TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 2 UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

Por:   •  25/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 11

1


UNIPI UNIVERSIDADE PAULISTA

CARLOS ALBERTO B. DOS ANJOS

MATRICULA 1845075

Prospecção de Solução de Qualidade para uma Organização do Setor Automotivo.

SUMARÉ 2018

UNIPI UNIVERSIDADE PAULISTA

CARLOS ALBERTO B. DOS ANJOS

Prospecção de Solução de Qualidade para uma Organização do Setor Automotivo.

Dedicamos aos nossos pais pelo estímulo e compreensão.

A todos os professores que acreditaram e ajudaram no nosso trabalho,

Enfim, a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para conclusão de mais esta etapa.


Agradecimentos

Para realização desse projeto foi necessário muito esforço, determinação, paciência e perseverança do grupo e daqueles que contribuíram de forma direta ou indireta.

Gostaríamos de agradecer primeiramente a Deus pela força espiritual, a todos os professores pela paciência e atenção, que dedicaram do seu valioso tempo para nos orientar em cada passo desse projeto. Em especial ao nosso orientador Prof. Dr. Werner Martins Vieira, pelo apoio, as conversas e discussões, que compartilhou parte da sua sabedoria.

Obrigada a todos os colegas de sala, que também passaram por essa experiência e compartilharam o conhecimento adquirido, aos nossos familiares que tiveram sempre ao nosso de lado em todos os momentos necessários.


“Não basta saber, é preciso também aplicar, não basta querer, é preciso também fazer e agir” (Johann Goethe, 1749-1832)


Resumo

                O presente projeto integrado utiliza os critérios de metologia de pesquisa, em particular a pesquisa exploratória, a documental e a bibliográfica com o intuito de obter uma fundamentação teórica para fortalecimento do conteúdo apresentado. Os fundamentos utilizados para o desenvolvimento do projeto foram a evolução histórica da gestão de operações, abordando os sistemas americano e japonês, os sistemas produtivos e suas respectivas classificações. A gestão de operações passou por um período de evolução acelerada em meados do século XVIII. Surgiram  técnicas e conceitos quando houve o aparecimento da manufatura introduzindo a máquina-ferramenta, pois as organizações a partir daí buscaram e buscam constantemente por melhores métodos de trabalho e processos capazes de obter melhores práticas de produtividade. Por meio do estudo de caso realizado na empresa Magnetti Marelli é possível observar diversos fatores que atrapalham o desenvolvimento da produção. Neste projeto, escolhemos apenas um dos fatores: um certo produto utilizado na linha de produção fora de especificação, ocasionando perda de qualidade do produto final.

        Palavras-chaves: 1. Sistema de Produção; 2. Evolução da gestão de operações; 3. Qualidade


Abstract

                This integrated design uses criteria Methodology of research, particular in exploratory research, documentary and literature in order to obtain a theoretical foundation for strengthening the content presented . The fundamentals used for the development of the project were the historical evolution of operations management, addressing the American and Japanese systems, production systems and their ratings. The operations management has undergone a period of accelerated evolution in the century XVIII. Techniques and concepts arose when there was the onset of introducing manufacturing machine tool, because organizations thereafter sought and constantly seek for better working methods and processes that best practice productivity. Through the case study company Magneti Marelli in you can see many factors that hinder the development of production. In this project, we chose only one factor: a certain product used in the production line out of specification, causing loss of quality of the final product.

        
Keywords: 1. Production System 2. Evolution of operations management 3. Quality


Índice de ilustrações

lustração I: Fontes Bibliográficas        

Ilustração II: Calculo da Área        

Lista de Abreviaturas e Siglas

PI

Projeto Integrado

SGQ

Sistema da Gestão da Qualidade


Apresenta

Nome: Magneti Marelli Sistemas Automotivo Indústria e Comércio Ltda.

Endereço: Avenida da Emancipação nº 801 Jardim Santa Rita de Cássia, Hortolândia/SP, CEP13183-000

Site:www.magnetimarelli.com Fone: 21186119

Ramo de Atividade: Industria automotiva.

Contato: Carlos Alberto b. dos Anjos

CNPJ: 02.990.605/00009-50


  1. 3.1.2. Logística

        Logística é a área de administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias desde o recebimento destas matérias na empresa, passando por seu fluxo produtivo e a entrega final para seu cliente. Logística é o conjunto de planejamento, onde se realiza as operações do fluxo de matérias e mercadorias, como recebimento, armazenamento e distribuição, sendo necessário o desenvolvimento de recursos que agilizem o bom fluxo minimizando custos ou imprevistos trabalhando em conjunto com a economia, a contabilidade, a estatística e o marketing, atendendo uma satisfação dos clientes internos e externos sempre a posto para atender a demanda (BERTAGLIA, 2003)

  1. 3.1.4.1 Gestão de Sistemas da Qualidade

        O Sistema da Gestão da Qualidade (SGQ) é uma ferramenta que disponibiliza a padronização e controle dos processos dentro das organizações, permitindo medir a eficiência e a eficaz das ações tomadas, tendo como objetivo maior a satisfação do cliente e melhoria continua dos processos (BATALHA, 2008).

        Para auxiliar os profissionais dessa área é utilizada a ISO (International Organization for Standardization), são normas internacionais que devem ser seguidas pelas organizações, que propõem implantar o SGQ, então passam por um longo processo de padronização de procedimentos e ajustes tecnológicos (BATALHA, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com