apresenta os seguintes aspectos:

• O desenvolvimento e intensificação da tecnologia da informação(TI) e dos transportes, fazendo do mundo uma verdadeira aldeia global;

• A ênfase no conhecimento e não mais na matérias-primas básicas;

• A formação de espaços pluri- regionais ( como Nafta, comunidade Européia, Mercosul );

• A internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos;

• A gradativa expansão dos mercados;

• As dificuldades e limitações dos Estados modernos e a obsolência do direito;

• O predomínio das formas democráticas do mundo desenvolvido.

Na globalização as relações econômicas superam os controles e barreiras dos países, numa incessante tentativa de produzir melhor a um custo menor em todo mundo. Ë evidente que a globalização da economia favorece os países mais desenvolvidos, pois estes possuem melhor tecnologia , maiores recursos e estabilidade econômica permanente, sendo sua capacidade de produzir em larga escala, por um preço mais reduzido, superior à dos países emergentes.

• Por outro lado, a globalização da economia impõem um aumento de produtividade real, por outro lado , dificulta a luta e inúmeros segmentos por uma melhoria de competitividade, ao desnível de seu potencial produtivo, onerando por defasagem cambial, juros mais elevado e carga tributária cumulativa incidente sobre apenas sobre os produtos nacionais e não sobre estrangeiros.

A globalização envolve a combinaçao de uma serie de fatores econômicos, sociais e culturais e bé uma das tendências contemporaneas que traz inúmeros desafios para a ARH. Uma das conseqüências imediatas da globalização é a abertura de mercados, inclusive, mercados de trabalho. Assim , a a globalizaçao veio alargar o mercado de trabalho ao qual uma organização pode recorrer para suprir necessidades de recursos humanos. No entanto, lidar com pessoas diferentes culturas e formar equipes e grupos de trabalhos culturalmente diversos também tem seus perigos. Os choques culturais podem determinar o sucesso ou insucesso de um projeto ou organização.

A atuação em uma arena globa incentiva as organizações a desenvolver políticas de ARH capazes de lidar com a crescente integração entre países e cultura .As pessoas na organização devem estar preparadas para lidar com um mundo cada vez mais interdependente, e as políticas de recrutamento,seleção e treinamento devem levar isso em conta. Todos os funcionários da organização, desde os executivos ate os trabalhadores operacionais, devem estar aptos a trabalhar em empresas cujos limites geográficos não existem. Logo, a diversidade cultural deve ser estimulada pela ARH.

A equipe certa é considerada importante patrimônio da empresa para alcançar os resultados almejados. Cada profissional é uma peça chave na grande engrenagem e a troca de valores éticos e profissionais entre seus membros, contribuem decisivamente para um trabalho de qualidade.

O aumento da competitividade e globalização faz com que as empresas busquem cada vez mais profissionais preparados para enfrentar os desafios da profissão e que agreguem maior conteúdo à equipe a qual estará inserida.

Empresa especializada a RH diz que , o momento é propício para aqueles que estão à procura de uma oportunidade, mas cada profissional deve estar sempre atualizado e desenvolvendo suas habilidades pessoais e de trabalho. “Apesar do mercado está bastante competitivo, oferece grande oferta de empregos no momento. Esse é o momento de investir em suas habilidades, já que as empresas esperam cada vez mais dos profissionais”.

Empresa especializada em tecnologia para recrutamento e seleção - ressalva que não é apenas o profissional que precisa se capacitar para atingir seus objetivos, mas também as próprias empresas. “As organizações começaram a entender que, para manter seus líderes e os melhores profissionais, precisam oferecer para essas pessoas uma boa estrutura de trabalho, com salários atrativos e possibilidade de crescimento na carreira”.

Mas quais são as competências mais valorizadas pelas empresas na atualidade?

Em primeiro lugar está a Ética, seguido pelo trabalho de equipe, Liderança, conhecimento em computação, matemática básica, conhecimento teórico e prático, resolução de problemas, Criatividade, Comunicação Escrita e Oral, conhecimento em Inglês e domínio da língua local.

E como encontrar no profissional “Perfeito” não é algo possível de se conseguir, o certo mesmo, é a empresa fazer uma boa seleção na hora da contratação e uma vez contratado, treinar, capacitar e preparar esse funcionário para que o mesmo possa adquirir experiência adaptando-o para o perfil da empresa.

...

Baixar como  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »