TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unip universidade paulista

Por:   •  26/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.819 Palavras (12 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ARLETE FERREIRA DE OLIVEIRA RA: T746388

FLÁVIO SOARES PEREIRA JÚNIOR RA: N851DA0

JÉSSICA MARIA FERRAZ ALVIM CAMPOS RA: C98HEF4

THAIS VIZACCRO PEREZ RA: D04CJG8

THAINÃ ARAÚJO PANTOJO DA SILVA RA:D0710F7

THIAGO MIGUEL LAPAZINI RA: D053078

RAFAELA ELIZABETH DO SANTOS RA:C94CJE9

SHIRLEI DE OLIVEIRA RA: N774DJ9

VANESSA APARECIDA DA SILVA RA: D068DJ4

TRABALHO SOBRE AREA DE ATUAÇÃO:

PESQUISA EM PSICOLOGIA

São Paulo

2016

ARLETE FERREIRA DE OLIVEIRA RA: T746388

FLÁVIO SOARES PEREIRA JÚNIOR RA: N851DA0

JÉSSICA MARIA FERRAZ ALVIM CAMPOS RA: C98HEF4

THAIS VIZACCRO PEREZ RA: D04CJG8

THAINÃ ARAÚJO PANTOJO DA SILVA RA:D0710F7

THIAGO MIGUEL LAPAZINI RA: D053078

RAFAELA ELIZABETH DO SANTOS RA:C94CJE9

SHIRLEI DE OLIVEIRA RA: N774DJ9

                                    VANESSA APARECIDA DA SILVA RA: D068DJ4

                                                    Trabalho sobre a área de atuação: Pesquisa em Psicologia

Trabalho apresentado à Universidade Paulista, como parte dos requisitos para aprovação no curso de Psicologia 1º semestre.

Orientador: Profª Carla Carotenuto

Co-orientador: Claudia Ruggi

São Paulo

2016

INTRODUÇÃO

  O papel do profissional de Psicologia abrange varias áreas, tem pesquisador que trabalha através de igrejas, ruas, comunidades e tem outros que trabalham no corpo docente, ambos desenvolvem uma pesquisa que pode variar entre 2 a 4 anos para o término. Vários psicólogos são financiados pelo governo, outros por instituições acadêmicas, esse dinheiro é voltado para compra de materiais, comidas, roupas e alguma das vezes viagens.

  Alunos que estão cursando psicologia, ao fim do semestre irão fazer uma pesquisa cientifica junto com o orientador, com o intuito de ter como base tudo isso. O psicólogo pesquisador precisa possuir mestrado e doutorado na área. Esses psicólogos pesquisadores podem trabalhar com violência domestica, drogas na adolescência, pedofilia, etc. Alguns psicólogos tem o campo mais voltado para as ruas tendem à trabalhar com um assistente social. A pesquisa proposta pela universidade, junto ao professor orientador, que foi entrevistar uma psicóloga, ou um psicólogo onde obtivemos essas informações acima.

METODOLOGIA

O PSICÓLOGO PESQUISADOR E SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Estudamos, logicamente, muitas fontes de informações a respeito do desenvolvimento de pesquisa dentro do campo cientifico da psicologia para elaboração deste trabalho, e com isso adquirimos a capacidade de comparar dados e encontrar, em grupo, uma melhor definição do que seria a área da pesquisa dentro das possibilidades de atuação do psicólogo. Assim deparamo-nos com muitos fatos que desconhecíamos e que são de relevância considerável dentro do espaço de ação do pesquisador, um deles, e talvez o mais importante, é a concepção do profissional que realiza a pesquisa, essa que foi tão distorcida pela falta de conhecimento e que em nossa opinião, deve ser bem esclarecida antes que qualquer aluno calouro no curso de psicologia tome a decisão de seguir esse ramo para executar seus exercícios, posto que é através da observação do profissional que o aluno mais se identifica com seu futuro setor de trabalho.

Entendemos que o psicólogo pesquisador é um cientista, e essa seria a palavra mais adequada para referir-se a ele, já que um pesquisador “comum” não necessita de graduações elevadas para exercer a sua função, agora, um cientista, deve obter títulos e graduações que o qualifiquem diante do público acadêmico, ou seja, comprovantes de que ele é capaz de desenvolver uma pesquisa séria e científica.

Também nos informamos das graduações necessárias para a conquista da independência do psicólogo como cientista e da importância do profissional transcorrer todos esses níveis de evolução acadêmica. O primeiro passo é obter a graduação para atuar como psicólogo e conhecer a ciência ao qual irá trabalhar, nessa fase inicial o psicólogo poderá desenvolver algum trabalho de iniciação cientifica ao qual lhe trará bastante experiência caso queira seguir essa vertente da psicologia. O segundo passo importante nessa trajetória é o mestrado, posição onde ele pode obter uma formação mais profunda do campo de conhecimento escolhido, pois é nesse estágio que começa a formação mais estrita do pesquisador ao qual ele terá que produzir uma dissertação, onde será testada sua habilidade em desenvolver estudos científicos e seguir linhas em sua área de especialização. Depois disso ele receberá o título de mestre e poderá lecionar em universidades e iniciar sua graduação de doutorado, que é o último grau acadêmico exigido. Nesse ponto o mestre deverá adquirir capacidade de desenvolver um trabalho independente e criativo, que será avaliado através de uma tese original que forneça um conhecimento inédito que irá ser apurado e aprovado por uma bancada de professores e doutores. Caso consiga passar com êxito por todos esses níveis receberá o título de doutor, o que o tornará capaz de coordenar sua própria equipe de pesquisa e avaliar e desenvolver as pesquisas de outros psicólogos.

Outro fato interessante que percebemos é que o pesquisador encontra-se completamente engajado e envolvido em seu trabalho, isso não nos fez acreditar, conforme o conhecimento popular, que o mesmo abstém-se de uma vida social saudável e prazerosa, mas nos mostrou que de fato é necessário muito empenho e dedicação a profissão para que seu trabalho seja desenvolvido, afinal notamos que ele é o principal agente de condução e desenvolvimento da pesquisa, sem o seu completo interesse, determinação e conhecimento é impossível prosseguir com o estudo. Além disso, por meio das informações que coletamos nas entrevistas com os especialistas na área em atuação, o pesquisador não tem muito estimulo financeiro para prosseguir com sua análise, sendo necessário partir de sua própria força de vontade e geralmente, desde cedo, o desejo de descobrir, resolver e modificar o mundo e contribuir significativamente com a sociedade e com as exigências que o meio acadêmico requisita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com