TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA NOVA TERRITORIALIDADE NO CENTRO DE PELOTAS: OS ÍNDIOS NO CALÇADÃO VENDENDO SUA ARTE

Por:   •  1/6/2018  •  Resenha  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL

PROFª MARIA REGINA CAETANO

UMA NOVA TERRITORIALIDADE NO CENTRO DE PELOTAS: OS ÍNDIOS NO CALÇADÃO VENDENDO SUA ARTE

Rene

Pelotas, 03 de março de 2018.

INTRODUÇÃO:

O trabalho em questão tem como propósito de contemplar a disciplina de Formação Territorial do Brasil, no nosso curso de Geografia no decorrer do sexto semestreneste ano de 2018.  Tivemos como proposta um trabalho para última avaliação, trabalhar com o tema os grupos sociais que habitam territórios.

A pesquisa foi realizada com embasamento em referenciais teóricos, observações do gruposque formam no centro da cidade de Pelotas e foi organizado o trabalho baseado nas perguntas sugeridas pela professora Maria Regina (2017),elaborar um histórico dos grupos: Que grupos são esses? Como se organizam? Como disputam ou socializam territórios? Quais são seus limites e possibilidades? 

Os textos escolhidos foram para compreender as formações territoriais e socioespaciais, foram feitos, as leituras e logo em seguida as observações para conhecer esse grupo da mesma forma pesquisado reportagem sobre os mesmos. O Grupo que foi escolhido foi os índios que ficam no calçadão da Andrade Neves.

Para compreender essa nova territorialidade nesse local pesquisou-se em reportagens e observações para averiguar de onde vem e o porquê do centro de Pelotas.

DESENVOLVIMENTO:

A Geografia é uma ciência na qual seu objeto de estudo é o espaço e as categorias de análises que temos na mesma são: Território, lugar, paisagem e região. E vamos compreender o território e as territorialidades que se formam no mesmo. Ao pesquisar sobre território e defini-lo como espaço apropriado com relação de poder,  eseus limites são as fronteiras que nem sempre são visíveis.Para SAQUET (2013) as relações e as cenas de poder que se dão nesse território que configuram o lugar.

O território é um lugar de relações a partir da apropriação e produção do espaço geográfico, com o uso de energia e informação, assumindo, desta maneira um novo significado, mas sempre ligado ao controle e à dominação social. (SAQUET, p. 34, 2013)

E as territorialidades se compreendem se dá num espaço onde um grupo social que interage nesse local e a partir dessas relações deixam as suas marcas.Essas características que tornam cada lugar único com suas especificidades. E da mesma forma mostra as desigualdades que se dão nesse espaço e essas novas configurações se relaciona com o espaço transformando o mesmo deixando suas marcas. A partir dessas novas formações no território podemos observar o quanto a sociedade segrega grupos que acabam ficando a margem tentando sobreviver nesse cenário de desigualdade.

Em sua perspectiva, a territorialidadenos humanos é algo enraizado social e geograficamente, estando relacionada à maneira com que as pessoas usam o meio e organizam-se no espaço e como dão sentido ao lugar. A territorialidade é um uso sensato do espaço historicamente, sendo o componente geográfico para se entender como a sociedade e espaço estão inter-relacionados. (FUINI, p. 230, 2014)

A sociedade para se formar precisa de indivíduos e esses indivíduos cada um com sua cultura, vivência, história de vida compõe essa sociedade a qual conhecemos. No livro A sociedade dos indivíduos o autor fala que a sociedade e os indivíduos ambos são importantes um não vive sem o outro. Para ele a sociedade não é mais importante que o indivíduo por isso o bem-estar do mesmo é necessário para uma sociedade mais harmoniosa. Pensar só no bem-estar da sociedade e não levar em conta o indivíduo, é manter essa desordem social e desarmônica da mesma. Da mesma maneira as escolhas de um grupo podem interferir na vida do indivíduo e não tem como ficar fora da sociedade, portanto as relações que acontecem na sociedade impactam na vida do indivíduo no cotidiano.Para NORBERT (1939) “O que caracteriza o lugar do indivíduo em sua sociedade é a extensão da margem de decisão que lhe é conferida pela estrutura e pela constelação histórica da sociedade em que ele vive e age”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com